Buscar

Maria Fernanda tem 16 anos de idade e desde os 13 vem apresentando um ganho de peso significativo. .

Proponha uma possível explicação do nutricionista, mais técnica e com base nos seus conhecimentos sobre o metabolismo de lipídeos, para as questões da Maria Fernanda.Ela poderia ter engordado se sua dieta fosse hiperprotéica – alto consumo de ovos, carnes e suplemento proteico tipo Whey – e aliada a exercícios físicos moderados? Explique.

💡 6 Respostas

User badge image

Gabriel Dias

O importante é reconhecer que o organismo pode armazenar lipídeos (triacilglicerídeos) a partir de duas fontes:Exógena ou proveniente da dieta.Endógena, em que o organismo sintetiza a partir de outras fontes energéticas.Além disso, o substrato para a biossíntese de lipídeos é o acetil-CoA. Ele pode ser obtido, principalmente, a partir do piruvato, produto da oxidação da glicose (pela via glicolítica). Por essa razão, mesmo eliminando a fonte exógena de lipídeos, se a ingestão de açúcares for superior à necessidade energética do organismo, esse excesso de energia será armazenado na forma de gordura derivada da síntese endógena de ácidos graxos.Pode-se associar também, como fonte de acetil-CoA e piruvato, a via de degradação dos aminoácidos derivados do catabolismo das proteínas. Isto é, para um indivíduo com dieta hiperprotéica, quando não há gasto energético intenso que justifique a ingestão em excesso desses alimentos, esses aminoácidos da dieta poderão ser degradados e utilizados como substrato para a biossíntese de lipídeos sendo acumulados, então, na forma de gordura.
3
Dislike0
User badge image

Tayana Fortini Dos Santos

PROPONHO ELA A PROCURAR UM NUTROLOGO QUE FARA UM ESTUDO DE CASO A SAUDE DELA E POSTERIORMENTE UMA NUTRICIONISA PARA AUXILIA LA
0
Dislike0
User badge image

hilton clemente

Sim, se levarmos em consideração que a alimentação dela estava tendo um superávit calórico ( estava alimentando mais calorias doq estava gastando durante o dia), o corpo dela estaria fazendo a transformação por vias metabolicas dessa proteina em reserva de gordura.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais