Buscar

Atividade 1 (A1)

Os sinais analógicos podem ser coletados de sensores, e o seu processamento pode ser feito de forma analógica, com aplicação de circuitos eletrônicos de condicionamento e de filtragem, ou de forma digital, após a aplicação de um elemento conversor A/D. Além disso, é possível coletar dados de sensoriamento remoto, que são imagens digitais da terra, e usar processamento de sinais digitais em imagens, usando filtros que definem o tipo de solo, de planta e de rios. Para esse processo, usamos ferramentas computacionais e análise matemática, que encontramos nas transformadas de Laplace e Fourier.

Com o conhecimento adquirido ao longo da unidade, apresente quais são os tipos de sinais existentes e quais são as classificações deles. Dentre esses, quais são os utilizados em comunicação de dados?


💡 5 Respostas

User badge image

Molgado

TIPOS DE SINAIS:

Sinais Pares: Um sinal é denominado par quando ele for simétrico em relação ao plano cartesiano de y. Tal função tem o mesmo valor nos instantes t e -t. Podemos afirmar que x(t) é simétrico em relação ao eixo das ordenadas.

Sinais Ímpares: Um sinal é dito ímpar quando ele não tem simetria no eixo y. Esta função tem valores negativos nos instantes t e -t, gerando gráfico antissimétrico ao eixo das ordenadas,  

Sinais Periódicos: Um sinal é periódico quando obedece à função x(t) =x (t+TA), sendo TA uma condição positiva. Se TA é um valor que satisfaz à função, então é denominado período fundamental de x(t). 

 Sinais não Periódicos(aperiódicos): Os sinais não periódicos, como o próprio nome diz, não têm um período definido, e podem variar em sua amplitude e tempo.

Sinal Determinístico: Um sinal determinístico pode ser representado de forma gráfica e por uma expressão matemática exatamente igual. É um tipo de sinal de que não há incerteza sobre seu valor, em qualquer instante t.  

Sinal Aleatório: Um sinal é dito aleatório quando seus dados, em quaisquer instantes, podem sofrer interrupções, ou ruídos, tornando o valor do sinal duvidoso, em um determinado instante é conhecido por reunir valores probabilísticos e médios.

Sinal Analógico: o sinal analógico assume qualquer valor em seu eixo y, pode ser considerado um sinal analógico, que não tem delimitação ao longo do tempo. No sinal analógico, sua amplitude apresenta valores dos números reais.

Sinal Digital: sinal digital tem valores delimitados no eixo y, os quais são finitos ao longo do tempo, o sinal digital assume valores quantizados, ou seja, valores predefinidos, podendo ser a média de um conjunto de sinais.

Sinal corrompido por ruído: Um sinal é dito corrompido quando sofre algum tipo de interferência externa, considerado um ruído, o que altera seu valor. 

CLASSIFICAÇÃO DE SINAIS

Sinal de tempo contínuo: Um sinal pode ser contínuo no tempo quando ele apresenta valores contínuos neste mesmo período. No sinal de tempo contínuo, sua amplitude em x(t) varia ao longo do tempo(t).

Sinal de tempo discreto: O sinal do tempo discreto apresenta amostras em um instante do tempo, resultando em uma derivada do sinal contínuo, por meio de amostras uniformes. Um sinal discreto é uma sequência temporal de valores, como médias de valores, valores mensais discretos ao longo do tempo.

 QUAIS SÃO OS SINAIS UTILIZADOS EM COMUNICAÇÃO DE DADOS?

Os tipos de sinais utilizados na comunicação de dados, são do tipo analógico e digital que são aplicações que utilizamos diariamente, exemplos seriam a transmissão de canais de televisão ou pelos serviços de internet como streaming de filmes, áudio ou jogos online e etc.


28
Dislike0
User badge image

Everson Batista

Tipos de Sinais:

Sinais pares: Um sinal é denominado par quando ele for simétrico em relação ao plano cartesiano de y. Em termos matemáticos, temos que um sinal é par se: x(-t) = x(t) ou x[-n] = x[n].

Sinais ímpares: Um sinal é dito ímpar quando ele não tem simetria no eixo y. Em termos matemáticos, temos que um sinal é ímpar ser: x(-t) = -x(t) ou x[-n] = -x[n].

Sinais periódicos: Um sinal é periódico se satisfaz à condição: x(t) = x (t+T) para todo t, sendo T uma constante positiva. Se T = T0 é o menor valor que satisfaz à condição dada, então T0 é denominado período fundamental de x(t).

Sinais não periódicos: Os sinais não periódicos, como o próprio nome diz, não têm um período definido, e podem variar em sua amplitude e tempo.

Sinais analógicos: Um sinal é analógico se sua amplitude pode apresentar infinitos valores, e não tem delimitação ao longo do tempo.

Sinais digitais: Um sinal é dito digital, se sua amplitude pode apresentar apenas alguns números finitos de valores. O sinal digital assume valores quantizados, ou seja, valores predefinidos, podendo ser a média de um conjunto de sinais.

Sinais determinísticos: Um sinal determinístico é aquele cuja descrição física é completamente conhecida, seja na forma matemática ou na forma gráfica. É possível determinar precisamente o valor do sinal em um dado instante de tempo. Podem ser representados por uma função analítica, Ex: x(t) = Acos(wt)

Sinais aleatórios: Um sinal aleatório é aquele cujos valores não podem ser preditos precisamente, são descritos apenas por uma descrição probabilística. São representados por suas características estocásticas (média, variância, etc.). Um exemplo é um ruído gerado por um receptor de rádio ou televisão.


Classificação dos Sinais:

Sinal de tempo contínuo: Um sinal pode ser contínuo no tempo quando ele apresenta valores contínuos neste mesmo período. No sinal de tempo contínuo, sua amplitude em x(t) varia ao longo do tempo(t).

Sinal de tempo discreto: Um sinal x[n] é um sinal de tempo discreto, se ele está definido somente para instantes isolados de tempo n, resultando em uma derivada do sinal contínuo, por meio de amostras uniformes. Um sinal discreto é uma sequência temporal de valores, como médias de valores, valores mensais discretos ao longo do tempo


Quais são os sinais utilizados em comunicação de dados?

Os tipos de sinais utilizados em comunicação de dados são os sinais digitais e sinais analógicos. Esses sinais são utilizados por sistemas de telecomunicações, os quais são desenvolvidos para transmitir sinais a distâncias diversas, como centenas de metros, quilômetros ou até milhares de quilômetros. Os sinais analógicos nesse caso é classificado como uma função contínua na transmissão, variando o seu sinal ao longo do tempo, já os sinais digitais possuem descontinuidades ou variações abruptas, e são classificados como uma função discreta.


6
Dislike0
User badge image

Pablo Fabricio

Rodrigo, Eu tenho um grupo de engenharias! me chama no WhatsApp 69 9 8491 1152

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Atividade 2(A2)

Sinais e Sistemas em Engenharia Elétrica

UAM

User badge image

Molgado

Question Icon

Atividade 4(A4)

Sinais e Sistemas em Engenharia Elétrica

UAM

User badge image

Molgado

Question Icon

Atividade 2 (A2)

Sinais e Sistemas em Engenharia Elétrica

UAM

User badge image

Molgado

Question Icon

Atividade 4(A4)

Sinais e Sistemas em Engenharia Elétrica

UAM

User badge image

Molgado