Buscar

AV2 Organização, Sistemas e Métodos - Osm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2Organização, Sistemas e Métodos - Osm - 20212.A - AV2
Nota final---Tentativa 1Enviado: 08/10/21 13:16 (AMT)
4,8/6
Conteúdo do exercício
Pergunta 1
Quando pensamos na relação entre nível hierárquico e amplitude de controle, é importante considerar duas opções: a centralização e a descentralização. Analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.
I. A descentralização é adequada quando é necessário aliviar as atribuições de uma alta administração sobrecarregada.
II. A descentralização é adequada quando o processo decisório está lento, emperrado pela centralização excessiva.
III. A descentralização é adequada quando os funcionários estão desmotivados, em função de sua pouca participação nas decisões da empresa.
a) I, II e III estão corretas. Resposta correta
b) Apenas a I está correta.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Apenas a III está correta.
e) Apenas a II está correta.
Pergunta 2
A MSLogística implantou um sistema de informação para que os gerentes de nível médio pudessem monitorar os indicadores de desempenho, monitorar as atividades e os indicadores de desempenho dos diversos setores da empresa. Podemos afirmar que a MSLogística implantou um:
a) Sistema de Apoio às Decisões (SAD)
b) ERP
c) Sistema de Processamento de Transações (SPT)
d) Sistema de Informção Gerencial (SIG) Resposta correta
e) Sistema de Gestão no Relacionamento com Clientes (CustomerRelationship Management - CRM)
Pergunta 3
Para Rebouças (2009, p. 101), departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacional. São tipos de departamentalização, exceto:
a) Por funcionários. Resposta correta
b) Por produtos.
c) Por clientes.
d) Funcional.
e) Geográfica.
Pergunta 4
Ao se fazer uma análise para uma tomada de decisão, devemos levar em conta não só o ambiente interno, mas os fatores externos, pois as organizações devem adaptar-se e obter rentabilidade em cada nova situação de mercado. Neste contexto, assinale a alternativa que não contém um componente do ambiente externo.
a) Concorrentes. Resposta correta
b) Clientes.
c) Plano Estratégico Organizacional.
d) Fornecedores.
e) Incorreta:  Sistema financeiro e economia.
Pergunta 5
A departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, as atividades e correspondentes recursos - humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais. A qual tipo de departamentalização o texto abaixo se refere?
Esse tipo de departamentalização agrupa os empregados de acordo com as funções que eles desempenham. Com a crescente especialização de mão de obra, esse critério é cada vez mais usado. O departamento de marketing, por exemplo, concentra todos os funcionários cujas atividades estão relacionadas à publicidade.
a) Departamentalização por localização geográfica
b) Departamentalização por clientes
c) Departamentalização funcional Resposta correta
d) Departamentalização por produtos ou serviços
e) Departamentalização por projetos
Pergunta 6
Um processo consiste em um conjunto de tarefas distintas e interligadas que resulta em produtos e serviços. Mário sabia o que era um processo, mas, ao ser contratado para o cargo de assistente administrativo em uma empresa de logística, ele descobriu que a empresa realizava Gestão por Processos. Ao questionar sua gestora como era a gestão por processos, ela simplificou explicando que a gestão por processos é um método utilizado para rever, melhorar e padronizar processos de trabalho.
Qual das alternativas abaixo não é um benefício da Gestão por Processos?
a) Concentra o foco no que realmente interessa, foco no trabalho.
b) Dificulta a gestão por meio de indicadores de desempenho. Resposta correta
c) Confere simplicidade, agilidade às atividades e flexibilidade organizacional.
d) É uma ferramenta para a implementação da estratégia organizacional.
e) Facilita a gestão do conhecimento organizacional e a gestão de competências.
Pergunta 7
O arranjo físico das instalações é um componente importante da organização empresarial. Ele deve distribuir os equipamentos e os recursos humanos de forma eficiente, criando condições favoráveis ao aumento da produtividade. A maneira como organizamos o espaço físico tem o nome de layout. Sobre este assunto, analise as frases abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.
I - O arranjo físico deve ser feito de modo racional, sempre tendo em vista a funcionalidade e os objetivos de aproveitamento do espaço físico, facilidade na coordenação e supervisão, tramitação dos processos de trabalho e documentos, comunicação eficiente e ambiente agradável para clientes e funcionários.
II - O analista de OSM deve conduzir um estudo cauteloso das diversas alternativas de configuração de móveis e equipamentos antes de escolher aquela que atenda melhor às necessidades da empresa.
III - O layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas.
a) As frases II e III são falsas.
b) Todas as frases são verdadeiras. Resposta correta
c) As frases I e II são falsas. 
d) Todas as frases são falsas.
e) Apenas a frase III é falsa.
Pergunta 8
OSM é o estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, afim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica. A teoria aponta que, devido à corrida para informatização, as empresas apostavam todas as suas fichas na capacidade dos computadores para resolver todo e qualquer tipo de problema. Neste contexto, avalie as frases abaixo, classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e em seguida assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(   ) A utilização desorganizada da tecnologia provocou alguns problemas, dentre eles: o desperdício de recursos com a compra de equipamentos de informática, sem uma correta avaliação de sua adequação às necessidades da empresa.
(   ) A utilização desorganizada da tecnologia provocou alguns problemas, dentre eles: a informatização de processos ineficientes, transplantando para o meio digital problemas não resolvidos.
(   ) O analista de sistemas (Tecnologia da Informação) tem como função desenvolver soluções tecnológicas para a implantação do processo que será informatizado. Isso inclui a escolha de hardwares e softwares adequados às demandas específicas da empresa.
(   ) O analista de OSM é um especialista voltado para otimização dos processos, devido à sua interface com os sistemas, é necessário que este profissional seja formado em ciência da computação, tecnologia de processamento de dados ou análise de sistemas.
a) V – F – F – F.
b) V – V – V – V.
c) F – F – F – V.
d) V – V – V – F. Resposta correta
e) F – V – F – V.
Pergunta 9
Assinale a alternativa em que o texto abaixo se refere:
A teoria circunda a defesa de que o homem tem a capacidade de usar a razão para produzir e consumir. Isso gera, portanto, uma dinâmica social acerca de seus próprios interesses. Não considera outras esferas da vida humana. Ou seja, as motivações individuais de caráter emocional, de onde também surgem os comportamentos, inclusive os de consumo, não são levadas em conta. Nela, é defendido que o trabalhador é influenciado somente por motivações financeiras e materiais. Ou seja, o homem procura o trabalho não pelo propósito de contribuir com a sociedade, mas como forma de se sustentar e acumular riquezas.
a) estudo da fadiga humana.
b) conceito de homo economicus. Resposta correta
c) divisão do trabalho e especialização do operário.
d) padronização.
e) desenho de cargos e tarefas.
Pergunta 10
O mercado exige eficiência e qualidade das organizações, ao mesmo tempo que as organizações possuem recursos limitados, sendo necessário organizá-losseguindo uma lógica que lhes permita realizar o gerenciamento de seus processos. Face a este contexto, a qual tipo de departamentalização o texto abaixo se refere?
Este tipo de departamentalização também é orientado pelo mercado. Cada departamento é direcionado a um público-alvo do produto. O ponto forte dessa divisão é facilitar o atendimento das necessidades do consumidor.
a) Incorreta: departamentalização funcional
b) departamentalização por processos
c) departamentalização por clienteResposta correta
d) departamentalização territorial ou por função geográfica
e) departamentalização por quantidade

Outros materiais