Buscar

Quais atividade económica se destacavam no Brasill e no séc.XVI E no séc XVIII?

💡 5 Respostas

User badge image

Eduarda oliveira

Boa tarde

As principais atividades econômicas que se destacavam eram a cana-de-açúcar, o ouro e o café.

2
Dislike0
User badge image

Pryscyla Bryzolla

Durante esse período, houve três grandes ciclos de produção no Brasil – o da cana-de-açúcar, o do ouro e o do café – que, ao lado de outros sistemas produtivos de menor expressão, buscaram, no fundamental, suprir o mercado externo.
2
Dislike0
User badge image

Anna Luiza

As atividades econômicas que se destacavam no Brasil durante o século XVI era a extração de Pau-brasil, cana-de-açúcar e pecuária. Durante o século XVIII, as atividades predominantes eram cana-de-açúcar, pecuária, mineração, extração de madeira e látex.

O ciclo do Pau-brasil ocorreu entre os anos de 1500 e 1530, onde os portugueses estabeleceram feitorias no litoral onde realizavam a troca da madeira por produtos de baixo valor para os portugueses e de muito valor para os índios como espelhos, pentes, colares e ferramentas.

O Pau-brasil era uma árvore abundante no território e sua casca liberava uma cor avermelhada para o tingimento de tecidos e sua madeira era utilizada pelos europeus para a construção de vários objetos.

A principal atividade durante o século XVIII foi a atividade mineradora que começou no final do século XVII, quando o açúcar já não era mais um produto tão importante para a economia brasileira, pois ele passou a ser produzido na América Central.

Este ciclo econômico gerava riqueza para os donos das minas e para Coroa Portuguesa, auxiliando a economia de Portugal a vencer a crise econômica pela qual passava no período anterior à descoberta do ouro.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais