Buscar

Atividade 1

A Feira de Tecnologia de Hannover (Alemanha), de 2012, apresentou diversos conceitos no que tange a evolução da tecnologia e o que poderia ser esperado dela nos próximos anos.

Nesta feira, foram exibidos projetos, novidades e diversas aplicações nos diversos setores da indústria, da saúde e da economia, bem como a presença marcante de empresas de softwares, que levaram o conceito de CAD/CAM à sério. E foi também nesta feira que foi apresentado pela primeira vez o conceito de Indústria 4.0, marcando uma nova era da tecnologia no mundo, com avanço da automação mundial, uso de softwares e sensores inteligentes, Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) e da ampliação da capacidade de conectividade (FEIRA..., 2018). Ou seja, a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas; para o mundo atual, é uma necessidade. Isso serve também desde o operário de chão de fábrica até o gestor, que pode realizar o controle e monitoramento das ações em sua casa ou quando está viajando a negócios.

Um exemplo disso é a modelagem de sistemas e a sua presença na vida do gestor industrial. Poder acompanhar em telas de sistemas supervisórios, no celular, smartphonepalmtopnotebook etc.

Em Basseto (2019), há diversos softwares que possuem a capacidade de modelagem, de simulação, de avaliação e, ainda, de propor a gestão do processo de manufatura, gestão das ordens de serviço, ordens de manutenção, tarefas, estratégias de logística, controle estatístico, além do acompanhamento em tempo real das ações da indústria, como ferramentas para a nova era tecnológica da Indústria 4.0.

FEIRA de Hannover é referência mundial nas

Após a leitura dos parágrafos anteriores, estabeleça relações entre o estado da planta industrial e a modelagem de sistemas contínuos (estado estacionário), sabendo-se que estamos vivendo em uma nova era, a Indústria 4.0. Também sugira, se possível, como solucionar problemas utilizando softwares para simulação, como MatLab, Octave ou Scilab


💡 5 Respostas

User badge image

Molgado

Em um sistema de uma planta industrial, principalmente os que têm diversas entradas e saídas. É comum que muitas entradas ou saídas sejam controladas por CLP e sistemas digitais de controle distribuído (SDCD), este, por exemplo, remete ao controle distribuído, tanto de entradas quanto de saídas, e pode, também, fazer um aglomerado desse controle em um elemento central, ele pode funcionar de uma forma estável, as respostas de saída (indicadores dos sensores) podem estar próximas do valor desejado (preset) ou dentro da variação de tolerância. Pode-se associar os processos contínuos a processos infinitos ou que, porventura, sofram alteração conforme a variação do tempo. Por essa razão, para se comprovar a estabilidade de um sistema, faz-se a modelagem. Alguns softwares como o Matlab, Octave e Scilab são voltados para o cálculo numérico e integram facilidades para o cálculo com matrizes, processamento de sinais, elementos finitos, inteligência artificial e construções de gráficos. Esses softwares podem ser acrescidos de funcionalidades para resolução de uma atividade específica.


21
Dislike0
User badge image

Bill Silva

Grossa, 2019. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4335/1/PG_PPGEP_M_Basseto%2C%20Ana%20Laura%20Canassa_2019.pdf . Acesso em: 22 abr. 2021.

FEIRA de Hannover é referência mundial nas tecnologias da Indústria 4.0. hub i4.0, 2018. Disponível em: https://www.hubi40.com.br/feira-de-hannover-e-referencia-mundial-nas-tecnologias-da-industria-4-0/ . Acesso em: 22 abr. 2021.

3
Dislike0
User badge image

Gustavo Torres

Tendo em vista o tema proposto, vamos abordar a aplicação da modelagem de sistemas e a sua presença na vida do supervisor, técnico ou gestor em um parque de Energia Eólica.

Um dos grandes desafios na gestão da geração eólica é a necessidade de operar parques com aerogeradores de fabricantes distintos, o que muitas vezes exige múltiplos sistemas supervisórios no centro de controle. Isto dificulta a auditoria dos contratos de operação dos aerogeradores, considerando que os dados coletados são gerados pelo próprio fabricante da máquina. Outra questão que merece especial atenção é a dificuldade em averiguar se o processo está atingindo o mínimo contratual de disponibilidade e eficiência, uma vez que as proteções dos aerogeradores podem atuar em situações de anormalidade, além das paradas programadas para manutenção.

Como a geração eólica injeta energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), o processo estará sob constante monitoramento dos órgãos regulatórios. Essas ocorrências de desligamento devem ser enviadas em relatórios para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que exige também o envio, em tempo real, dos dados elétricos e eventos.

Elipse Power Renewable é uma plataforma única para automação e gerenciamento de parques eólicos, capaz de integrar qualquer fabricante de aerogeradores e IEDs utilizados nas subestações. A solução possui uma ferramenta de modelagem padronizada do aerogerador, que aumenta a confiabilidade dos dados utilizados em auditorias, diminuindo assim as perdas financeiras nos contratos com os fabricantes.


Benefícios

  • Melhoria da disponibilidade do aerogerador;
  • Diminuição das perdas financeiras nos contratos com os fabricantes dos aerogeradores;
  • Mais segurança e eficiência na operação dos parques;
  • Mitigação do risco regulatório (multas);
  • Menor custo de engenharia e tempo de implantação;
  • Maior assertividade na tomada de decisões para novos investimentos.

Funcionalidades

  • Plataforma única que permite correlação entre eventos da SE e da geração, melhorando o apontamento dos eventos de parada;
  • Ferramenta de análise de Oscilografia (onde é empregada a filosofia semelhante a do MATLAB, que por sua vez é uma ferramenta que possui uma linguagem de programação de alto nível, e tem como principais funções: construção de gráficos e compilação de funções, manipulação de funções específicas de cálculo e variáveis simbólicas, que aprimora o ajuste de proteções, diminuindo o número de paradas indevidas e melhorando o índice de disponibilidade do aerogerador;
  • Extensa base de drivers de comunicação, que permite a interação com aerogeradores de todos os fabricantes;
  • Biblioteca Submódulo 2.7 para envio de dados ao ONS, que implementa uma lógica de agrupamento de eventos, facilitando a integração, reduzindo riscos de penalidades e diminuindo homens-hora de engenharia;
  • Definição de modelos de relatórios únicos e padronizados, o que diminui o tempo de engenharia e aumenta a confiabilidade;
  • Base de dados histórica confiável e contextualizada, que permite balizar a tomada de decisões sobre futuros investimentos.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais