Buscar

port1_arq_usabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO 1 – CICLO 2
Disciplina: Arquitetura da Informação e Usabilidade
Tutora: Prof.ª M.ª Marcela Bassoli
	Nome
	Ana Cristina Enis
	RA
	8085368
PERGUNTA 1: Como foi feita a avaliação da qualidade da biblioteca do estudo?
Resposta: Foi feito uma pesquisa com alunos de graduação e pós graduação em forma de questionário, este questionário teve como base o modelo Servqual, para que assim houvesse uma coleta de dados mais completa e satisfatória, este método foi escolhido com o objetivo de conhecer melhor os serviços oferecidos na biblioteca, através do olhar dos usuários.
Este questionário foi desenvolvido em duas partes, na primeira foi abordado questões que identificaria o perfil dos usuários, onde levaria em consideração o curso de cada um, e o quanto os mesmos utilizavam os serviços oferecidos pela a biblioteca.
Na segunda parte foi questionado o que os usuários percebiam e esperavam do atendimento oferecido e se tinha algo a oferecer. Para ter uma boa percepção de toda esta coleta foi utilizado uma escala tipo Likert de quatro níveis, que neste caso é adequada para avaliar os níveis de qualidade que foi alcançada e que precisaria ser alcançada, o que era muito ou nem tão importante e o nível de satisfação.
PERGUNTA 2: Quais foram, em linhas gerais, os resultados obtidos na pesquisa?
Resposta: Em linhas gerais foi percebido que o perfil dos usuários da BENF são alunos que frequentam a biblioteca e que raramente usa o serviço de empréstimo domiciliar, já os alunos de enfermagem da UFF, utilizam com frequência esse serviço de empréstimo domiciliar pois realizam trabalhos que exige mais tempo para estudo.
Também foi constatado que o acervo é atualizado, que o espaço para estudo é adequado e supre suas necessidades e que quando solicitado a ajuda de funcionários eles se dispõe a solucionar os problemas. No geral os resultados mostraram que os serviços da biblioteca estão sendo bem realizados e que os usuários estão satisfeitos.
REFERÊNCIA
CÓQUERO, S. M. S. Avaliação da qualidade de serviços com foco no usuário: estudo de caso em uma biblioteca universitária. Biblionline, v. 10, n. 2, p. 123-137, 2014. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/16248. Acesso em: 19 mar. 2019.

Continue navegando