Buscar

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II - (2F) Teste de Conhecimento

Prévia do material em texto

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CCJ0215_A2_201607173417_V6
	
	
	
	
		Aluno: BEATRIZ 
	
	Disc.: POR. INSTRUMENTAL II 
	2021.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A respeito das linguagens verbal e não verbal, é correto afirmar que
	
	
	
	Ambas são vitais para o ser humano, mas a não verbal é empregada em situações mais críticas, quando o uso de palavras é insuficiente para a comunicação. Portanto, é mais importante que a verbal.
	
	
	Ainda que ambas sejam indispensáveis para o ser humano, a não verbal possui maior abrangência, uma vez que pode ser usada em qualquer circunstância como ato comunicativo.
	
	
	Embora ambas sejam indispensáveis para o ser humano, a verbal é a mais importante, em qualquer circunstância, na medida em que não vivemos sem nos comunicar por meio de palavras.
	
	
	Somente a linguagem não verbal pode ser usada desde que o ser humano nasce, e por este motivo ela é a modalidade mais importante.
	
	
	Ambas possuem vital importância para o ser humano, e sempre dependerá das circunstâncias sabermos qual é a melhor a ser aplicada, ou mesmo se não será melhor fazer uso simultâneo das duas.
	
Explicação:
As duas modalidades de linguagem são complementares, não há hierarquia de valor entre elas. Tudo depende da situação concreta de uso, ou seja, das circunstâncias.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale o item em que não há possibilidade de ocorrer leitura ambígua.
	
	
	
	Deixe o cigarro correndo.
	
	
	O dinheiro estava no banco.
	
	
	O rapaz estudou para a prova.
	
	
	Camas para crianças de ferro.
	
	
	A mãe olhava a filha sentada no sofá.
	
Explicação:
A única opção onde não há possibilidade de leitura ambígua é "O rapaz estudou para a prova".
Observe que nas demais opções há ambiguidade:
Deixe o cigarro correndo. (Não sabemos se é para a pessoa parar de fumar ou deixar o cigarro de lado, no cinzeiro, por exemplo, e ir atender a um chamado, ir fazer uma tarefa).
Camas para crianças de ferro. (Não sabemos se as camas têm a estrutura de ferro ou se as crianças é que são fortes, "de ferro", daí as camas serem mais resistentes).
A mãe olhava a filha sentada no sofá. (Não fica claro quem está sentada no sofá, se a filha ou a mãe).
O dinheiro estava no banco. (Em que banco? Na agência bancária ou no banco que fica próximo da cama, no quarto da pessoa, por exemplo).
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assinale a alternativa correta. Não se considera linguagem não verbal.
	
	
	
	Signos visuais e sensoriais.
	
	
	Redação e sons.
	
	
	Narração e figuras.
	
	
	Redação e narração.
	
	
	Placas e gestos.
	
Explicação: A linguagem não verbal é composta por placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo Kristeva,  o espaço textual possui três dimensões: o sujeito da escritura, o destinatário e os textos exteriores. Para a autora, todo texto é a absorção e transformação de outro texto. Essa noção se refere a
	
	
	
	Implícito
	
	
	Coerência
	
	
	Intersubjetividade
	
	
	Intertextualidade
	
	
	Inferência
	
Explicação:
¿Seguindo os ensinamentos de Bakhtin, Kristeva afirma que todo texto se constrói como mosaico de citações, todo texto é a absorção e transformação de um outro texto. Em lugar da noção de intersubjetividade, instala-se a de intertextualidade.¿ (KRISTEVA, 1974, p. 64)
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A inclusão de fotografias em um processo jurídico é uma realidade cada vez mais freqüente facilitada pelos meios de comunicação nas várias mídias.  Essa ação revela:
	
	
	
	Possibilidade de enriquecimento do processo já que a foto é um ilustrativo
	
	
	Leitura só pode ser processada por meio de texto escrito.
	
	
	Habilidade do autor em utilizar diferentes linguagens.
	
	
	Imagens são imprescindíveis apenas em placas.
	
	
	Utilização da linguagem verbovisual como integração da informação pelo texto e pela imagem.
	
Explicação:
Texto e imagem se complementam na construção de sentidos, logo na leitura e  interpretação  das mesmas. E a manipulação dessas informações pelos meios e modos comunicativos interfere de maneira crucial no entendimento das mesmas feitas de modo posterior.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os conceitos apresentados em nossos estudos sobre intertextualidade nos possibilitam afirmar que intertextualidade:
	
	
	
	é a interferência de outros textos na produção textual do autor.
	
	
	pode ser considerada como uma referência eventual na produção de um texto.
	
	
	não passa da criatividade mostrada pelo escritor em seu texto.
	
	
	interfere na criatividade e autenticidade do escritor.
	
	
	é a possibilidade de desenvolvimento da intencionalidade do texto.
	
Explicação:
Intertextualidade é a contribuição semântica,  isto é, de sentidos, que textos, os mais variados, sejam  verbais  ou não verbais, proporcionam a outros textos, seja na produção de texto, seja na leitura. Quer dizer: é no jogo de leituras, as mais diversas,  que textos são produzidos. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		
Na tira do cartunista argentino Quino, utilizam-se recursos gráficos que lembram o cinema. A associação com a linguagem artística do cinema, que lida com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do cartunista demonstrado a seguir:
	
	
	
	reduzir a imagem da mulher para indicar distanciamento
	
	
	destacar a figura da cadeira para indiciar sua importância
	
	
	ressaltar o trabalho com a vassoura para sugerir ação
	
	
	apresentar a sombra dos personagens para sugerir veracidade
	
	
	ampliar a imagem da mulher para indicar aproximação
	
Explicação:
Para o melhor entendimento da questão, é preciso observar todos os elementos presentes nos quadrinhos, entre eles, as linguagens verbal e não verbal. A linguagem não verbal é representada pelos recursos gráficos utilizados pelo cartunista, com destaque para a imagem da mulher que, à medida que a história é contada, sofre ampliação, simulando o efeito de close muito utilizado no cinema.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		 
 
    O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração ¿Noites do Terror¿, de um parque de diversões.O entendimento dessa propaganda requer do leitor:
	
	
	
	a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.
	
	
	a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.
	
	
	a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.
 
	
	
	o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.
 
	
	
	a percepção do sentido literal da expressão  noites do terror, equivalente à expressão noites de terror.
	
Explicação:
Gabarito: Alternativa D. O caso do desenho dos pés para cima, simboliza a morte. É preciso que o leitor compreenda o reconhecimento do intertexto entre a publicidade, que traz a imagem típica de um corpo em um necrotério, e um dito popular, "Quem é vivo sempre aparece". A partir daí, entende-se que o morto da imagem publicitária reforça o ambiente de noites do terror, evento do parque de diversões.

Continue navegando