Buscar

Na evolução do Estado e a formação do Estado Moderno podemos perceber como as constituições são marcos de regulamentação e ordenamento social.

conceituando Democracia para Platão e Aristóteles e apresentem as justificativas para a separação dos poderes em Locke e Montesquieu. Após iniciem a discussão sobre as dificuldades enfrentadas na contemporaneidade para a estruturação política dos Estados Modernos e a manutenção constitucional dos Direitos estabelecidos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A evolução do Estado e a formação do Estado Moderno são temas complexos e extensos, que envolvem diversos aspectos históricos, filosóficos e políticos. Para uma resposta completa, seria necessário um ensaio ou uma explanação mais detalhada. No entanto, posso fornecer uma breve explicação sobre os conceitos de democracia de Platão e Aristóteles, bem como a justificativa para a separação dos poderes em Locke e Montesquieu. Platão concebia a democracia como uma forma de governo em que o poder era exercido pela maioria, mas ele a via como uma forma inferior de governo, pois acreditava que a maioria poderia ser facilmente influenciada por suas paixões e interesses pessoais, levando a decisões irracionais e prejudiciais para a sociedade como um todo. Aristóteles, por sua vez, também tinha uma visão crítica da democracia, mas a considerava uma forma legítima de governo. Ele acreditava que a democracia deveria ser uma forma de governo moderada, na qual a maioria governa, mas respeitando os direitos e interesses da minoria. Quanto à separação dos poderes, John Locke defendia a ideia de que o poder deveria ser dividido em três esferas: legislativa, executiva e judiciária. Essa separação tinha como objetivo evitar o abuso de poder por parte do governante e garantir a proteção dos direitos individuais dos cidadãos. Montesquieu, por sua vez, aprofundou essa ideia e desenvolveu o conceito de "poderes independentes e harmônicos". Ele defendia que cada poder deveria ser exercido por um órgão diferente e que esses poderes deveriam ser independentes, mas também se controlarem mutuamente, garantindo assim um equilíbrio e evitando a concentração excessiva de poder. Quanto às dificuldades enfrentadas na contemporaneidade para a estruturação política dos Estados Modernos e a manutenção constitucional dos Direitos estabelecidos, podemos citar desafios como a corrupção, a falta de participação cidadã efetiva, a desigualdade social, a influência de interesses econômicos e políticos, entre outros. Esses desafios exigem um constante esforço para fortalecer as instituições democráticas, garantir a transparência e a accountability, e promover a participação ativa dos cidadãos na vida política. Espero que essas informações sejam úteis para o seu estudo. Se tiver alguma dúvida mais específica, estou à disposição para ajudar!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais