Buscar

A captação de água de lençóis freáticos pode ser executada por?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Captações em lençol freático A captação do lençol freático pode ser executada por galerias filtrantes, drenos, fontes ou poços freáticos. ... Quando o lençol freático é muito superficial, as canalizações coletoras ficam na superfície ou a pequenas profundidades de aterramento, então temos os chamados drenos
1
Dislike0
User badge image

Patricia Soares

Poços artesianos devidamente autorizados por uma outorga.
1
Dislike0
User badge image

Thiago Garcia

A captação da água de um lençol subterrâneo pode ser uma solução para o abastecimento dos condomínios. Os poços artesianos geram economia na conta de água do prédio e se, por isso, se tornaram uma opção de consumo econômico altamente viável. Contudo não basta apenas ter água jorrando no condomínio, é preciso ter certeza de que ela seja potável, por isso, é necessário ter equipamentos e produtos químicos que são instalados por empresas do ramo. "O tratamento da água em si é feito por um sistema contínuo, um zelador até pode operá-lo com instrução e cursos, mas é melhor que um profissional controle a qualidade da água tratada, mesmo porque, é obrigatória a sua análise físico-química e bacteriológica mensalmente", afirma o engenheiro Sergio Almeida Teixeira Leite.

Ao ler o trecho supracitado da reportagem, os moradores do edifício “Naoefácio” decidiram analisar a viabilidade da implantação de um sistema de captação de água subterrânea, pois contam com a disponibilidade de um poço raso, com água de boa qualidade próximo ao prédio.

O edifício Naoefácio possui 15 pavimentos, com 4 apartamentos cada um de 2 dormitórios, ainda com garagem para 60 carros e 200 metros quadrados de jardim. Devido ao baixo consumo a recepção pode ser desconsiderada no cálculo do consumo.

 

- Dimensione do alimentador predial

- Calcule o tamanho do reservatório necessário para garantir o consumo do edifício por 2 dias.

- Calcule o comprimento equivalente e a perda de carga da tubulação representada na figura a seguir.

 

A: válvula de pé com crivo, B: Curva de 90°, C: Tubulação de 15 metros de comprimento, E: União, F: Registro de gaveta aberto; D: Curva de 90°, G: Tubulação com 10 metros de comprimento, = 58,5 metros e = 8 metros.

 

- Comprimento equivalente da Tubulação de sucção:

 

 

- Perda de carga da Tubulação de sucção (Darcy-Weissbach)

 

 

- Perda de carga da Tubulação de sucção (Hazen–Williams)

 

 

- Comprimento equivalente da Tubulação de recalque:

 

 

- Perda de carga da Tubulação de recalque (Darcy-Weissbach)

 

 

- Perda de carga da Tubulação de recalque (Hazen–Williams)

 

 

-Determine a potência hidráulica necessária da bomba. peso específico do fluido ( N/m3). A vazão deve ser obtida através do consumo diário.

 

-Determinar a potência nominal da com eficiência  de 75% ou 0,75 e aplicar o coeficiente de segurança segundo a tabela

 

- Calcular o consumo mensal da bomba.

 

 

 

 

No fenômeno conhecido como cavitação a queda brusca de pressão faz com que a água passe do estado líquido para o gasoso. Para evitar que este fenômeno aconteça no interior de sistemas hidráulicos, o que provocaria danos, deve-se observar o fator Net Positive Suction Head (NPSH). O qual deve obedecer a seguinte condição:

 

     Condição:

       Onde:

          = NPSH disponível na instalação de sucção (calculado)

     NPSH requerido pela motobomba (dado pelo fabricante)

Para uma bomba localizada a 750 metros de altitude em relação ao nível do mar, onde o fluido bombeado tem temperatura 20° C. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais