Buscar

Exercícios Relaxamento, imagens mentais e espiritualidade -RIME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios
1. 
O cérebro contribui para o estado de nossa mente, na busca por tornarmos mais felizes e espiritualizados, as ondas cerebrais e o subconsciente têm um papel fundamental pela procura dessa realização. O ser humano possui ondas de frequências cerebrais que afetam diretamente o nosso estado de espírito. A partir do relaxamento mental, é possível reduzir uma onda cerebral que está associada à consciência normal de vigília e estado de alerta; qual seria essa onda?
Você acertou!
B. 
Beta.
A onda beta está associada à consciência normal de vigília; no processo de relaxamento, essas ondas deverão estar reduzidas para que haja menor nível de estresse, ansiedade e inquietação do indivíduo. Já a onda alfa está atrelada ao relaxamento profundo; as ondas thetas estão presentes na meditação profunda e no sono leve; a onda delta é experimentada em sono profundo; e a onda gama está ligada a fortes rajadas de discernimentos (insights) e de alto nível de processamento de informação.
2. 
Para que a fase da visualização das imagens mentais seja bem-sucedida, é importante que no relaxamento mental a respiração seja:
Você acertou!
C. 
diafragmática.
O ponto principal para um bom relaxamento é a consciência focalizada, e a respiração faz um papel muito importante para se chegar a esse objetivo. A mais apropriada nessa fase é a respiração diafragmática, que corresponde à respiração lenta e profunda, pois provoca uma sensação de calma e tranquilidade no individuo; diferentemente da respiração torácica, que corresponde à respiração curta e superficial, ou normal.
3. 
De acordo com a aplicação do RIME, é correto afirmar que:
Você acertou!
E. 
a técnica RIME é utilizada inclusive em crianças, da mesma maneira que em adultos, mas com o auxílio da ludoterapia.
A intervenção terapêutica RIME poderá ser realizada em adultos e crianças; nesta última faixa etária, será aplicada com o auxílio da ludoterapia. Pode ser aplicada na população brasileira, pois a sua prática favorecerá a comunicação entre as pessoas do país, ainda mais por terem tantas divergências quanto à religião. O número de sessões será variável conforme quadro clínico do paciente, e não há redução no caso de o paciente não ter possibilidade de cura. O paciente poderá ter mais de uma sessão por dia, que poderá ultrapassar 30 minutos; novamente, tudo dependerá do quadro clínico do paciente e da sua necessidade.
4. 
De acordo com os benefícios da intervenção terapêutica RIME, quanto aos efeitos no organismo humano, é correto afirmar que:
Você acertou!
E. 
há leve tremor palpebral e diminuição da frequência cardíaca.
Vários são os efeitos positivos no organismo humano com a prática de intervenção terapêutica RIME, são eles: diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca e da frequência respiratória, aumento da capacidade de lidar com fatores estressantes, imobilidade corporal e leve tremor palpebral.
5. 
Para a prática da visualização mental na intervenção RIME, é importante:
Você acertou!
D. 
realizar afirmações sobre os aspectos pós-morte, de acordo com relatos de pessoas que já passaram por uma experiência de quase morte.
Para a prática da visualização mental, alguns elementos foram pautados para uma melhor execução dessa intervenção terapêutica, como: álbum de gravura de paisagens, que é mostrado ao paciente para a escolha do cenário base; utilizar recordações felizes para que o paciente possa focalizar em momentos que remetem à felicidade; particularidades advindas da dor simbólica da morte do paciente devem ser inseridas; realizar afirmações sobre os aspectos pós-morte, de acordo com relatos de pessoas que já passaram por uma experiência de quase morte e inserir filmes e histórias em seu conteúdo para que paciente possa se identificar.

Continue navegando