Buscar

ESTUDO DE CASO FASE C1 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO NOTA 100 – ESTUDO DE CASO RESOLUÇÃO - CI 2021- INTELECTUAIS, PERSONALIDADES E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS 
Um cidadão intelectual é aquele que produz um pensamento lógico e culto, que se propõe a estudar, pesquisar e refletir sobre ideias, se posicionando de forma inteligente em temas variados com relevância social, individual ou cientifica.
Atuando na educação como cooperador, que ao buscar o conhecimento influência na construção e concepção do processo educacional. Paulo Freire (2003, p:40) “ A educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em pratica.
No âmbito da sociologia é imprescindível destacar sociólogos como Emili Durkhem, fundador da escola francesa e um dos pais da sociologia, foi psicólogo, filosofo e sociólogo no século XIX, se destacando ao formular as regras do método sociólogo que emancipou a sociologia como ciência autônoma, a partir de 1887 toda produção intelectual de Dukhein se voltou para o estudo da sociologia e do entendimento do que ele chamou de fatos sociais, que seriam leis gerais que regem a sociedade e confere a ele como cientista a chave para o estudo sociológico.
Como sociólogo brasileiro cito Florestan Fernandes, com renome na pesquisa sociológica no Brasil e na America Latina, seu estilo rigoroso, analítico e critico era novo no ramo de investigação sociológica, considerado assim como fundador da sociologia crítica no Brasil. Foi militante durante a ditadura militar, voltando se a defender causas populares e sociais, buscava a reforma do sistema educacional priorizando a escola pública, suas pesquisas se concentravam na interpretação das condições e possibilidades das transformações sociais.
Analisando o âmbito e os primórdios da sociologia entendo que não houve equidade e diversidade no rol dos primeiros autores da sociologia, sendo que figuras femininas importantes foram omitidas, principalmente pelo espaço de tempo em destaque entre o século XIX e XX, onde as mulheres e negros não ocupavam posição igualitária no reconhecimento social.
As relações de gênero são construídas historicamente, sendo fundamental analisar como estão estruturadas as relações sociais, considerando o processo dinâmico dos indivíduos se relacionarem entre si. É no movimento entre as determinações socioestruturais, as conquistas culturais e as iniciativas dos indivíduos em sua singularidade que se definem formas de ser e agir quanto às relações de gênero (SANTOS, 2005).
Cito duas sociólogas importantes do século XIX, Flora Tristan e Haniet Martineu, deixadas de fora do cânone do período clássico da sociologia, cânone esse composto unicamente de autores homens e europeus, ressaltando a disparidade no campo sociológico. Apesar de sempre haver diversidades étnica, racial e de gênero em todo contexto humano no campo da sociologia em seu período inicial esse contexto foi negligenciado, mas na atualidade no ramo de profissionais entre cientistas e educadores a diversidade é ampla e respeitada, na pequena cidade de -----------------------------------onde atuo na área da educação por exemplo da se destaque a mulheres como docentes especializados e graduados em sociologia, que buscam instruir o educandos a entender que existem formas distintas de pensar, sentir, viver e agir é importante para conhecer a própria história e assumir uma postura respeitosa diante do outro.

Continue navegando