Buscar

ATIVIDADE 1 - PRÁTICAS DE ENSINO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia
Nome: Cibele Munis e Souza RGM:25054546
 
A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O que é estágio? A identidade do docente se forma na dinâmica e prática vivenciada através das experiências feitas no ambiente escolar. O estágio supervisionado é uma dessas etapas que promove as oportunidades para vivenciar na prática os conteúdos acadêmicos estudado; qual irá contribuir no desenvolvimento para formação dos estudantes de pedagogia.
Através do estágio que relata o que o aluno cursou durante sua graduação, toda a parte teórica e com isso pode colocá-la em prática de forma que possa compreendê-la e reelaborá-la para que assim possa inserir a teoria em sua realidade pedagógica. O estágio supervisionado é crucial para formação do aluno na vida pessoal e profissional, pois é por ele que permite o primeiro contato com a vida profissional qual será inserido no mercado de trabalho.
Assim segundo com Roldão (2007): “A formalização do conhecimento profissional ligado a ato de ensinar implica a consideração de uma constelação de saberes de vário tipo, passíveis de diversas formalizações teóricas – científicas, científico didáticas, pedagógicas (o que ensinar, como ensinar, a quem e de acordo com que finalidades, condições e recursos), que, contudo, se jogam num único saber integrador, situado e contextual – como ensinar aqui e agora –, que se configura como “prático” (p. 98) 
Portanto, para que um estudante seja considerado um bom profissional é indiscutível alguns aspectos a sua prática. É preciso que o professor compreenda os contextos educacionais para seu desenvolvimento e dos alunos, pois através desses espaços propícios a construção do saber se torna inerente e propicia a interação das competências e habilidades do estudante. Desta forma o estágio nos possibilita experiências que nos permitem compreender por meio de diversos aspectos a importância da atuação do professor e a prática que o mesmo desenvolve na sala de aula. Ao saber, no que concerne os saberes da docência “Os saberes levantados por alunos e professores demonstram que são necessárias múltiplas aprendizagens e habilidades para que a ação docente se efetive” (PIMENTEL; PONTUSCHKA, 2004, p. 82)
REFERÊNCIAS
AQUINO, J. G. A indisciplina e a escola atual. vol. 24. n. 2. Revista da Faculdade de educação, São Paulo, v.24, n. 2, 1998.
 BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrussi Brandão e Ester Calland de Souza Rosa, - Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Outros materiais