Buscar

02 Direito Trabalhista - Seção 2 - Exceção de Incompetencia

Prévia do material em texto

AO DOUTO JUÍZO DA 1ª VARA DO TRABALHO DE UBERLÂNDIA/MG
Processo nº 0010101-10.2021.5.03.0001
PATRULHA MINEIRA LTDA, já qualificada nos autos do processo nº 0010101-10.2021.5.03.0001 da Reclamação Trabalhista em epígrafe, proposto por ANTÔNIO QUEIROZ, também já qualificado, vem perante V. Exa, por meio de seu procurador que esta subscreve, arguir a presente EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR, pelos motivos de fatos e de direito a seguir expostos: 
1. DA TEMPESTIVIDADE
Após a reforma trabalhista a lei nos traz novo prazo para a oposição da Exceção de Incompetência territorial. De acordo com os novos artigos da CLT, a exceção deverá ser apresentada antes da audiência, no prazo de cinco dias contados a partir do recebimento da notificação pela empresa reclama e em peça apartada, a qual deverá sinalizar explicitamente a existência da exceção, conforme o artigo 800 da CLT: 
Art. 800.  Apresentada exceção de incompetência territorial no prazo de cinco dias a contar da notificação, antes da audiência e em peça que sinalize a existência desta exceção, seguir-se-á o procedimento estabelecido neste artigo. 
Assim, tendo a Reclamada recebido a citação no dia 22 de janeiro de 2021, o prazo de 5 (cinco) dias úteis para a apresentação da exceção de incompetência vai até o dia 29 de janeiro de 2021, sendo assim tempestiva a presente peça processual.
2. DA EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR
O Excepto intentou Reclamação Trabalhista contra a Excipiente perante essa M.M. Vara, conforme se pode observar pelo relato da inicial, elegendo-a como competente para julgar a lide, em face de residir em Uberlândia e dizer que prestava serviços na Empresa estabelecida na Av. das Nações, nº 30, Centro, Uberlândia/MG, CEP 30.000-000.
Acontece que o Reclamante na verdade foi contratado pelo escritório de Uberlândia/MG, mas sempre exerceu suas atividades em Belo Horizonte/MG, onde fica a matriz de sua empresa. A empresa somente mantém um escritório na cidade do triângulo mineiro, mas que há anos não tem nenhum empregado na referida cidade.
Sendo assim, o foro competente para o julgamento da ação é o do lugar onde o reclamante prestou os serviços, conforme dispõe o art. 651 da CLT:
Art. 651 A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.
Conforme o exposto mencionado acima a competência para julgar as reclamações trabalhistas dever ser o local da prestação de serviços pelo Reclamante, consubstanciado no caso em tela a cidade de Belo Horizonte/MG como comprovam os cartões de pontos referentes a setembro, outubro e novembro de 2019, assim como o contrato de trabalho firmado em Uberlândia, com todas as cláusulas referentes ao local exato da prestação de trabalho.
Pelos fundamentos acima estipulados, a reclamação trabalhista deve ter sua análise de mérito avaliada pelo Juízo da Vara de Trabalho de Belo Horizonte, cuja declinação da competência se faz necessária e é o que a Excipiente requer.
3. PEDIDOS:
Diante de todo exposto, o Excipiente requer: 
a) O acolhimento da presente Exceção de Incompetência em Razão do Lugar, determinando a remessa dos autos para uma das Varas da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte/MG, pois é o foro territorialmente competente para conhecer e julgar a presente demanda.
b) Requer que o presente incidente processual, seja autuado em apartado, sendo ordenada a suspensão do processo 0010101-10.2021.5.03.0001, nos termos do art. 800 § 1o e que seja designada audiência de instrução para oitiva de testemunhas e tomada de depoimentos a fim de comprovar o quadro fático aqui apresentado nos termos do art. 800 § 3º. 
Art. 800 (…) § 3o Se entender necessária a produção de prova oral, o juízo designará audiência, garantindo o direito de o excipiente e de suas testemunhas serem ouvidos, por carta precatória, no juízo que este houver indicado como competente. 
Provará o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito. 
Nesses termos, pede deferimento.
Local, data 29 de janeiro de 2021				
ASSINATURA ADVOGADO
OAB Nº

Continue navegando