Buscar

Como fazer abertura coronária em molares, resumo sobre limas e dicas

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Quero aprender também
0
Dislike0
User badge image

Bruna Alencar Peres

A abertura coronária dos dentes segue 4 princípios:

  • Ponto de eleição: em qual face eu realizo a abertura coronária. Em dentes anteriores, a abertura coronária é feita no centro da face lingual. Já em molares, a abertura é feita no centro da face oclusal.
  • Direção de trepanação: você direciona a broca no sentido do canal de maior volume. Em dentes unirradiculados, essa direção é no longo eixo do dente. Já em dentes multirradiculados, a broca é direcionada para o canal de maior volume.
  • Forma de contorno: é forma da abertura do canal. Pode ser triangular (incisivos), elíptica (caninos e pré-molares superiores), circular (pré-molares inferiores) ou quadrada (molares).
  • Forma de conveniência: remoção de irregularidades. Nessa fase, deve ser possível visualizar o canal sem dificuldades.

Deve-se levar em consideração também a inclinação vestíbulo-lingual e mésio-distal de cada dente:

Quase todos os dentes inclinam-se para a distal, exceto:

a)   1º molar superior e incisivos inferiores: não possuem inclinação mésio-distal (paralelos à linha mediana).

b)   2º molar superior: inclina-se para a mesial. 

Todos os dentes superiores e os anteriores inferiores inclinam-se para a lingual. A partir do 1º pré-molar inferior, os dentes inclinam-se para a vestibular. 

Com base nessas informações, é possível definir como realizar a abertura coronária de cada dente.

0
Dislike0
User badge image

Bruna Alencar Peres

Sobre limas, existem 4 tipos de Limas manuais: Limas K (Kerr), Kerr-Flexofile, Hedströem e Ni-Ti Flex (Níquel e Titânio).

As Limas realizam movimento de limagem e alargamento dos canais radiculares, e são compostas por: cabo do instrumento (nele, é possível ver o tipo de secção da ponta ativa e a espessura do instrumento), parte ativa (sempre 16 mm), parte inativa variável ou intermediário (é o "pescoço" da lima) e o stop/cursor, para marcação do comprimento de trabalho do dente. A secção das limas pode ser quadrangular (limas Kerr até o nº 40) triangular (limas Kerr a partir da 45) e em forma de "vírgula" (limas Hedströem).

As limas apresentam Série especial (limas 06, 08 e 10, nas cores rosa, cinza e roxo), Primeira Série (15, 20, 25, 30, 35 e 40), Segunda Série (45, 50, 55, 60, 70, 80) e Terceira Série (90, 100, 110, 120, 130 e 140). A partir da Primeira Série, o padrão na cor das limas é o mesmo: branco (15, 45, 90), amarelo (20, 50 e 100), vermelho (25, 55 e 110), azul (30, 60, 120), verde (35, 70 e 130) e preto (40, 80 e 140).

Os tipos de Lima são identificados no cabo do instrumento: quadrado sem cor (Lima Kerr), quadrado pintado (Kerr Flexofile), círculo (Lima Hedströem) e um quadrado semi-pintado (Lima Ni-Ti Flex).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais