Buscar

acerca da teoria de formação da mandíbula a partir dos arcos branquiais, diferenciando os grupos Agnatha e Gnathostomata?

💡 2 Respostas

User badge image

Helenice Paulanti

Os vertebrados (vertebrata) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os peixesanfíbiosrépteisaves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.[1][2]

Outras características adicionais são a presença de um sistema muscular geralmente simétrico (a simetria bilateral é também uma característica dos vertebrados) e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinal localizados dentro da parte central do esqueleto (crânio e coluna vertebral)

1
Dislike0
User badge image

Isabela da Mota Teixeira

Acredita-se que os primeiros vertebrados surgiram há 500 milhões de anos nos mares e não possuíam mandíbula e eram bentônicos. Esses animais eram chamados de ostracodermos, se alimentavam pela filtração de iodo encontrado no mar. Há cerca de 450 milhões de anos, surgiram os placodermos que possuíam mandíbulas que tinha a função de capturar a presa, a lampreia e os peixes atuam são descendentes dos placodermos. Os Agnathas não possuem mandíbula, não tem apêndice lateral na estrutura anatômica e a maioria está extinta (ainda tem as lampreias e o peixe-bruxa). Os Gnathostomatas possuem mandíbula, que permite a captura das presas, possuem dois pares de nadadeiras. 




1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais