Buscar

Como posso correlacionar o sistema nervoso e a homeostase corporal?

💡 4 Respostas

User badge image

Braulio Álvares

O sistema nervoso é um dos grandes sistemas de integração do corpo, junto ao sistema endócrino, por meio do sistema nervoso ocorre a união de informações sobre o estado geral do corpo e de órgãos específicos (input) para que ocorra uma resposta mais ou menos rápida para um retorno a estabilidade corporal - homeostase (output). São exemplos dessa atuação: dor (o toque a uma superfície quente, retira a mão de imediato), reflexos em geral (função protetora), lesão de órgãos ou inflamação (induz medidas protetoras da região e a busca por ajuda), assim como informações a nível do inconsciente (como o reflexo barorreceptor que induz controle pressórico), entre muitas outras funções.

1
Dislike0
User badge image

Marianny Couras

O sistema nervoso regula a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados para combater o estresse.
0
Dislike0
User badge image

Sara Kethelin

Você pode me explicar isso de uma forma menos resumida e mais explicativa ?


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais