Buscar

características presentes nas terapias cognitivo-comportamentais. Quais seriam elas?

O modo como agimos ou nos comportamentos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções. Existem três proposições fundamentais que definem as características presentes nas terapias cognitivo-comportamentais. Quais seriam elas?

💡 1 Resposta

User badge image

Layse Vieira

As três proposições fundamentais das terapias cognitivo-comportamentais são:

1) Cognição: A primeira proposição enfoca a relação entre os pensamentos, crenças e interpretações que uma pessoa tem sobre si mesma, os outros e o mundo ao seu redor. Acredita-se que esses padrões de pensamento influenciam diretamente as emoções e o comportamento. Portanto, a terapia cognitivo-comportamental visa identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e substituí-los por pensamentos mais adaptativos e realistas.

2) Comportamento: A segunda proposição destaca a importância do comportamento na determinação do bem-estar emocional. Os comportamentos que uma pessoa realiza, sejam eles saudáveis ou prejudiciais, têm impacto direto nas emoções experimentadas. Portanto, a terapia cognitivo-comportamental se concentra em identificar comportamentos disfuncionais ou prejudiciais e ajudar o indivíduo a desenvolver estratégias e habilidades para promover comportamentos mais adaptativos e saudáveis.

3) Aprendizado: A terceira proposição se baseia na ideia de que os padrões de pensamento e comportamento são aprendidos ao longo da vida. Isso significa que eles podem ser modificados por meio de técnicas de aprendizado e reestruturação cognitiva. A terapia cognitivo-comportamental busca ajudar o indivíduo a identificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais, compreender suas origens e aprender novas formas de pensar e se comportar que promovam o bem-estar emocional e o funcionamento saudável.

Em resumo, as terapias cognitivo-comportamentais acreditam na influência mútua entre pensamentos, emoções e comportamentos, e buscam modificar esses padrões disfuncionais por meio da identificação e modificação de pensamentos negativos ou irracionais, da promoção de comportamentos mais adaptativos e do desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e resolução de problemas.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais