Buscar

res. ' O SEGREDO DAS REDACOES '

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha 
Os segredos das redações
2008
Autor: 
Leandro Fontes
Resenhista
 :
 Ana Luísa Pereira 
 
Agora começou : como faz?
Leandro Fortes é repórter da sucursal de Brasília da revista CartaCapital. Se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em Brasília, atuou no Correio Braziliense e nas sucursais de O Estado de S. Paulo, Zero Hora, Jornal do Brasil, O Globo, revista Época e TV Globo. É fundador e diretor da Escola Livre de Jornalismo, em Brasília. Professor do curso de Jornalismo do Instituto de Educação Superior de Brasília (LESB), e também é autor de Jornalismo investigativo e co-autor de O Brasil no contexto, ambos publicados pela editora Contexto. 
Quando um jovem acaba de se formar em jornalismo e entra em seu primeiro trabalho em uma redação, inúmeras perguntas surgem em sua cabeça, dentre elas, quem trabalha com isso? Qual é a “fauna” que reina nas redações? É preciso sacrificar-se? E como se preparar para as entrevistas? Como escrever bem, ter estilo e, mesmo assim, ser objetivo e conciso? E foi pensando nisso que fez com que Fortes escrevesse seu ultimo lançamento, “Os segredos das redações”.
Com experiência de duas décadas em diversas redações, Leandro Fortes prepara os mais novos formandos e futuros colegas de trabalho para tudo que irão enfrentar no real dia-a-dia de trabalho. Em seu livro, descreve a hierarquia da empresa, os humores e as manias dos chefes e patrões, fala sobre as regras “obscuras” do jornalismo e ainda inda expõe os “mitos” que são criados nas redações e as práticas comuns utilizadas dentro delas.
Através do livro, os novos jornalistas visitarão os bastidores de uma das profissões mais romantizadas do planeta. Em um livro ousado, Leandro Fortes evita dizer como a profissão deveria ser. Porém faz seus leitores navegarem por dentro da profissão, dos seus melhores e piores lados, e por tudo aquilo que vivem os profissionais do ramo. Porém, não deixa de relatar o jornalismo como um profissão apaixonante: 
“o jornalismo é uma profissão apaixonante, viciante e corajosa, cheia de boas conseqüências para a sociedade, mas repleta de alminhas pequenas abertas ao suborno e ao achaque"
De forma leve, e com fácil leitura, o livro, leve e pequeno chama a atenção. Sendo praticamente como um manual de quem acabou de entrar no mercado de trabalho em jornalismo, a narrativa traz todos os detalhes necessários para aqueles que se sentem perdidos e amedrontados com o que os espera pela frente.

Outros materiais