A maior rede de estudos do Brasil

sobre pratica docente

A prática docente engloba diferentes aspectos sociais e políticos, teóricos e técnicos que juntos compõem aquilo que podemos designar como “práxis”. Alguns autores discutem a práxis como uma parte importante da constituição da identidade docente. Nós, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, construímos nossas práxis transitando em diferentes áreas do saber como, português, matemática, história, geografia e ciências, configurando aquilo que se designa por poli docência.

Entender a docência como práxis é considerar ainda que a mesma agrega diferentes dimensões para se constituir. Assim, a profissão docente caracteriza-se por uma dimensão teórica, uma dimensão técnica e uma dimensão política. Rios acrescenta ainda uma dimensão estética, referindo-se à presença da sensibilidade e da capacidade criadora da docência. Essa perspectiva coaduna com a visão de Formosinho (2005), ao afirmar que “a docência é uma atividade intelectual e uma atividade técnica, uma atividade moral e uma atividade relacional.”


Para o exercício 1, da Atividade 1, deverá ser feita a leitura do texto disponibilizado na plataforma, ferramenta Material de Aula / Arquivo: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHOS E DESCAMINHOS de Magda Soares. Após a leitura, façam uma análise do texto, por escrito, a qual deverá ser postada na plataforma, junto com o Exercício 2 e 3, da Atividade 1, cujas orientações seguem abaixo.



Ainda não temos resposta. Você sabe responder?