A maior rede de estudos do Brasil

Antropologia e Cultura Brasileira

Leia o texto a seguir.

“A mente primitiva não tinha consciência do sentido de suas próprias criações. Mas cabe a nós, cabe à nossa análise científica, revelar esse sentido – detectar o sentido verdadeiro por trás dessas inúmeras máscaras. [...] Não podemos reduzir o mito a certos elementos estáticos fixos; devemos esforçar-nos para apreendê-lo em sua vida interior, em sua mobilidade e versatilidade, em seu princípio dinâmico.

”CASSIRER, E. Ensaio sobre o homem. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p.125-127.

Cassirer descreve sobre a necessidade de compreendermos o mito em todos os seus aspectos plurais e a necessidade de um rigor metodológico para pesquisar acerca da temática.Admitindo a etnografia proposta pelo antropólogo Malinowski e a proposição de Cassirer, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

I. (  ) Cassirer corrobora a metodologia etnográfica concebida por Malinowsky, pois dada a variedade e singularidade das interpretações da realidade, as questões do mito devem ser pesquisadas sob uma ótica não etnocêntrica.

II. (  ) Cassirer explicita que, para atingir o verdadeiro conhecimento acerca do pensamento mitológico, precisamos compreender de que forma um grupo retrata as próprias representações simbólicas.

III. (  ) Cassirer compreende o pensamento mítico como fundamento dos elementos estáticos e fixos que não possibilitam a fluidez do conhecimento.

IV. (  ) Cassirer argumenta que, para entender o pensamento mítico através da etnografia, é necessário separar os elementos ficcionais e os fatos históricos em si.

Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta: 


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida!