Buscar

Anatomia e Funcionamento da Articulação Temporomandibular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ATM é uma articulação sinovial ginglimorartroidal formada pelo processo condilar da mandíbula (C), fossa mandibular (FM) e eminência articular do temporal (EA).
A ATM é a única articulação móvel entre os ossos do crânio. E, diferente das outras articulações sinoviais (exceto a esternoclavicular), as faces articulares temporal e condilar são cobertas por cartilagem fibrosa e não por cartilagem hialina. 
Disco Articular
É composto por tecido conjuntivo fibroso denso, na maior parte desprovido de vasos sanguíneos e fibras nervosas, sendo apenas sua periferia extrema, ligeiramente inervada.
Sua forma é determinada pela morfologia do côndilo e da fossa mandibular, podendo ser alterada irreversivelmente caso forças destrutivas ou alterações estruturais ocorram na articulação.
No plano sagital, o disco pode ser divido em três regiões: zona intermediária (ZI), borda anterior (BA) e borda posterior (BP). Sendo a BP a região mais espessa e a ZI a mais fina do disco.
Tecido Retrodiscal
É uma região de tecido conjuntivo frouxo altamente vascularizada e inervada. Superiormente, é delimitada por uma lâmina de tecido conjuntivo que contém muitas fibras elásticas, a lâmina retrodiscal superior (LRS). Na borda inferior dos tecidos retrodiscais está a lâmina retrodiscal inferior (LRI), que é composta, principalmente, de fibras colágenas, diferentemente das LRS.
Sua parte remanescente está ligada posteriormente a um grande plexo venoso, que se enche de sangue quando o côndilo se move para frente. 
Cavidades Articulares
A ATM é dividida em duas cavidades distintas, a cavidade articular superior (CS) e a cavidade articular inferior (CI). A cavidade superior é delimitada pela fossa mandibular e pela superfície superior do disco. Já a cavidade inferior é delimitada pelo côndilo mandibular e pela superfície inferior do disco. Suas superfícies internas estão rodeadas por células endoteliais especiais, formando um revestimento sinovial. Essa membrana, associada a outra membrana sinovial especializada, localizada na borda anterior dos tecidos retrodiscais, produzem o líquido sinovial, que preenche as duas cavidades.
Vascularização
A ATM é irrigada por várias artérias, todas ramos da carótida externa. Por se localizar próxima à sua tem terminação, pode ser irrigada por diversos ramos arteriais dessa região, como artéria temporal superficial (ramo: a. transversa da face), artéria maxilar (ramos: a. timpânica anterior, a. meníngea média, a. temporal profunda média), artéria auricular posterior (ramo parotídeo), artéria facial (ramo: a. palatina ascendente) e artéria faríngea ascendente (ramo para a tuba auditiva). 
Inervação
A inervação sensitiva geral é conduzida por ramos do nervo mandibular (V/3 par): o nervo auriculotemporal, o nervo massetérico (conduzindo fibras sensitivas) e os nervos temporais profundos.
Ligamentos
Estruturas de tecido conjuntivo fibroso com pouca capacidade de estiramento, classificados como infra-articulares (ligamentos colateral medial e colateral lateral), extra-articulares (ligamentos lateral/temporomandibular e medial da atm) ou acessórios (ligamentos esfenomandivular, estilomandibular, e rafe pterigomandibular, considerada por alguns autores).
Movimentos
Dois tipos de movimentos ocorrem na ATM: rotação e translação.
Durante a abertura bucal, ocorre inicialmente a rotação (predominantemente no espaço articular inferior) e, posteriormente, a translação (predominantemente, no espaço articular superior).
A rotação é o movimente entre a superfície superior do côndilo e a superfície inferior do disco articular, podendo ocorrer em três planos: horizontal, frontal (vertical) e sagital.
Já a translação, ocorre quando a mandíbula se move para frente, como na protusão. Os dentes, côndilos e ramos se movem todos na mesma direção e na mesma extensão de froma que o côndilo se move para fora da fossa.

Outros materiais