Buscar

Fisiologia - CARDIO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teste de Fisiologia-Bioquimica 2007.1
Sistema Cardiovascular
1) O enterócito maduro consiste em uma celula peculiar, sem organelas especializadas, com um metabolismo simplificado, baseado principalmente na utilização de glicose-6-P (G6P). Assim, caracterize resumidamente as funções das duas principais vias metabólicas do enterócito. Ainda, explique a relação direta da deficiência de uma dessas vias com a anemia hemolítica. (Bioquimica-2 pts).
Os eritrócitos participam da via das pentoses cujo produto mais importante é o NADPH, H+ que é usado côo antioxidante indireto. Possui uma fase oxidativa: onde a glicose 6P oxidada em 6-fosfogluconato (glicose – 2H) transforma o NADP em NADPH, H+ na presença da enzima glicose 6P desidrogenase (G6PD). A deficiência dessa enzima causa anemia hemolitica, pois a pessoa não vai ser capaz de reduzir a glutationa redutase em glutationa perozidase, que tem ação antioxidante e combater os radicais livres que lisam as hemácias. Na fase não-oxidativa produz a ribose.
2) O Plasminogênio e a Liproteína-a [Lp(a)] são proteínas plasmáticas com funções distintas, porém apresentam forte homologia em suas estruturas tridimensionais e sequências de aminoácidos. Baseando-se principalmente na função do plasminogênio e na atividade enzimática dos ativadores teciduais do plasminogênio, explique por que um indivíduo que apresente uma concentração elevada de Lp(a) sanguínea está mais propenso a acidentes cardiovasculares.(Bioquímica-2pts)
A lipoproteína (a) [Lp(a)] é uma classe distinta de liproteínas, estruturalmente relacionada com as lipoproteínas de baixa densidade (LDL), já que ambas as classes de liproteínas possuem uma mólécula de Apo B-100 por partícula e uma composição lipídica similar.Entretanto, diferentemente da LDL, a Lp(a) contém uma proteína, a Apo (a), que se liga à Apo B-100.
A Apo (a) é estruturalmente semelhante ao plasminogênio. Apesar de não possuir as mesmas características funcionais, compete com o plasminogênio nos seus sítios de ação, o que explicaria a sua capacidade de promover um estado pró-trombótico, ao impedir a formação da plasmina, a enzima responsável pela lise da fibrina(fibrinolise). 
Outro dado importante é que, pela ligação entre a Apo B-100 e a Apo (a), sua velocidade de remoção da circulação fica diminuída, aumentando conseqüentemente sua permanência na circulação, o que facilita sua migração para a região subendotelial.
3)Explique a importância do endotélio na função cardiovascular.(Fisio-2pts)
4)Cite e explique o mecanismo de regulação da pressão arterial. (Fisio-2pts)
5)Explique o processo de formação de uma placa aterosclerática, evidenciando as implicações iniciais do processo, as moléculas e células envolvidas , e as complicações subsequentes da placa. (Bioquimica-Fisio; 2 pts)

Continue navegando