Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO: UNINASSAU
ALUNO: LUIZ ANDRE DA SILVA FILHO 
DICIPLINA: DIMENSÕES DO JOGO
Atividade contextualizada - Dimensões do jogo
Como a brincadeira pode ser definida e que características a distanciam da prática do jogo e do esporte?
a função do brinquedo é a brincadeira. O brinquedo tem como princípio estimular a brincadeira e convidar a criança para esta atividade. A brincadeira é definida como uma atividade livre, que não pode ser delimitada e que, ao gerar prazer , possui um fim em si mesma. A brincadeira é um a atividade espontânea e que proporciona para a criança condições saudáveis para o seu desenvolvimento.
 Como a brincadeira pode contribuir para modificações cerebrais durante o processo de desenvolvimento humano?
 O brincar e os jogos aperfeiçoam as diversas habilidades da criança, melhorando no seu desenvolvimento. Quando a criança nasce, os estímulos devem acontecer da forma mais variada e contínua possível. Com o auxílio da brincadeira, jogos e brinquedos, a criança consegue formar sinapses para o melhor desenvolvimento cognitivo e aprendizado ao longo da vida. A memória é um sistema de redes distribuídas por todo cérebro, que é responsável pela criação, armazenamento e lembrança das informações adquiridas. Não basta ter um dado, mas gravar como chegam esses dados até o cérebro. O aprendizado tem uma relação estreita com a plasticidade cerebral, que é a capacidade da reorganização do cérebro conforme o seu uso, fazendo novas conexões em células nervosas para aprender Construindo a identidade.
Que formas de brincadeiras podem ser desenvolvidas com crianças de zero a cinco anos?
 Contar histórias, pois, através dela, os educadores têm condições de estimular os pequenos através de fantoches. Essa brincadeira é responsável por incutir nos baixinhos o papel desempenhado pelos personagens, instigando a imaginação de todos eles.
 Massinhas para modelar e pedir a cada um deles que coloquem em prática os personagens da forma que eles concebem. Isso estimula a coordenação motora fina dos pequenos.
 Promover a interação social, Essa atividade talvez seja a que as crianças mais gostam de fazer, pois o educador induz a comunicação dos alunos. Um exemplo é o início das aulas. A professora pergunta o que cada um fez no dia anterior, o que comeu, do que brincou etc. Esse compartilhamento ajuda os pequenos a criarem associações entre o que se passou com eles e a comunicação verbal; além da sociabilidade de todos eles.
Aulas cantadas e que usam parlendas são ideais para se trabalhar a comunicação e o lado de criação dos pequenos. Outro detalhe é ensiná-las a pintar desenhos tracejados ou em folha branca. Importante salientar que a psicomotricidade, também é fortemente desenvolvida nesse aspecto.
Refencias:
 http://pepsic.bvsalud.org
https://institutoneurosaber.com.br/

Continue navegando