Buscar

Qual a diferença entre pulpite reversível, pulpite irreversível, necrose pulpar, e qual o tratamento indicado para cada uma ?

💡 3 Respostas

User badge image

Davi Cândido

Em síntese: Pulpite reversível: Dor ao estímulo que some imediatamente após a retirada do mesmo. Pode ser ocasionada por mau contato interoclusal, por exemplo. É tratada através da retirada do agente agressor, não havendo necessidade de procedimentos mais invasivos.Pulpite irreversível: Dor que não regride após retirada do estímulo. Geralmente quando se faz o teste de vitalidade pulpar do frio, o paciente sente uma enorme sensibilidade que perdura após a retirada do fator estimulante. Pode estar relacionada a processos cariosos em estágio avançado que comprometeram a polpa de forma mais agressiva. Tratamento: A depender do estágio, pode-se realizar a pulpectomia da câmara pulpar, onde subtende-se que seja a região onde esteja infectada. Caso não haja prognóstico favorável, realiza-se o tratamento endodôntico.Necrose pulpar: Basicamente, é um processo fisiológico causado pelo infiltrado bacteriano que gera a morte de todo o tecido nervoso e vascular da polpa. Nesse estágio, o dente não possui mais vitalidade e a infecção pode se estender para a região apical e periodontal. Quando realizados testes de vitalidade pulpar, o paciente não nota sinal de desconforto ao frio ou gelado, pelo fato de não haver terminações nervosas no interior do elemento. O tratamento, a depender do estágio, baseia-se na realização do tratamento endodôntico.
5
Dislike0
User badge image

Mateus Bassani

Pulpite reversível > há sinal de carie ou restauração nova, dor provocada/sensibilidade que passa rápido, não apresenta edema, não tem mobilidade, no teste de sensibilidade aparece rapidamente e desaparece rapidamente, não apresente imagem radiolúcida apical, remoção do agente agressor, prognostico favorável a polpa. Tratamento: Remoção do causador Pulpite Irreversível > Dor que não some com analgésico, muita dor ao frio e ao calor, há sinal de carie profunda e restauração infiltrada, Sintomas de dor localizada difusa e pulsátil, negativo a percussão, não apresenta edema, não tem mobilidade, no teste de sensibilidade aparece rapidamente e demora a desaparece/ DOR exagerada, Não apresenta imagem radiolúcida, Tratamento/Biopulpectomia, prognostico desfavorável a polpa (Dói quando paciente deita/coração dentro do dente) Tratamento: Biopulpectomia Necrose Pulpar > não apresenta sintomas, n doi a palpação, talvez sinta dor na percussão horizontam e vertical, não apresenta mobilidade, testede sensibilidade da negativo, área radiolucida, tratamento indicado é necropulpectomia.
2
Dislike0
User badge image

Ruan Alves Orleans

A pulpite é reversível quando ocorre a inflamação da polpa e ela pode ser tratada, devolvendo ao dente sua vitalidade. Porém, o quadro se torna irreversível apenas quando essa inflamação já afetou tão gravemente a polpa de forma que o único tratamento possível é a endodontia. “A diferença para diagnóstico está na intensidade da dor e a resposta da polpa aos testes de vitalidade realizados em consultório”, indica. Além disso, Sofia explica que o método mais comum para verificar cada caso é o teste com um spray gelado no dente afetado e, dependendo da resposta do paciente, é definido se a pulpite é reversível ou não.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais