Buscar

Resenha do documentário


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do documentário: Fonte da juventude 
Disciplina: Prática integradora I
Docente: 
 O documentário “Fonte da Juventude” discute sobre obesidade infantil e a importância da alimentação saudável no Brasil. Um dos principais pontos abordados no documentário foi o fato dos brasileiros terem diminuído o consumo de frutas e verduras no dia a dia, e se os adultos diminuíram o consumo, as crianças também deixaram de comer alimentos mais saudáveis. E como consequência, passou-se a ter uma população com mais doenças relacionadas a alimentação. Como citado no documentário pela Fisiologista da Nutrição da UNIFESP Ana Lydia, o Brasil sofre um problema de saúde de dupla carga de doenças, relacionados a má nutrição. Essa dupla carga de doenças inclui a subnutrição que em grande maioria ocorre nos mais pobres, e a obesidade que afeta todas as classes sociais.
Outro ponto abordado é a falta de frutas e verduras em favelas e comunidades, e quando tem, não é acessível para toda a população. Por isso, foi desenvolvido um projeto na comunidade chamado Capão cidadão que é um ponto de cultura alimentar, que possui uma horta, no intuito de trazer alimentos saudáveis para a população, principalmente para as crianças, para que elas conheçam a diversidade de alimentos e aprendam a se alimentarem melhor.
A alternativa para a nutrição da população brasileira é a diversidade de alimentos. Incluindo as PANCs (plantas alimentícias não convencionais) que pode ser utilizada na alimentação e podem ser encontradas em diversos terrenos baldios. Ao contrário dos grandes centros, o interior do Brasil ainda preserva uma cultura alimentar ancestral. Como o local citado no documentário que é uma reserva extrativista, localizada no Pará, onde a comunidade se alimenta apenas do que vem da natureza.

Continue navegando