Buscar

Qual a relação entre o exame de eletroforese de hemoglobina e a anemia falciforme?

💡 2 Respostas

User badge image

Erika Raisla Melquiades Pereira

Primeiramente, deve-se entender o que é eletroforese. Eletroforese é uma técnica que usa o peso molecular e a carga da molécula para identificá-la por meio de comparação de dados.

A anemia falciforme é uma doença genética, em que a pessoa possui um gene alterado e isso resulta em uma glóbulo vermelho em forma de foice, que tem baixa capacidade de transportar oxigênio.

A questão é que o glóbulo da anemia falciforme é diferente do glóbulo vermelho normal (possuem pesos moleculares diferentes, logo, ficarão em faixas na placa de eletroforese diferentes) e isso pode ser identificado pela eletroforese. Basta extrair uma amostra de sangue do paciente, separar os glóbulos vermelhos dos demais e colocar na placa de eletroforese. O resultado se dará por comparação entre as faixas que o glóbulo normal e o glóbulo falciforme estão. Se existir divergência, dá-se o resultado de que a pessoa possui anemia falciforme.

2
Dislike0
User badge image

EDILEUZA SILVA Andrade

O diagnóstico da anemia falciforme é realizado através do exame de eletroforese de hemoglobina. Por se tratar de uma mutação genética, sendo o gene herdado do pai e da mãe, o indivíduo pode apresentar a doença, mas também pode ser apenas o portador do gene, chamado de “portador do traço falciforme”.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais