Buscar

Qual a diferença entre estado de necessidade e legítima defesa?

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Araujo

Quando se fala em legítima defesa refere-se a pessoa que está repelindo uma injusta agressão ( agressão é atual ou iminente), usando de meios, necessários e moderados(o suficiente para cessar a agressão)para defender a si mesmo ou outra pessoa. Ex: Quem desfere uma facada em uma pessoa que estava tentando mata-la. Por sua vez, o estado de necessidade é caracterizado na situação em que alguém pratica uma conduta ilícita para salvar outra pessoa ou a si mesmo de perigo, que não causou e nem podia de outro modo evitar, sacrificando, assim, um bem jurídico de menor ou igual valor para preservar outro. Ex: Quem atira em um cachorro que está prestes a atacá-lo.
1
Dislike0
User badge image

vania cruz

A principal diferença é que na legítima defesa o autor defende um bem jurídico seu ou de terceiro, de uma agressão injusta; enquanto que no estado de necessidade, devido as circunstâncias, o autor lesará um bem jurídico para afastar a situação de perigo. No estado de necessidade existe ação e na legítima defesa reação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes