Buscar

Descreva como os rins podem ser reguladores da pressão arterial a longo prazo?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A pressão arterial depende do débito cardíaco, e da resistência vascular periférica, quando há eventual queda dessa pressão e consequente redução da perfusão aos tecidos, um dos mecanismos compensatórios a curto prazo pelo Sistema Nervoso Simpático, e a longo prazo pelos rins.Os rins possuem uma unidade funcional chamada corpúsculo renal, formado pelo glomérulo e cápsula de Bowman, glomérulo (emaranhado de capilares que filtram o sangue), os sistemas de abastecimento destes complexos são por via das arteríolas aferente e eferente, a constrição da arteríola eferente ocasiona aumento na taxa de filtração glomerular(por reter sangue na posição favorável a mesma), a constrição da aferente ocasiona a redução da filtração glomerular devido a redução do aporte sanguíneo,  (possui maior densidade de receptores do SNS), o que por si só já reduz a perda de líquido. Além disso, o SNS age diretamente nas células justaglomerulares do rim, estimulando a secreção de renina.A renina promove a conversão de angiotensinogênio, produzido no fígado, em angiotensina I. A angiotensina I é convertida em Angiotensina II, sob ação da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA), produzida nos pulmões. Essa cascata peptídica é o bem estabelecido Sistema Renina-Angiotensina, responsável por controlar a PA em longo prazo.A angiotensina II interfere no controle da PA, agindo principalmente das seguintes formas:Estimulando a reabsorção de sódio (juntamente com água) no rim, como tentativa de normalizar o débito cardíaco através do aumento do volume sanguíneo; Estimulando a secreção de aldosterona pelo córtex da adrenal, que por sua vez eleva a reabsorção de sódio, concomitante com a secreção de potássio no túbulo contorcido distal e ductos coletores do rim. Esse mecanismo compõe o sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona.Estimulando a neuro-hipófise a secretar o hormônio anti-diurético, que aumenta a reabsorção de água nos ductos coletores do rim;Estimulando a sede;Estimulando a constrição arteriolar, o que resulta em aumento da resistência vascular periférica;Ativando o SNS, e, assim, perpetuando o ciclo.extraído de: O papel dos rins na regulação da pressão arterial sistêmica - UFJF Link: .Resumindo os rins são reguladores da P.A a longo prazo pelo sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona,espero ter ajudado!
0
Dislike0
User badge image

Kerulli Casagrande

Os rins podem regular a pressão arterial pelo aumento ou pela diminuição do volume sanguíneo. Essa regulação é por meio de um mecanismo hormonal, chamado sistema renina-angiotensina-aldosterona.Quando a pressão cai até valores inferiores a normalidade, o fluxo sanguíneo pelos rins diminui, fazendo com que o rim secrete a importante substância chamada renina para o sangue. A renina atua como uma enzima convertendo uma das proteínas plasmáticas, o substrato da renina, no hormônio angiotensina I. Esse hormônio tem efeito pouco intenso sobre a circulação e é rapidamente convertido em um segundo hormônio, a angiotensina II, por meio da enzima conversora (ECA).Essa enzima conversora é encontrada apenas nos vasos de menor calibre dos pulmões.A angiotensina II permanece no sangue por pouco tempo, apenas de 1 a 3 minutos, por ser inativada por outras enzimas, encontradas no sangue e no tecido, e chamadas coletivamente de angiotensinas. Não obstante seu reduzido tempo de ação, e que está circulando no sangue, a angiotensina II produz vasoconstrição nas arteríolas, fazendo a pressão aumentar até o seu valor normal.Além do mecanismo hormonal dos rins, outro importante sistema hormonal também participa da regulação da PA: É a secreção de aldosterona pelo córtex da suprarrenal. Esse córtex secreta hormônios corticoides, um dos quais, a aldosterona, controla o débito renal de água e de sal.A aldosterona participa da regulação da seguinte forma: quando a pressão arterial cai a valores muito baixos, a falta de fluxo sanguíneo ideal pelo corpo faz com que os córtices suprarrenais secretem a aldosterona. Uma das causas desse efeito é a estimulação das glândulas suprarrenais pela angiotensina II que é formada quando ocorre a baixa da PA. Essa aldosterona exerce efeito no rim. Como consequência a água e o sal ficam retidos no sangue, aumentando o volume sanguíneo, normalizando a PA. De modo inverso, a PA aumentada inverte esse mecanismo, de modo que os volumes líquidos e, consequentemente a pressão arterial, diminuam.
0
Dislike0
User badge image

Thaisiinha Raquel

Os rins podem regular a pressão arterial pelo aumento ou pela diminuição do volume sanguíneo. Essa regulação é por meio de um mecanismo hormonal, chamado sistema renina-angiotensina-aldosterona.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais