Buscar

- PAPER -

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

G5 - PAPER - Sharon, Crislaine, Danielli e Jessica.doc novo.docx	
	
	
2
LINGUAGENS NA INFÂNCIA:
QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA
	Crislaine Pedrozo¹ 	Comment by Autor: Fonte deve ser 12 
Danielli de Oliveira¹ 
Jessica Rodrigues Saldanha¹ 
Sharon Jennice Morgenstern da Silva¹ 
Priscila de Souza² 
 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando falamos de Educação Infantil, precisamos evidenciar em nossas falas este universo fantástico que envolve o brincar, o educar e o cuidar e que esses são fatores muito importantes para que a criança se desenvolva, auxiliando em seu processo de crescimento, possibilitando explorar as diversas linguagens, sendo elas extremamente importantes para a infância. 
A linguagem musical se faz presente no desenvolvimento da criança, despertando, direcionando e até ajudando a expor suas emoções, que em alguns momentos não são compreendidas na rotina diária da criança. Além disso, a música na infância ajuda no desenvolvimento psicomotor, na linguagem oral, na linguagem corporal, na capacidade de concentração, no raciocínio matemático, estimulando várias áreas do cérebro que não são tão desenvolvidas em outras linguagens, como a oral e escrita, propiciando as milhares de riquezas e experiências que a música pode proporcionar. 
Ao utilizar música, entre outros meios artísticos, incentiva-se a cooperação e socialização assim auxiliando diversas dificuldades que estejam retardando o desenvolvimento infantil. Sendo assim a música na educação, complementa as demais linguagens, já que o aprendizado leva a criança a pensar e música a se movimentar. 
A criança deve ser estimulada a explorar o mundo, sendo a música norteadora de experimentar, na qual ela dança, se mexe, canta, pula, dá gargalhadas e esbraveja para manifestar seus sentimentos ao som que seus ouvidos captam, sentindo o “poder da música”
Existem diversas maneiras de se trabalhar com a música, como através das histórias, brincadeiras, rodas de conversas, entre outras diversidades lúdicas, basta o professor pesquisar e explorar. Seja você educador, pais ou cuidador, aquele que oportuniza a criança a ter uma infância alegre e curiosa, permitindo viver em um mundo de aventuras, descobertas e conquistas, apresentando a ele esse universo de sons, imenso, encantador e acolhedor.
 A musicalização é um excelente recurso didático devendo estar cada vez mais presente nas salas-de-aula sendo o professor um mediador nesse trabalho, enriquecendo suas atividades e tornando suas aulas mais lúdicas e atraentes segundo (Mello 2011,p.131) “ unir a música e o movimento utilizando a dança ou expressão corporal , contribui para transformar a escola num ambiente alegre e favorável ao desenvolvimento cognitivo e motor”. Sendo assim uma excelente ferramenta metodológica criando uma empatia entre aluno e professor, facilitando o ensino de diversos conteúdos .“Unir a música e o movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal, contribui para transformar a escola num ambiente alegre e favorável ao desenvolvimento cognitivo e motor”. (MELO, 2011, p.131
 Para (ZAMPRONHA , 2002 , P.120) 
 “Pontuar música na educação é defender a necessidade de sua prática em nossas escolas, é auxiliar o educando a concretizar sentimentos em formas expressivas é auxilia-lo a interpretar sua posição no mundo é possibilitar- lhe a compreensão de suas vivências, é conferir sentido e significado à sua nova condição de indivíduo e cidadão” sendo assim, ressalta a importância da música na vida escolar das crianças e 
nossas escolas, é auxiliar o educando a concretizar sentimentos em
formas expressivas; é auxiliá-lo a interpretar sua posição no mundo; é
possibilitar-lhe a compreensão de suas vivências, é conferir sentido e
significado à sua nova condição de indivíduo e cidadão. (ZAMPRONHA,
2002, p. 120)afirma-se
 que a vivência desses momentos na escola contribuirá para efetivação de um ensino integral que não visa apenas o aspecto cognitivo mas também social , emocional físico e estético. 
 Todas as atividades proporcionadas no ambiente escolar se tornam mais prazerosas de se fazer,, quando a música está envolvida nelas. Acaba realçando ainda mais o interesse, o comprometimento das crianças é maior, e não deixa de ser importante para o aprendizado. E por fim o resultado é sempre encantador. Não apenas para o educador mais também para os pais, por verem seus filhos felizes e dedicados aà escola (MELO, 2011). 
.
 A música pode tornar o ambiente escolar mais agradável e divertido, ajudando em muitos aspectos, do desenvolvimento das crianças, s. seSegundo Carvalho (1997, p. 34) “a musicalização desenvolve nas crianças os campos: físico, mental, cognitivo e emocional a música pode e expressar sentimentos.” 
 Trazer a música para o ambiente escolar as faz com que as crianças se sintam motivadas e felizes, . Weigel (1988, p. 17) afirma “que as atividades da musicalização, pode contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo linguístico e podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo linguístico e psicomotor da criança”, . cComo recurso didático pedagógico é uma ótima fonte de estímulos de eexpressão humana e de comunicação. 
 . Sendo a musicalização muito importante no processo de aprendizagem pois contribui para A música é um elemento de fundamental importância, pois movimenta mobiliza e por isso contribui para transformação da aprendizagem e desenvolvimento dos alunose desenvolvimento (GAINZA 1988, p. 26), portanto devemos sempre buscar novas maneiras e ritmos para incluir a musicalização no ambiente escolar
e sempre trazer novas brincadeiras para deixar o ambiente mais aconchegante e alegre pois não a nada melhor que aprender brincando. .
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	 
A música auxilia na aprendizagem de várias matérias. Ela é componente histórico de qualquer época, portanto oferece condições de estudo de identificação de questões, comportamentos, fatos e contextos de determinada fase da história. Os estudantes podem apreciar várias questões sociais, políticas, escutando canções, música clássica ou comédias musicais. O professor pode utilizar a música em vários segmentos do conhecimento, sempre de forma prazerosa, bem como na expressão e comunicação, linguagem lógico-matemática, conhecimento científico, saúde e outras. Os currículos de ensino devem incentivar a interdisciplinaridade e suas possibilidades. (CORREIA,2003,p. 84-85). Segundo Bigand a música se instala em nós sem percebermos tal efeito. Então, pessoas sem formação podem identificar acordes, melodias e temas da mesma forma que músicos profissionais. Nesse sentido, alguns estudos advindos da neurociência corroboram no sentido de identificar similitudes entre os caminhos neurobiológicos no processamento da linguagem e as percepções musicais. Dizem ainda, que atividades musicais estimulam a memorização, resolução de tarefas espaciais, capacidade de atenção, operação de categorização e raciocínio. Por fim, o autor diz que, sendo músico ou não, todos podem aprender a música, pois os circuitos neurais envolvidos nas atividades sonoras são delineados previamente à aprendizagem explícita da música. (2005, p. 64-69).
Realizamos o seguinte trabalho através de pesquisas em livros e sites . Procurando proporcionar um conteúdo bem elaborado e significativo para os leitores . Deixando claro que nosso maior objetivo neste trabalho é esclarecer a importância da música na educação infantil . Portanto, como acadêmicas e futuras professoras, ao elaborando esse trabalho afirmamos percebemos que a música favorece auxilia muito no desenvolvimento da criança ,desde o útero materno até a vida adulta . Abaixo há dois registros fotográficos , que representam o som e a música.Na busca por representar o “som e a música”, trazemos a compilação de dois registros fotográficos.
FONTE (própria): Compilação dos autores
a primeira imagem:20/06/2020. 2ª imagem: 02/08/2020. 
Descrição: a primeira imagem mostra como o som desperta curiosidade e interesse nas crianças, onde buscam aprender, conhecer, parar, ouvir, imitar…
A segunda imagem é uma representação da música : smash mouth-all star.
(PEDROZO ,2021)
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com base nos materiais pesquisados através de livros eletrônicos, sites, revistas e informações paralelas, passamos a compreender a importância de assuntos específicos na Educação Infantil, destacando a musicalização na infância. Portanto entende-se que a música expressa diferentes concepções e é definida como arte de combinar sons e formar , com eles, melodia e harmonia. Auxilia também, no processo da construção de conhecimentos, despertando e desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a afetividade a concentração. Podemos encontrar música em diversos momentos e em pequenos gestos, e não há a necessidade que ela aconteça somente na escola, e sim, podendo ampliar para momentos aleatórios, sendo eles em casa, brincadeiras, passeios, na hora das refeições, e outras diversas opções. E assim percebemos que a música tem grande influencia na infância. Ela faz parte da nossa cultura e do nosso dia a dia. Para tanto, percebemos que é de suma importância que escolas, famílias e demais personagens da vida da criança, possibilitem esse contato com a música, pelo fato de estarem no processo de desenvolvimento e aprendizagem, estimulando cada vez mais, permitindo que a criança explore o mundo a sua volta, descobrindo e redescobrindo sua musicalidade.
REFERÊNCIAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração . Rio de Janeiro, 2002. 
OLIVEIRA, Luciana Simões de. A importância da música na educação infantil. Monografias Brasil Escola, 2021. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-musicanaeducacao-infantil.htm. Acesso em: 15 de março de 2021. 
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica . São Paulo: Ed. Pearson, 2006. 
CARVALHO, Mônica Fontanari de. Pré-escola da música: musicalização infantil . Curitiba: Martins Fontes,1997 
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica : como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011. 
FRONCKOWIAK Ângela et al. O educador mediador no desenvolvimento das diferentes linguagens da criança . Brasília : Gerdau, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, 2011. Disponível em:https://trilhaaprendizagem.uniasselvi.com.br/PED101_pratica_interdisciplinar/materiais/linguag ens_unesco%20(1).pdf . Acesso em: 15 de março de 2021. 
GAINZA, Violeta Hemsyde. Estudos de psicopedagogia musical . 2. Ed. São Paulo: Summus, 1988 
MELO, Fabiana Carbonera Malinverni, Lúdico e musicalização na educação infantil . Indaial : Uniasselvi, 2011. 
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica . Indaial: Uniasselvi, 2013. PEDROZO,crislaine.Materiais e métodos.In:PEDROZO,Crislaine; OLIVEIRA, Danielli de; SALDANHA, Jessica Rodrigues; SILVA , Sharon Jennice Morgenstern da. Linguagens na infância : quem canta seus males espanta. Blumenau, 2021.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica . Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016. 
WEIGEL, Anna Maria Gonçalves. Brincando de Música: Experiências com Sons, Ritmos, Músicas e Movimentos na Pré – Escola. Porto Alegre: Kuarup, 1988. 
ZAMPRONHA, Maria. de LourdesL. Sekeff.. Da música, seus usos e recursos . São Paulo: UNESP, 2002. 	Comment by Autor: Esta com nome abreviado, porém, as demais referências não. Vocês precisam manter o mesmo padrão para todas. 
1 Nome dos acadêmicos: Crislaine Pedrozo, Danielle Oliveira, Jéssica Rodrigues Saldanha, Sharon Jennice Morgenstern da Silva 
2 Nome do Professor tutor externo: Priscila de Souza 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (PED 3823) – Prática do Módulo III – 15/06/2021

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando