Buscar

ATIVIDADE 3 - DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quem tem medo da indústria 4.0? Em muitos círculos, a chegada da quarta revolução industrial causa calafrios. Entre os mais preocupados, um medo assusta mais do que qualquer outro: o desemprego. Não são poucos os que temem que, com a chegada da automação ostensiva movida à inteligência artificial, as máquinas tomarão boa parte dos empregos.
O pensamento de perder o emprego é compreensível. Afinal, é verdade que alguns empregos vão desaparecer. Segundo levantamento da Universidade de Brasília (UnB), até 2026, as funções hoje exercidas por 54% dos brasileiros com carteira assinada têm probabilidade alta ou muito alta de ser assumidas por robôs.
Com a Indústria 4.0 muitos benefícios como, redução de custos, operação integrada, economia de energia entre outros, porém também surgirão alguns problemas. Muitas das profissões existentes hoje, não terão mais utilidades e serão substituídas pela tecnologia. As empresas terão que fazer um alto investimento para a chegada da nova tecnologia, assim como o treinamento dos funcionários para operarem a nova plataforma de trabalho. Além dos problemas no mercado de trabalho, a indústria 4.0 traz aberturas para outros tipos de ameaças, como por exemplo os ciberataques, uma vez que tudo será integrado à internet, e os dados estarão em nuvem. 
A indústria 4.0 está chegando, e teremos que nos adaptar, fazer treinamentos, cursos, ou aprender novas profissões, caso contrário , estamos fadados a perder nossos empregos.  
Referências
Disponível em:< https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-course_content_soap-BBLEARN/Controller?ACTION=OPEN_PLAYER&COURSE_ID=_667169_1&PARENT_ID=_16033552_1 / Material Blackboard> Aceso em: 14/07/2021
Disponível em:< http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/> Aceso em: 14/07/2021
Disponível em:< https://www.terra.com.br/noticias/dino/o-que-e-industria-40-e-como-ela-pode-afetar-o-emprego-de-muitos-profissionais,d9257c5a51165d89661a2b56fd93309dqrhdzo7j.html > Aceso em: 14/07/2021

Outros materiais