Buscar

Prova Online - DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: DIDÁTICA
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Qual a diferença entre as abordagens do professor na didática instrumental e na didática reflexiva? Assinale a alternativa correta.
c) Na didática instrumental, o professor é um executor, não tem possibilidades de reflexão. Já na didática reflexiva, o professor é o mediador no processo de ensino, objetivando a aprendizagem dos estudantes.
QUESTÃO 2
O professor X tem o seguinte fazer pedagógico: utiliza método expositivo, no qual explica a matéria e posteriormente o aluno deve demonstrar o que aprendeu sem questões reflexivas. Para ele, os estudantes devem sempre estar sentados um atrás do outro e a avaliação exclui os que não aprenderam o conteúdo. Para ele, o conhecimento é passado como verdade absoluta, sem reflexão.
Assinale a alternativa correta. Qual é a concepção que o professor X possui?
c) Concepção tradicional de educação.
QUESTÃO 3
Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
Um professor pautado em uma concepção democrática de avaliação da aprendizagem, buscará:
c) conhecer o projeto político pedagógico de sua escola para, com base nele e na heterogeneidade de sua turma, utilizar diferentes estratégias para ensinar e para avaliar.
QUESTÃO 4
Fundada por Paulo Freire, é correto afirmar que na tendência pedagógica progressista libertadora:
c) aprende-se por temas geradores que partem do interesse dos estudantes. O diálogo e a problematização são utilizados como método.
QUESTÃO 5
Assinale a alternativa correta, que completa o trecho a seguir.
Em um contexto em prol do direito à educação, garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela LDBEN n. 9394/1996, a luta pela democracia também perpassa as discussões e estudos sobre a didática na:
a) perspectiva emancipatória, o que contribui para que o professor se politize e reflita sobre a sua função na escola, buscando analisar as contradições existentes na sociedade que se refletem no cotidiano da instituição escolar.
QUESTÃO 6
O projeto político pedagógico (PPP) é o plano global da instituição, pois dele decorrem todas as ações que a escola efetiva. Trata-se de uma sistematização, embora não definitiva, das intenções da unidade educativa com base na leitura da realidade.
Considerando o PPP como o plano maior da escola e que é a partir dele que a escola encaminhará suas ações, analise as sentenças a seguir.
I - A equipe gestora precisa organizar instrumentos de pesquisa que possibilitem o levantamento de dados sobre o contexto sociocultural da comunidade educativa.
II - A equipe gestora necessita mobilizar a comunidade educativa a participar da elaboração do PPP da escola.
III - Após o levantamento de dados advindos do contexto sociocultural, a escola necessita tabulá-los e interpretá-los, objetivando uma melhor compreensão da realidade educativa.
IV - O coletivo escolar levantará pressupostos teóricos que embasarão todas as ações da escola. Esses pressupostos devem ir ao encontro do direito à aprendizagem.
V - As famílias ou responsáveis não precisam conhecer o PPP da escola, pois são leigos no assunto.
VI - Os envolvidos no processo educativo devem buscar a efetivação entre o que está descrito no documento e os encaminhamentos realizados no dia a dia da escola.
É verdadeiro o que se afirma em:
c) I, II, III, IV e VI, apenas.
QUESTÃO 7
Quais são as etapas de criação do projeto político pedagógico (PPP) de uma escola pública, alicerçado em uma concepção democrática?
Marque a alternativa correta que demonstra essas etapas.
b) Sensibilização da comunidade educativa, com análise do contexto educacional e da comunidade educativa; levantamento de referencial teórico; sistematização do PPP e concretização das propostas expressas pelo coletivo.
QUESTÃO 8
Marque a alternativa correta, que completa o sentido da frase.
Com ideias iluministas, o Marquês de Pombal, em 1759, expulsou os jesuítas do Brasil e realizou uma reforma na qual pretendia:
c) estabelecer uma educação laica e que objetivava formar um novo homem, que utilizasse a razão para resolver os problemas do cotidiano.
Parte inferior do formulário

Outros materiais