Buscar

A ação pedagógica para o letramento

A ação pedagógica para o letramento (valorizar os usos e as funções sociais da língua escrita) precisa estar articulada ao trabalho específico com o sistema de escrita (processo de codificação e decodificação). Em outras palavras, cuidar da dimensão linguística, visando a alfabetização, não implica excluir da sala de aula o trabalho voltado para o letramento. Consequentemente, as atividades cotidianas precisam possibilitar o contato com textos escritos, de modo que as crianças formulem hipóteses sobre sua utilidade, seu funcionamento e sua configuração. (BATISTA, 2006, p. 31). Tomando como base a alfabetização e letramentos, julgue as afirmativas a seguir I. A alfabetização é apenas um processo baseado em perceber e memorizar para aprender a ler e escrever. Contudo o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.II. O letramento surge a partir das novas relações estabelecidas com as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever, mas que funções a leitura e a escrita assumem em decorrência das novas exigências impostas pela cultura letrada.III. A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades pela leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem.IV. Em primeiro lugar a alfabetização é simplesmente a relação entre o método utilizado e o estado de “maturidade” ou de “prontidão” da criança.Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:Escolha uma:a.Apenas as afirmativas I, II, IVb. Apenas as afirmativas I, II e III.c.Apenas as afirmativas III e IV.d. Apenas as afirmativas II, III e IV.e. Apenas as afirmativas II e III.

💡 1 Resposta

User badge image

Cristina Sarmento

Apenas as afirmativas II,III e IV.II .Para o indivíduo ser letrado, não há a necessidade de saber ler e escrever. III. Para se alfabetizar uma pessoa, é preciso oferecer um ambiente alfabetizador e rico em práticas de linguagem.IV. Para se alfabetizar a pessoa, é necessário que hajam os estados de maturidade ou de prontidão -interesse para iniciar uma aprendizagem.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais