A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:690576) ( peso.:3,00)
	Prova:
	37853634
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O monitoramento apresenta-se como um processo de acompanhar, supervisionar, monitorar os programas, os serviços e os projetos sociais, com objetivo de acompanhar, fiscalizar, inspecionar alguma coisa ou ação, com intuito de obter os resultados almejados em uma ação pré-estabelecida ou planejada. Sobre o monitoramento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Após o processo de monitorar uma determinada ação ou projeto, as sugestões de correção são repassadas somente para conhecimento, sem necessariamente corrigi-las.
	 b)
	O monitoramento, ao realizar o acompanhamento de um determinado projeto, não poderá corrigir possíveis erros ou sugerir melhoria nas ações estabelecidas.
	 c)
	O monitoramento não busca assegurar que as metas estabelecidas sejam cumpridas, conforme o estabelecido no projeto.
	 d)
	O monitoramento tem como propósito o acompanhamento cotidiano, bem como a realização contínua de estudos sobre alguma ação ou projetos sociais que estão sendo desenvolvidos.
	2.
	A avaliação é um processo que possibilita a monitorização sistemática de determinada intervenção. Existem vários tipos de avaliação, sendo uma delas a avaliação ex-ante. Sobre esse tipo de avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É o tipo de avaliação que também pode ser caracterizada como pré-avaliação, pois é efetuada com antecedência.
(    ) É realizada antes da implantação de um programa ou projeto, tendo por finalidade proporcionar critérios racionais para decidir se o projeto deve ou não ser implementado.
(    ) Esse tipo de avaliação é realizado durante a execução de um projeto e, consequentemente, após a conclusão dele.
(    ) Tem como objetivo relatar informações após o término de implementação de um determinado programa para que os gestores possam introduzir mudanças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	Nos constantes processos avaliativos sobre os comportamentos de indivíduos e organizações, inúmeros são os profissionais com conhecimentos específicos que assessoram e/ou prestam consultoria. A avaliação faz parte elementar dessas atividades profissionais. O assistente social é um dos profissionais que presta consultoria e assessoria e, portanto, avaliar é incumbência de sua rotina profissional. Sobre a especificidade do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Avaliar as orientações de credo religioso, já que interferem na família e na educação, dois campos de fundamental atuação do assistente social.
	 b)
	Avaliar sistemas eleitorais, já que o assistente social é um profissional politicamente comprometido.
	 c)
	Avaliar projetos sociais, porque o assistente social é capacitado para ler a realidade social.
	 d)
	Avaliar os contratos sociais organizacionais, uma vez que o assistente social é jurídico e contabilmente capacitado para tal.
	4.
	A compreensão sobre o significado dos termos é fundamental para que não cometamos enganos nos momentos de verbalizar nossas ideias, impressões e explicações sobre os fatos. Isso se torna ainda mais importante quando estamos diante de situações que dizem respeito aos nossos principais afazeres, inclusive os profissionais. É quando precisamos nos expressar de maneira clara e correta, a fim de que a comunicação flua de maneira natural e a compreensão possa ser alcançada, possibilitando as melhores decisões. Nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Assessorar significa subsidiar, auxiliar e dar assistência no nível das decisões organizacionais.
	 b)
	Embora ambas importantes nas organizações, assessoria e consultoria são opostos na condução e administração das entidades públicas e privadas.
	 c)
	A origem do verbo assessorar vem do tupi-guarani, significando prestar ajuda em situações difíceis.
	 d)
	Assessorar significa dar acesso àqueles que precisam transitar.
	5.
	Tanto nas instituições públicas quanto privadas, muitas vezes é necessário buscar o conhecimento de outros profissionais, de um consultor para auxiliar em pontos específicos, em um tempo determinado e com conhecimento específico. Sobre a consultoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O consultor fornece ajuda e conselhos, elaborando relatórios e pareceres sobre determinado assunto de sua especialidade, que necessitará de ações específicas, ampliando a possibilidade de se chegar na melhor solução para o problema por possuir um enfoque mais pontual com a problemática envolvida.
(    ) Dentre os conhecimentos do consultor, este deve possuir raciocínio lógico e inteligência empresarial. Necessita também de sustentação conceitual e prática, bem como saber como e onde buscar informações e administrar o tempo.
(    ) Pela própria natureza dos trabalhos de consultoria, um fator importante é a intangibilidade do serviço, ou seja, a impossibilidade de vê-lo antes de ser comprado e, por consequência, ser finalizado.
(    ) Com relação ao contorno e à extensão dos trabalhos dos consultores, no que se refere às formas de trabalho, não é necessária a averiguação de este desempenhar o trabalho em equipe, assumindo responsabilidade exclusiva nos resultados esperados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	O associativismo busca estratégias de melhorias com os integrantes, que apresentam objetivos comuns e trabalham sem fins lucrativos. Partindo dessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- As associações permitem aos associados o partilhamento de ideias, o respeito mútuo uns pelos outros, além de propiciar a seus associados melhores condições de vida.
II- O associativismo tem fins lucrativos, dividido entre os associados todo e qualquer lucro obtido.
III- A associação preserva os valores coletivos e individuais, todas as tomadas de decisões são levadas em consideração.
IV- O associado não pode expor suas ideias e sugestões de melhorias, pois é necessário apresentar primeiramente para os representantes da administração.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	O monitoramento incide no acompanhamento contínuo dos serviços, projetos ou programas, no cotidiano, seja por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas com relação a seus objetivos e metas. Neste sentido, o monitoramento apresenta características específicas. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- Uma característica do monitoramento é a atividade gerencial interna, ou seja, que se realiza durante o período de execução e operação do projeto.
II- O monitoramento não é um exame contínuo e periódico realizado em alguns níveis hierárquicos da realização do projeto.
III- O monitoramento busca garantir que as metas estabelecidas sejam desempenhadas nos prazos estipulados para que a meta traçada avance com sucesso.
IV- O monitoramento não apresenta transparência dos programas e projetos, pois não há acompanhamento contÍnuo das ações estabelecidas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	De acordo com a Lei nº 5.764/71, celebram o contrato de sociedade cooperativa as pessoas que acordam a contribuir com bens ou serviços para o cumprimento da atividade econômica, de igualdade comum, sem objetivo de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.