Buscar

A linguagem é um meio pelo qual todos os falantes se comunicam

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A linguagem é um meio pelo qual todos os falantes se comunicam, desta forma, é comum a todos. É através dela que se torna possível a interação social. A interação só é possível por meio da comunicação, do diálogo, da troca de ideias, da expressão de pensamentos e emoções, tudo isso por intermédio da linguagem. Sendo assim, é uma ferramenta que está presente a todo o momento na vida do ser humano
A linguagem é a principal ferramenta dos veículos de comunicação, que estão, a todo momento, ao alcance e a vista de todo indivíduo. Ela é o meio de interação que conecta quem está produzindo ao seu público, o qual irá ver ou ouvir a mensagem.
Elementos da Comunicação
Em um ato comunicativo, há sempre seis elementos, que são os seguintes:
Emissor: Quem fala, aquele que emite uma mensagem. 
Receptor / Destinatário: Aquele que recebe a mensagem. 
Mensagem: Aquilo que é transmitido; enunciado produzido pela combinação e seleção de signos realizada por um sujeito em um dado lugar e um determinado tempo. 
Código: Conjunto de signos organizados segundo regras de combinação usadas para a elaboração da mensagem. 
Canal: Meio físico de veiculação da mensagem, que possibilita o contato entre emissor e receptor.
Referente: Aquilo a que a mensagem se refere; contexto, situação, fato, dado para o qual a mensagem aponta.
VANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.2-5.
Funções Da Linguagem Na Comunicação
Em um determinado ato comunicativo, a função da linguagem é determinada pela importância de cada elemento. Isso depende do elemento que ocupe o papel principal, temos uma ou outra das seguintes funções da linguagem:
1. FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA: a linguagem é subjetiva, centrada, predominantemente, no EMISSOR, que revela sua emoção, sua opinião, seus pensamentos e sentimentos. Sempre prevalecendo a 1ª pessoa do singular. É a linguagem dos livros autobiográficos, de memória, poesia e cartas de amor, músicas, depoimentos e relatos.
2. FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA: a linguagem é centrada, predominantemente, no RECEPTOR. Seu objetivo é influenciar, convencer e manipular o consumidor. É comum o uso dos pronomes você e tu, ou o nome da pessoa para se dirigir ao receptor, além do uso de vocativos e imperativos. É a linguagem dos discursos, dos sermões, das propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor e propagandas políticas.
3. FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA: a linguagem é centrada, predominantemente, no REFERENTE. Prevalece a 3ª pessoa do singular. O emissor oferece informações sobre o contexto, a situação e os objetos reais ou fictícios a que a mensagem remete. É a linguagem das notícias de jornal, dos livros científicos ou técnicos, textos dissertativos, técnicos, instrucionais e jornalísticos.
4. FUNÇÃO POÉTICA: a linguagem é focada na MENSAGEM. Ela é afetiva, sugestiva, conotativa e metafórica. Há a presença de ritmos, rimas, trocadilhos, tonalidade etc. É a linguagem figurada presente em obras literárias, em letras de músicas, em algumas propagandas, na fala fantasiosa de crianças e na poesia.
5. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: a linguagem é focada no CÓDIGO. É o uso da linguagem para falar dela própria. O poema que fala do poema, da sua função e do poeta; um texto que comenta sobre outro texto; um filme para contar sobre a arte do cinema.

Continue navegando