Buscar

A Proposta de Hans Eysenck e os Cinco Grandes Fatores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 8: A proposta de Hans Eysenck e a Teoria dos Cinco Fatores
Vamos acompanhar mais um pouco a descrição da abordagem dos traços e conhecer mais alguns autores e pontos de vista acerca do tema.
A partir da década de 1960 até a de 1970, Hans Eysenck propõe o modelo de personalidade baseado no sistema nervoso. Acredita que muitas variações individuais podem ser resumidas em poucas dimensões de personalidade, chamadas extroversão-introversão e estabilidade-instabilidade. 
Em pesquisa realizada em muitos países – como a China, por exemplo –, os dados revelaram que as pessoas extrovertidas procuram mais estimulação, pois os seus níveis de excitação cerebral são baixos.
Outras pessoas, com mais estabilidade emocional, reagem mais calmamente às estimulações, pois seu sistema nervoso autônomo não é tão reativo. Eysenck, também, estudou como o temperamento biológico influencia nossa personalidade. As pessoas introvertidas são quietas e reservadas, enquanto as extrovertidas são ativas e sociáveis. Outros autores dividem o temperamento biológico em quatro tipos: atividade, emotividade, sociabilidade e impulsividade. 
Outro movimento atual na Teoria dos Traços é chamado “Os Cinco Grandes Fatores”. São eles: extroversão, amabilidade, conscienciosidade, neuroticismo e abertura. Esse movimento é considerado, hoje, a melhor aproximação teórica para os traços básicos de personalidade. Em uma avaliação da personalidade de alguém, então, nós devemos encontrar um perfil dos padrões de comportamento de uma pessoa. Atualmente, temos bons instrumentos psicológicos, ou testes, para avaliar personalidade, como os inventários de personalidade.
Para você compreender “Os Cinco Grandes Fatores”, leia o texto de mesmo nome, na Biblioteca da Disciplina , seção Material de Aula .
Consulte o seu professor de Técnicas de Exame Psicológico sobre os principais testes de personalidade usados hoje em dia. Ou, se preferir, pesquise o tema na internet.
OBS: Exercícios iguais ao da aula anterior!!!

Continue navegando