Buscar

aula 3 2

Prévia do material em texto

Teste de
Conhecimento
	 avalie sua aprendizagem
		
		
	CURRÍCULO: TEORIA E PRÁTICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL0374_A3_201908226234_V3
	
	
	
	
		Aluno: RHOVENA CARDOSO COELHO DE SOUZA
	Matr.: 201908226234
	Disc.: CURRÍC.TEOR.PRÁTICA 
	2021.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		"(..) o conhecimento que constitui o currículo está inextricavelmente, centralmente, vitalmente, envolvido naquilo que somos, naquilo que nos tornamos: na nossa identidade, na nossa subjetividade" (SILVA, 2010, p. 15). Com base nesta afirmação, destaque a afirmativa correta:
	
	
	
	Segundo as visões críticas de currículo, a submissão e a obediência, presentes na relação professor-aluno, são elementos fundamentais na organização do processo ensino-aprendizado.
	
	
	A cooperação e o individualismo são caraterísticas próprias dos atuais modelos de ensino que tem o neoliberalismo como pano de fundo.
	
	
	As desigualdades educacionais e o processo de exclusão cultural sofrido pelos/as alunos/as na escola denunciados nos anos de 1960, são explicados pelas teorias tradicionais de currículo.
	
	
	As teorias tradicionais, consideradas neutras, não tem participação na formação social e política dos/as alunos/as.
	
	
	O currículo, em uma visão crítica e pós-crítica, contribui na construção de um sujeito desconfiado e crítico em relação aos arranjos sociais existentes.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As pesquisas e produções teóricas sobre currículo são diversificadas e seu conceito polissêmico. Sobre as teorias do currículo, assinale a afirmativa correta:
	
	
	
	A noção de teoria envolve a tentativa de representar, descrever, explicar, dar detalhes do que é o objeto de estudo currículo, buscando uma compreensão teórica e seus efeitos na prática pedagógica.
	
	
	A Teoria Crítica rejeita a possibilidade de ação pedagógica transformadora, comprometida com a humanização, libertação e conscientização das relações de poder na escola de forma reflexiva e crítica.
	
	
	Garantir seu compromisso apenas com a reprodução da ideologia dominante é um dos objetivos da Teoria Crítica.
	
	
	As Teorias Pós-Críticas ocupam-se de procedimentos e métodos para mensurar, medir e dar resultados.
	
	
	A Teoria Tradicional não defende a neutralidade na seleção dos conteúdos nem sua atenção está voltada para as questões técnicas de como elaborar o currículo, considera as relações de poder decorrentes desta organização.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Os estudos dos sociólogos franceses  Bourdie e Passeron (1970) foram publicados no livro intitulado "A reprodução". A visão dos autores  contribuíram para que o papel da escola fosse problematizado e repensado. Analise as idéias expressas nas opões e identifique a única que DISCORDA das críticas feitas pelos autores:
	
	
	
	A Escola é a instituição que valoriza a diversidade cultural.
	
	
	O capital cultural dos alunos da classe dominada é desconsiderado.
	
	
	A escola se pauta na cultura da classe dominante.
	
	
	O capital cultural da classe dominante é aceito sem questionamento.
	
	
	A escola reproduz violência simbólica no âmbito do currículo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para Silva (2004, p. 111), "o pós-modernismo não representa (...) uma teoria coerente, unificada, mas um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos, epistemológicos". Segundo Silva (2004), o pós-estruturalismo trata-se de uma "categoria bastante ambígua e indefinida, servindo para classificar um número sempre variável de autores e autoras, bem como uma série também variável de teorias e perspectivas". Ao se comparar os textos dos dois autores citados, constata-se que, no âmbito do currículo o pós-modernismo e o pós-estruturalismo colocam em "xeque", essencialmente, os pressupostos:
	
	
	
	sociológicos.
	
	
	multiculturalistas
	
	
	modernistas.
	
	
	antropológicos.
	
	
	interculturalistas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Historicamente, em meio a onda de discussões e na medida em que foram debatidas por diversos autores, inclusive virando referência fundamental nos cursos de licenciatura, algumas teorias sobre o currículo já podem ser consideradas clássicas. Tais teorias foram denominadas pelo professor brasileiro Tomaz Tadeu da Silva como:
I. Tradicionais;
II. Críticas;
III. Pós-Críticas;
IV. Instrumentais
Estão CORRETAS:
	
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e IV
	
	
	I, II e III
	
	
	I, II, III e IV
	
Explicação:
Tradicionais, críticase pós-Críticas´.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Ana trabalha em uma instituição sem fins lucrativos dedicada a desenvolver projetos de EJA, um dos quais buscava colaborar com o processo de aprendizagem de adolescentes em situação de defasagem idade/série. Para Ana, a situação dos adolescentes deve-se à sua herança cultural bem como à autonomia relativa das instituições educativas para realizar uma promoção ampla e efetiva do educando.
	
	
	
	PARSONS, pois demonstra compreender a sociedade como uma totalidade que rompe com suas instituições e que minimiza o social que elimina os mais pobres.
	
	
	DURKHEIM, pois está vinculada à noção de que há tantas espécies de educação quantos meios nela existem.
	
	
	BOURDIEU, pois está associada à relação entre o sistema de ensino e o sistema social que elimina os mais pobres e os que não dominam a linguagem da cultura escolar.
	
	
	MARX, pois faz alusão à necessidade de transformar a educação para mudar a sociedade.
	
	
	WEBER, pois busca entender as relações concretas dos acontecimentos sociais com a realidade social e contemporânea.
	
Explicação: Na perspectiva do Reprodutivismo, o fracasso escolar seria uma consequência da diferença entre o capital cultural dos alunos e o da escola. Segundo Bourdieu, a cultura da escola não consideraria os saberes do aluno e com isso acaba por favorecer a eliminação dos mesmos do sistema de ensino.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Nas teorias críticas curriculares, como nas análises de Henry Giroux, acredita-se que é possível desenvolver uma pedagogia e um currículo que seja crítico das crenças e dos arranjos sociais dominantes. Para esses teóricos, o currículo deve ser compreendido como
	
	
	
	espaço de emancipação e libertação.
	
	
	campo de formação para a vida adulta.
	
	
	forma de transmissão do conhecimento.
	
	
	oportunidade de aprendizagem compreensiva.
	
	
	instrumentalização para o mercado de trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As teorias curriculares pós-críticas emergiram a partir das décadas de 1970 e 1980, partindo dos princípios da fenomenologia, do pós-estruturalismo e dos ideais multiculturais. Assim como as teorias críticas, a perspectiva pós-crítica criticou duramente as teorias tradicionais, mas elevaram as suas condições para além da questão das classes sociais, indo direto ao foco principal: o sujeito. Sobre essa teoria, analise as afirmações abaixo: I - É preciso compreender também os estigmas étnicos e culturais, tais como a racialidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos próprios das diferenças entre as pessoas. II - É preciso estabelecer o combate à opressão de grupos semanticamente marginalizados e lutar por sua inclusão no meio social. III - A sua função da escola é a de se adaptar ao contexto específico dos estudantes para que o aluno compreenda nos costumes e práticas do outro uma relação de diversidade e respeito. Estão corretas:
	
	
	
	e) todas estão corretas
	
	
	d) Somente a I e a II
	
	
	b)somente a II
	
	
	c) somente a III
	
	
	a) somente a I
	
Explicação:
Todas estão corretas.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 23/10/2021 14:36:17.

Continue navegando