Buscar

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

9. Uma das formas de produzir o ferro metálico é por meio da reação entre o óxido de ferro (III) e o monóxido de carbono, de acordo com a equação química (vale dizer que a equação não está balanceada e as letras x, y, w e z correspondem aos índices estequiométricos relativos a cada substância pertencente à reação): xFe2O3(s) + yCO(g) -> wFe(s) + zCO2(g) Considere que em um recipiente foram colocados para reagir 2 mol de óxido de ferro (III) e 4 mol de monóxido de carbono. Com base nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) Os coeficientes estequiométricos x, y, w e z são 1, 3, 2 e 3, respectivamente. (    ) O monóxido de carbono é o reagente limitante da reação. (    ) Com o fim da reação, serão produzidos 4 mol de ferro metálico. (    ) Com o fim da reação, serão produzidos 132 g de dióxido de carbono. DADOS: Fe = 56; O = 16; C = 12 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - F - V. b) V - V - V - F. c) V - F - V - V. d) F - V - F - V.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada uma das sentenças: ( ) Os coeficientes estequiométricos x, y, w e z são 1, 3, 2 e 3, respectivamente. Para balancear a equação química, precisamos igualar o número de átomos de cada elemento dos dois lados da equação. Portanto, os coeficientes estequiométricos corretos são: x = 2, y = 3, w = 4 e z = 3. Portanto, a primeira sentença é falsa. ( ) O monóxido de carbono é o reagente limitante da reação. Para determinar o reagente limitante, precisamos comparar as quantidades de cada reagente em relação aos coeficientes estequiométricos. Neste caso, temos 2 mol de óxido de ferro (III) e 4 mol de monóxido de carbono. Como o coeficiente estequiométrico do monóxido de carbono é 3, ele está em excesso. Portanto, o monóxido de carbono não é o reagente limitante. A segunda sentença é falsa. ( ) Com o fim da reação, serão produzidos 4 mol de ferro metálico. Para determinar a quantidade de ferro metálico produzido, devemos considerar o coeficiente estequiométrico correspondente ao ferro, que é 4. Portanto, serão produzidos 4 mol de ferro metálico. A terceira sentença é verdadeira. ( ) Com o fim da reação, serão produzidos 132 g de dióxido de carbono. Para determinar a quantidade de dióxido de carbono produzido, devemos considerar o coeficiente estequiométrico correspondente ao dióxido de carbono, que é 3. Portanto, a quantidade de dióxido de carbono produzido será de 3 mol. Para converter para gramas, devemos multiplicar pela massa molar do dióxido de carbono (CO2), que é 44 g/mol. Portanto, a quantidade de dióxido de carbono produzido será de 3 mol * 44 g/mol = 132 g. A quarta sentença é verdadeira. Portanto, a sequência correta é: c) V - F - V - V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais