Buscar

Mediação e Arbitragem

Prévia do material em texto

46283 . 10 - Mediação e Arbitragem 1 - 20211.AB
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
O tempo de duração do procedimento arbitral depende exclusivamente de convenção entre as partes, inclusive no que se refere à entrega da sentença arbitral. Caso as partes litigantes não convencionem, qual o prazo legal para a sentença arbitral?
1. Seis meses, a contar da instituição da arbitragem.
2. Oito meses, a contar da instituição da arbitragem.
3. Sete meses, a contar da instituição da arbitragem.
4. Dez meses, a contar da instituição da arbitragem.
5. Nove meses, a contar da instituição da arbitragem.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Na negociação, ocorre uma comunicação voltada à persuasão. Por meio da negociação:
1. As partes se comunicam e trocam informações relevantes, mas há uma limitação legal expressa que a conversa entre as partes deverá durar, no máximo, 30 (trinta) minutos.
2. As partes se comunicam e trocam informações relevantes sobre o objeto negociado, visando compor os interesses ou fazer prevalecer determinada posição.
3. As partes se comunicam única e exclusivamente através do magistrado, que ocupará o vértice da relação jurídica.
4. Não há a possibilidade de comunicação direta entre as partes, mas apenas por meio dos seus advogados.
5. Não há a possibilidade de diálogo entre as partes, pois caso haja interesse de acordo, deverão propor demanda perante o Poder Judiciário.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Os métodos alternativos de resolução de conflitos podem ser classificados em duas categorias que definem o grau de intervenção do terceiro envolvido. Assinale abaixo a alternativa correta sobre a classificação:
1. Autocompositivo, nos quais a decisão vem do terceiro, seja ele árbitro ou juiz de direito; ou heterocompositivo, nos quais a resolução do conflito é construída pelas partes, ainda que com o auxílio de um terceiro.
2. Solidariedade, nos quais a resolução do conflito é construída pelas partes, ainda que com o auxílio de um terceiro; ou heterocompositivo, nos quais a decisão vem do terceiro, seja ele árbitro ou juiz de direito.
3. Impositivo, nos quais a resolução do conflito é construída pelas partes, ainda que com o auxílio de um terceiro; ou autocompositivo, nos quais a decisão vem do terceiro, seja ele árbitro ou juiz de direito.
4. Autocompositivo, nos quais a resolução do conflito é construída pelas partes, ainda que com o auxílio de um terceiro; ou heterocompositivo, nos quais a decisão vem do terceiro, seja ele árbitro ou juiz de direito.
5. Autocompositivo, nos quais a resolução do conflito é construída pelas partes, ainda que com o auxílio de um terceiro; ou solidariedade, nos quais a decisão vem do terceiro, seja ele árbitro ou juiz de direito.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
A arbitragem envolve um terceiro imparcial e independente das partes, que vai proferir uma decisão final e obrigatória para as partes. Qual o caráter desse documento?
1. Negócio jurídico erga omnes condicionado a homologação judicial.
2. Participação final nos aquestos.
3. Título executivo extrajudicial.
4. Negócio jurídico inter partes condicionado a homologação judicial.
5. Título executivo judicial.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
O procedimento de mediação e conciliação é regido por regras que devem ser observadas pelos mediadores e conciliadores para que haja o seu bom desenvolvimento, com vistas a sua pacificação e ao comprometimento com eventual acordo obtido. Assinale abaixo a alternativa que não traz procedimento previsto em lei:
1. Informação, que significa o dever de esclarecer os envolvidos sobre o método de trabalho a ser empregado, apresentando-o de forma completa, clara e precisa, informando sobre os princípios deontológicos referidos no Capítulo I, as regras de conduta e as etapas do processo.
2. Desvinculação da profissão de origem, que significa o dever de esclarecer aos envolvidos que atuam desvinculados de sua profissão de origem, informando que, caso seja necessária orientação ou aconselhamento afetos a qualquer área do conhecimento poderá ser convocado para a sessão o profissional respectivo, desde que com o consentimento de todos.
3. Ausência de obrigação de resultado, que significa o dever de não forçar um acordo e de não tomar decisões pelos envolvidos, podendo, quando muito, no caso da conciliação, criar opções, que podem ou não ser acolhidas por eles.
4. Validação, que significa o dever de estimular os interessados perceberem-se reciprocamente como seres humanos merecedores de atenção e respeito.
5. Compreensão quanto à conciliação e à mediação, que significa o dever de assegurar que os envolvidos, ao chegarem a um acordo, compreendam perfeitamente suas disposições, que devem ser exequíveis, gerando o comprometimento com seu cumprimento.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
Sob a vigência do Código Civil de 1916, a função do juízo arbitral perdeu credibilidade diante da previsão de subordinação obrigatória da arbitragem à homologação judicial. O poder decisório estava centralizado nas mãos do Estado/Juiz.
1. A arbitragem funcionava como se o árbitro fosse o juiz da causa.
2. O árbitro era escolhido pelo juiz.
3. A arbitragem tinha viés protelador no processo.
4. A arbitragem funcionava como se o árbitro fosse um mero parecerista cuja função era sugerir uma solução, sendo procedido por um juiz togado, o qual decidiria se a solução apontada na sentença arbitral era correta, válida e se poderia ou não gerar efeitos no caso concreto.
5. O árbitro tinha função primordial e atuava independentemente da escolha das partes, que eram obrigadas a aceitar sua presença.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
O Ministro Ricardo Lewandowski afirmou que pretende utilizar os instrumentos de democracia participativa, introduzidos com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, para aproximar a Justiça dos cidadãos. Para ele, qual o objetivo das formas alternativas de resolução de controvérsias?
1. Evitar que as partes resolvam por si as demandas que acontecerem nas suas vidas.
2. Incentivar a busca da solução das demandas através do Poder Judiciário.
3. Evitar que conflitos menores, que podem ser resolvidos pela própria sociedade, sejam levados ao Judiciário.
4. Incentivar a limitação do acesso ao Poder Judiciário.
5. Incentivar a presença de Tabelião nas resoluções de conflitos.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
O compromisso arbitral foi disciplinado pelo Código Civil de 1916 e foi objeto de regulação pelos Códigos de Processo Civil de 1939 e 1973. As pessoas capazes de contratar poderiam, em qualquer tempo, escolher árbitros para resolver a controvérsia, mediante compromisso escrito, mediante termo nos autos. O compromisso arbitral também tinha o condão de declarar outras coisas. Assinale abaixo a alternativa errada.
1. A autorização dada aos árbitros para julgarem por equidade, fora das regras e formas de direito.
2. O prazo em que deve ser dada a sentença arbitral.
3. O cabimento ou não de recurso.
4. A multa devida à parte vencedora se o vencido recorrer contrariando o compromisso de não recorrer.
5. Os honorários dos árbitros, cabendo a hipótese de cláusula oculta em que uma parte pode aproveitar-se da outra.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Existem duas modalidades de arbitragem. Assinale a alternativa correta:
1. Voluntária, em que as partes recorrem livremente ao juízo arbitral; e erga omnes, em que as partes necessitam de autorização dos pais.
2. Compulsória, em que as partes recorrem livremente ao juízo arbitral; e voluntária, em que as partes, geralmente a mais forte, impunha sua decisão à outra.
3. Compulsória, em que as partes recorrem livremente ao juízo arbitral; e comunhão universalem que as partes dividem tudo.
4. Voluntária, em que as partes recorrem livremente ao juízo arbitral; e compulsória, em que as partes, geralmente a mais forte, impunha sua decisão à outra.
5. Inter partes, em que as partes recorrem livremente ao juízo arbitral; e voluntária, em que as partes, geralmente a mais forte, impunha sua decisão à outra.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Através da Lei n. 9.307/1996, o Poder Legislativo instituiu e disciplinou a arbitragem com qual objetivo? Assinale a alternativa correta:
1. Incentivar que pessoas físicas, com exceção das pessoas com deficiência pudessem valer-se de seus benefícios, como meio de solucionar suas controvérsias relativas a direitos patrimoniais.
2. Incentivar que apenas pessoas físicas capazes pudessem valer-se de seus benefícios, como meio de solucionar suas controvérsias relativas a direitos patrimoniais.
3. Incentivar que somente pessoas jurídicas existentes no mercado há mais de 10 (dez) anos pudessem valer-se de seus benefícios, como meio de solucionar suas controvérsias relativas a direitos patrimoniais.
4. Incentivar que apenas pessoas jurídicas capazes pudessem valer-se de seus benefícios, como meio de solucionar suas controvérsias relativas a direitos patrimoniais.
5. Incentivar que pessoas físicas ou jurídicas capazes pudessem valer-se de seus benefícios, como meio de solucionar suas controvérsias relativas a direitos patrimoniais.
Parte inferior do formulário
46283 . 10 - Mediação e Arbitragem 2 - 20211.AB
Parte superior do formulário
1 ponto
A sentença arbitral é o objetivo final do procedimento arbitral. Um dos pontos relevantes da arbitragem é que as partes já têm noção do prazo para que seja proferia a sentença arbitral, que pode ser convencionada pelas partes ou com base no que preconiza a Lei de Arbitragem. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da sentença é de quanto tempo?
1. Sete meses, contado da instituição da arbitragem ou da substituição do árbitro.
2. Seis meses, contado da instituição da arbitragem ou da substituição do árbitro.
3. Oito meses, contado da instituição da arbitragem ou da substituição do árbitro.
4. Nove meses, contado da instituição da arbitragem ou da substituição do árbitro.
5. Cinco meses, contado da instituição da arbitragem ou da substituição do árbitro.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
A cláusula compromissória pode ser cheia ou vazia. Assinale a alternativa que traz o conceito da cláusula vazia corretamente.
1. Quando as partes estipulam interesse em solucionar seus conflitos pela arbitragem havendo, contudo, liberdade para escolher qualquer litígio instaurado pelas partes, independentemente, da sua origem.
2. Quando as partes estipulam interesse em solucionar seus conflitos pela arbitragem mas podem mudar o árbitro caso não se sintam satisfeitos com sua sentença proferida.
3. Quando as partes apresentaram interesse em solucionar seus conflitos pela arbitragem, sem estipular, contudo, sua forma de instauração.
4. Quando as partes estipulam interesse em solucionar seus conflitos pela arbitragem, com a possibilidade de mudar o nome da parte.
5. Quando as partes estipulam interesse em solucionar seus conflitos pela arbitragem por meio de instituições credenciadas, mas que não possui árbitros.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
A cláusula compromissória pode ser cheia ou vazia. Assinale a alternativa que traz o conceito da cláusula cheia corretamente.
1. A previsão contratual em que as partes fazem constar as regras de algum órgão arbitral institucional ou entidade especializada.
2. A previsão contratual de que o contrato reger-se-á pelo princípio da competência-competência.
3. Quando as partes apresentaram interesse em solucionar seus conflitos pela arbitragem, sem estipular, contudo, sua forma de instauração.
4. A previsão contratual de que as partes podem abrir mão da boa-fé naquela relação jurídica.
5. A previsão contratual em que as partes não constam as regras de algum órgão arbitral institucional ou entidade especializada.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
A sentença arbitral tem força de título executivo extrajudicial e não precisa ser homologada pelo Poder Judiciário. Para tanto, precisa obedecer aos requisitos legais. Assinale a alternativa que traz os requisitos obrigatórios que devem constar na sentença arbitral.
1. Firma reconhecida de todas as partes; o relatório, que conterá os nomes das partes e um resumo do litígio; os fundamentos da decisão, onde serão analisadas as questões de fato e de direito, mencionando-se, expressamente, se os árbitros julgaram por equidade.
2. Não existem requisitos obrigatórios previstos em lei.
3. Firma reconhecida de todas as partes; o dispositivo, em que os árbitros resolverão as questões que lhes forem submetidas e estabelecerão o prazo para o cumprimento da decisão, se for o caso; e a data e o lugar em que foi proferida.
4. O relatório, que conterá os nomes das partes e um resumo do litígio; os fundamentos da decisão, onde serão analisadas as questões de fato e de direito, mencionando-se, expressamente, se os árbitros julgaram por equidade; o dispositivo, em que os árbitros resolverão as questões que lhes forem submetidas e estabelecerão o prazo para o cumprimento da decisão, se for o caso; e a data e o lugar em que foi proferida.
5. O relatório, que conterá os nomes das partes e um resumo do litígio; os fundamentos da decisão, onde serão analisadas as questões de fato e de direito, mencionando-se, expressamente, se os árbitros julgaram por equidade; firma reconhecida de todas as partes.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
A convenção arbitral é gênero que comporta duas espécies. Assinale a alternativa correta:
1. Competência-competência e boa-fé.
2. Compromisso arbitral e competência-competência.
3. pacta sunt servanda e venire contra factum proprium.
4. Cláusula compromissória e competência-competência.
5. Cláusula compromissória e compromisso arbitral.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
A escolha das partes, a arbitragem poderá ser ad hoc ou institucional. Assinale a alternativa que traz corretamente o conceito de arbitragem institucional. 
1. É o procedimento em que as partes querem criar uma instituição.
2. É o procedimento em que se faz o sorteio institucional para a escolha dos árbitros.
3. As partes pactuam que um terceiro escolherá os árbitros por elas.
4. As partes escolhem um órgão técnico, criado com o fim de prestar serviços de administração, normalmente denominado Câmara Arbitral, para gerenciar o procedimento arbitral com profissionalismo e correção.
5. É o procedimento em que as partes optam pela escolha de um árbitro desvinculado de uma câmara arbitral.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
O instituto da convenção arbitral tem fundamento na Constituição Federal, em especial no princípio da autonomia privada. Assinale abaixo em qual momento do procedimento arbitral ele pode ser observado.
1. Apenas no momento inicial da demanda, em que as partes previamente pactuam que caso se instaure um conflito, optarão pela via arbitral.
2. Somente no meio da demanda, quando as partes pensam em pagar determinados valores umas as outras.
3. Somente no momento em que o litígio se instaurar.
4. O princípio da autonomia privada tem a ver com a imposição, então, no início de uma relação jurídica, se as partes não estabelecerem que se submeterão à arbitragem, poderá uma das partes impor a outra a via arbitral.
5. Em diversos pontos do procedimento arbitral, dentre os quais, podem ser indicados: a faculdade dada às partes para a submissão ou não do litígio à decisão de um Tribunal Arbitral, a escolha da lei aplicável no procedimento arbitral, a escolha do número de árbitros, a escolha do local da arbitragem ea permissão para a solução do conflito pela via da equidade.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
A lei de arbitragem restringiu a aplicação da arbitragem a determinados conflitos. A arbitralidade se subdivide em objetiva e subjetiva. Assinale a alternativa que traz corretamente sua caracterização.
1. A arbitralidade objetiva preconiza a possibilidade de pessoas com deficiência se submeterem à arbitragem; já a arbitralidade subjetiva, diz respeito aos objetos que são passíveis de sentença arbitral.
2. A arbitralidade objetiva diz respeito a quais objetos, quais casos conflituosos são passíveis de tratamento por meio da arbitragem; já a arbitragem subjetiva, que diz respeito as pessoas que podem optar por participar de uma arbitragem para tratar e resolver seus conflitos.
3. A arbitralidade subjetiva diz respeito a quais objetos, quais casos conflituosos são passíveis de tratamento por meio da arbitragem; já a arbitragem objetiva, que diz respeito as pessoas que podem optar por participar de uma arbitragem para tratar e resolver seus conflitos.
4. A arbitralidade objetiva diz respeito ao valor máximo das causas submetidas ao juízo arbitral; já a arbitralidade subjetiva diz respeito as matérias possíveis de serem apreciadas.
5. A arbitralidade subjetiva diz respeito ao valor máximo das causas submetidas ao juízo arbitral; já a arbitralidade objetiva diz respeito as matérias possíveis de serem apreciadas.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Assinale a alternativa em que constem todos os requisitos mínimos que deve estar descrito, obrigatoriamente, no compromisso arbitral: 
1. O nome, profissão, estado civil e domicílio das partes; o nome, profissão e domicílio do árbitro, ou dos árbitros, ou, se for o caso, a identificação da entidade à qual as partes delegaram a indicação de árbitros; a matéria que será objeto da arbitragem; o lugar em que será proferida a sentença arbitral.
2. O nome, profissão e domicílio do árbitro, ou dos árbitros, ou, se for o caso, a identificação da entidade à qual as partes delegaram a indicação de árbitros; a matéria que será objeto da arbitragem.
3. O nome, profissão, estado civil e domicílio das partes; o nome, profissão e domicílio do árbitro, ou dos árbitros, ou, se for o caso, a identificação da entidade à qual as partes delegaram a indicação de árbitros; o lugar em que será proferida a sentença arbitral.
4. O nome, profissão, estado civil e domicílio das partes; o nome, profissão e domicílio do árbitro, ou dos árbitros; a matéria que será objeto da arbitragem.
5. O nome, profissão e domicílio do árbitro, ou dos árbitros, ou, se for o caso, a identificação da entidade à qual as partes delegaram a indicação de árbitros; a matéria que será objeto da arbitragem.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Assinale a alternativa que traz corretamente o conceito de convenção arbitral.
1. É o acordo de vontades pelo qual as partes se vinculam a jurisdição estatal como mecanismo de solução de litígios determinados, afastando, em relação a esses conflitos, a jurisdição arbitral como meio de solução.
2. É o acordo de vontades pelo qual as partes se vinculam a jurisdição estatal como mecanismo de solução de litígios determinados, mas não afasta o juízo arbitral como meio de solução.
3. É o acordo de vontades pelo qual as partes se vinculam ao juízo arbitral como mecanismo de solução de litígios determinados, mas não afasta a jurisdição estatal como meio de solução.
4. É utilizada quando uma das partes impõe à outra a submissão à arbitragem.
5. É o acordo de vontades pelo qual as partes se vinculam ao juízo arbitral como mecanismo de solução de litígios determinados, afastando, em relação a esses conflitos, a jurisdição estatal como meio de solução.
Parte inferior do formulário
46283 . 10 - Mediação e Arbitragem 3 - 20211.AB
Parte superior do formulário
1 ponto
A previsão contratual de mediação extrajudicial deverá conter, no mínimo alguns requisitos. Assinale a alternativa errada.
1. Local da primeira reunião de mediação.
2. Prazo mínimo e máximo para a realização da primeira reunião de mediação, contado a partir da data de recebimento do convite.
3. Indicação do nome do juiz arbitral.
4. Penalidade em caso de não comparecimento da parte convidada à primeira reunião de mediação.
5. Critérios de escolha do mediador ou equipe de mediação.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Sobre a mediação, assinale abaixo a alternativa que traz características atribuídas ao mediador:
1. Praticar a escuta ativa e criativa, com muita paciência para neutralizar os sentimentos e possibilitar as partes a chegarem a um consenso.
2. Análise das provas apresentadas e proferimento de sentença final.
3. Praticar a escuta ativa e criativa, com muita paciência para que tenha elementos suficientes para proferir sentença justa.
4. Orientação e escolha da melhor saída para o caso concreto com base no que ouviu das partes.
5. Apontamento de soluções para influenciar as partes.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Na mediação judicial, se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, como se manifestará o juiz? 
1. O juiz encaminhará os autos para a Câmara Arbitral, independentemente da escolha das partes.
2. O juiz designará um psicólogo para atuar como perito.
3. O juiz extinguirá o feito.
4. O juiz designará audiência de mediação.
5. O juiz intimará o Ministério Público para ouvir sua opinião em todos os casos.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Não havendo previsão contratual completa sobre a mediação extrajudicial, deverão ser observados os seguintes critérios para a realização da primeira reunião de mediação. Com isso, assinale a alternativa errada.
1. Prazo mínimo de dez dias úteis e prazo máximo de três meses, contados a partir do recebimento do convite.
2. Local adequado a uma reunião que possa envolver informações confidenciais.
3. Prazo mínimo de trinta dias úteis e prazo máximo de um ano, contados a partir do recebimento do convite.
4. Lista de cinco nomes, informações de contato e referências profissionais de mediadores capacitados; a parte convidada poderá escolher, expressamente, qualquer um dos cinco mediadores e, caso a parte convidada não se manifeste, considerar-se-á aceito o primeiro nome da lista.
5. O não comparecimento da parte convidada à primeira reunião de mediação acarretará a assunção por parte desta de cinquenta por cento das custas e honorários sucumbenciais caso venha a ser vencedora em procedimento arbitral ou judicial posterior, que envolva o escopo da mediação para a qual foi convidada.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
A mediação parte da premissa de que o ser humano, quando está em conflito, tende a evitá-lo. Indique a alternativa que traz em seu bojo a finalidade da mediação.
1. A mediação busca reflexão sobre a causa do problema e não sobre os sintomas das insatisfações e tem como premissa que a paz social pode ser obtida a partir da gênese da manifestação conflituosa.
2. A finalidade da mediação é o pagamento das perdas e danos.
3. A mediação visa, única e exclusivamente, possibilitar o desabafo das partes, pois não há diferença entre razão e emoção. Quanto mais emocionadas, melhor para solucionar a demanda.
4. A mediação busca reflexão sobre os sintomas das insatisfações e não sobre os a causa do problema e tem como premissa o quão importante é que as partes sejam amigas e selem essa amizade para sempre.
5. A mediação busca reflexão sobre os sintomas das insatisfações e não sobre os a causa do problema e tem como premissa que a paz social pode ser obtida a partir da gênese da manifestação conflituosa.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
A mediação tem uma sequênciade etapas que buscam auxiliar as partes e o mediador a identificarem corretamente quais são esses interesses e sentimentos envolvidos. Aponte abaixo a alternativa que traz corretamente as etapas da mediação.
1. Sessão conjunta e entrevista com o juiz para que esse possa proferir sentença adequada.
2. Pré-mediação; início da mediação – sessão de abertura; desenvolvimento da mediação – sessões individuais; resolução das questões – esclarecimento das questões, sentimentos e interesses; registro das soluções encontradas – firmar compromisso.
3. Pré-mediação; sessão conjunta e partes, independendo sua capacidade.
4. Sessão única conjunta.
5. Sessão individual, necessariamente, com a assistência de advogado, independendo o fato da outra parte também estar assistida.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
A mediação, assim como os demais processos autocompositivos, são conhecidos como processos construtivos, e essa característica é fundamental para seu bom desempenho. Assinale a alternativa que conceitua corretamente os processos construtivos:
1. A solução é construída pelas próprias partes, auxiliadas em sua comunicação pelo mediador.
2. A solução da demanda é dada, única e exclusivamente, pelo mediador.
3. Os processos construtivos devem, necessariamente serem acompanhados por advogado.
4. Somente um advogado poderá ser mediador.
5. A palavra processo indica a presença de um juiz na causa, que proferirá sentença.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Poderá atuar como mediador judicial a pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça. Como se dá a remuneração dos mediadores judiciais?
1. O Tribunal, obrigatoriamente, deverá suportar esses valores, não cabendo obrigação nesse sentido atribuída as partes.
2. Será fixada pelos tribunais e custeada pelas partes.
3. Poderá ser rateada entre os juízes e as partes, sem prejuízo de terceiros.
4. Não cabe pagamento aos mediadores judiciais, considerando já serem servidores públicos.
5. O pagamento se dá com base no binômio necessidade-possibilidade.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Nem todos têm aptidão para ser mediador. Aponte abaixo a alternativa errada sobre o mediador:
1. O mediador fica impedido, pelo prazo de um ano, contado do término da última audiência em que atuou, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.
2. O mediador será designado pelo tribunal ou escolhido pelas partes.
3. O mediador não poderá atuar como árbitro nem funcionar como testemunha em processos judiciais ou arbitrais pertinentes a conflito em que tenha atuado como mediador.
4. Não há nenhum impedimento a pessoa que atuou como mediador e tenha interesse em atuar como advogado dessa mesma causa.
5. Aplicam-se ao mediador as mesmas hipóteses legais de impedimento e suspeição do juiz.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Quem poderá atuar como mediador extrajudicial?
1. Menor de 16 (dezesseis anos) devidamente habilitado por meio de cursos de capacitação.
2. Apenas as pessoas que integram associação exclusiva para este fim.
3. Qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se.
4. Apenas um membro familiar que tenha muito conhecimento da demanda e amizade com as partes.
5. Somente advogados e psicólogos.
Parte inferior do formulário
46283 . 10 - Mediação e Arbitragem 4 - 20211.AB
Parte superior do formulário
1 ponto
O que significa ZOPA?
1. Melhor alternativa a um acordo judicializado.
2. Zona de possível acordo.
3. Melhor alternativa a um acordo arbitrado
4. Zona de possível discórdia.
5. Melhor alternativa a um acordo negociado.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
A negociação divide-se em duas modalidades. Assinale a alternativa correta.
1. Negociação posicional e negociação arbitral.
2. Negociação arbitral e negociação pré-judicial.
3. Negociação posicional e negociação integrativa.
4. Negociação pré-judicial e negociação integrativa
5. Negociação integrativa e negociação arbitral.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Qual o conceito de Negociação?
1. É uma comunicação voltada à persuasão.
2. Método heterocompositivo em que um árbitro, necessariamente vinculado a uma Câmara, decidirá em nome das partes.
3. Procedimento que tem como base o ganha-perde.
4. Procedimento submetido ao Poder Judiciário para que o juiz aponte a solução com base na negociação prévia estabelecida no contrato firmado entre as partes.
5. Método heterocompositivo em que o acordo final tem força de título executivo extrajudicial.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Qual a abordagem utilizada na negociação posicional?
1. Adversarial ou por posições.
2. Solução de problemas.
3. Ganhos mútuos com novos relacionamentos.
4. Foco na integração de interesses.
5. Colaboração.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
No que consiste a lógica da negociação integrativa? 
1. As dificuldades das partes para chegar a um acordo envolve a incapacidade de ambas, sendo necessária a presença de um árbitro para decidir por elas.
2. Em superar as demandas concretas expostas pelas partes, possibilitando uma composição que satisfaça ambas.
3. Técnica que admite a atuação de incapazes, desde que integrados na lógica.
4. Uma negociação que envolve, necessariamente, cálculo.
5. Negociação com a lógica do ganha-perde.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
O que significa MAANA?
1. Melhor alternativa a um acordo negociado.
2. Zona de possível acordo.
3. Melhor alternativa a um acordo arbitrado.
4. Zona de possível discórdia.
5. Melhor alternativa a um acordo judicializado.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
A respeito da negociação integrativa e da distributiva, assinale a opção correta.
1. Na negociação distributiva, busca-se a solução que melhor atenda a ambas as partes a longo prazo.
2. Na negociação integrativa, a amplitude de negociação ocorre entre os pontos de resistência das partes envolvidas.
3. Nas duas hipóteses de negociação, a melhor solução é a que potencializa uma das partes.
4. Nos dois casos o relacionamento entre as partes é de curto prazo.
5. Em ambos os casos, as partes elaboram acordos criativos viáveis para todos.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
O que é negociação integrativa?
1. Propõe a ideia de que a transação será mais benéfica e produtiva para as partes quando apresentar possibilidades de ganhos mútuos.
2. Ressalta a necessidade de submissão da demanda à apreciação pelo Poder Judiciário.
3. Parte da ideia de que vale tudo por um acordo.
4. Propõe a ideia de que a transação será mais benéfica e produtiva para as partes quando apresentar a realidade do ganha-perde.
5. Ressalta a necessidade de submissão da demanda ao juízo arbitral.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Qual a característica que não faz parte de um processo de negociação?
1. Uma das habilidades de negociação é a utilização de critérios subjetivos para a negociação.
2. Existir, pelo menos, duas partes envolvidas.
3. Uma negociação pode apresentar duas abordagens: distributiva e integradora.
4. As partes envolvidas apresentam conflito de interesses a respeito de um oumais tópicos. 
5. Toda busca de acordo e de consenso requer alguma forma de negociação.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
A negociação se caracteriza como um processo interativo, onde dois ou mais grupos discutem a alocação dos recursos. O método de negociação que se baseia colaboração, visando a solução de problemas, e que procura criar resultados bons para as partes denomina-se:
1. Distributiva.
2. Competitiva.
3. Compreensiva.
4. Integrativo.
5. Coercitiva.
Parte inferior do formulário

Continue navegando