Buscar

Maria contratou você para advogar neste caso. O que você diria a ela para esclarecer os seus direitos?

A teoria das gerações/dimensões dos direitos fundamentais analisa as diversas proteções jurídicas ao longo do constitucionalismo democrático, tendo como mérito demonstrar a evolução da proteção jurídica dos direitos fundamentais nos diferentes paradigmas do Estado de Direito.

Dessa forma, com base nas dimensões (ou gerações) de direitos, é possível entender o caráter cumulativo da evolução protetiva, demonstrando o contexto de unidade e indivisibilidade do catálogo de direitos fundamentais. 

Maria contratou você para advogar neste caso. O que você diria a ela para esclarecer os seus direitos?


💡 4 Respostas

User badge image

Lídian Castro

O direito à educação infantil representa, no texto constitucional, os direitos fundamentais de segunda geração, tratando-se de uma prerrogativa constitucional indisponível, constituindo importante elemento para seu desenvolvimento integral, e, como primeira etapa do processo de educação básica, o atendimento em creche e o acesso à pré-escola (art. 208, IV, da Constituição Federal).

Dessa forma, a segunda dimensão de direitos fundamentais impõe ao Estado, por efeito da alta significação social de que se reveste a educação infantil, a obrigação constitucional de criar condições objetivas que possibilitem, de maneira concreta, em favor das crianças até cinco anos de idade (art. 208, IV, da Constituição Federal), os efetivos acesso e atendimento em creches e unidades de pré-escola, sob pena de configurar-se inaceitável omissão governamental, apta a frustrar, injustamente, por inércia, o integral adimplemento, pelo Poder Público, de prestação estatal, não devendo a sua concretização ficar a cargo de avaliações discricionárias da Administração Pública, nem se subordina a razões de puro pragmatismo governamental.

Por isso, Maria pode, em face da obrigação estatal de respeitar os direitos das crianças, requerer judicialmente o dever de viabilizar, em favor de sua filha, a matrícula na creche próxima de sua residência ou do endereço de seu trabalho.

4
Dislike0
User badge image

Hospital e Maternidade São Lucas

Segundo a constituição, o direito à educação faz parte dos direitos fundamentais na segunda geração, o que se refere algo fundamental e importante para o desenvolvimento, considerado como primeira etapa do processo de educação básica, o atendimento em creche e o acesso à pré-escola (art. 208, IV, da Constituição Federal).


Direito a educação

Sendo assim, os Direitos Fundamentais obrigam o Estado realizar a educação infantil como um obrigação constitucional, com beneficio crianças até cinco anos de idade, de acordo com o art. 208, IV, da Constituição Federal. Com isso, Maria poderá respeitar o Direito das Crianças, pois judicialmente tem-se uma obrigação de possibilitar a favor de sua filha, realizando a matrícula na creche próxima de sua residência ou do endereço de seu trabalho.

0
Dislike0
User badge image

Diana Rocha Cruz

A Constituição Federal de 1988 , garante a igualdade de gêneros e direitos sociais, como educação, saúde e trabalhos a todos os cidadãos .No Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, mediante a constituição ela tem direito à trabalhar para prover o sustento dela e de sua familia ,com isso irei solicitar judicialmente uma vaga em uma das creches próxima a residência dela .Para quer os direitos de Maria sejam assistidos.




0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais