Buscar

Simulado 2 de Ética

Prévia do material em texto

Disc.: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL   
	Aluno(a): FRANCISCO NICACIO DO NASCIMENTO
	201708322205
	Acertos: 9,0 de 10,0
	25/10/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a opção correta:
		
	
	Em nenhuma hipótese estrangeiros podem exercer a advocacia no Brasil.
	
	A propositura de Ação Popular e de ação de Habeas Corpus não se incluem nas atividades privativas da advocacia.
	
	Ao advogado é assegurado o direito de exercício de sua profissão em todo o território nacional desde que observe o limite de até 15 diferentes causas anuais fora do território do Estado/Distrito Federal onde estiver registrado junto ao respectivo Conselho Seccional da OAB.
	
	As Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional não exercem atividade de advocacia, uma vez que se sujeitam tão-somente a seu próprio regime jurídico.
	 
	São nulos os atos privativos de advogado praticados por inscrito na OAB que desrespeitem os limites de impedimento legal.
	Respondido em 25/10/2021 15:09:05
	
	Explicação:
são nulos os atos praticados por pessoa não inscrita e por advogados impedidos no âmbito do impedimento - art. 4°, parágrafo único, EOAB
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O certificado de aprovação no Exame da OAB:
		
	
	É válido pelo prazo de 5 anos.
	
	Não poderá ser obtido em caso de impedimento ao exercício da advocacia.
	
	É um dos requisitos para inscrição de advogados e estagiários nos quadros da OAB.
	 
	É válido por tempo indeterminado.
	
	Não é expedido enquanto não for prestado o compromisso perante órgão da OAB.
	Respondido em 25/10/2021 14:47:27
	
	Explicação:
O fundamento encontra-se expressaamente no art. 13, § 1° do Prov. 144/2011, bem como pode ser confirmado no art. 11, § 2° do EOAB quando trata da hiótese de novo pedido de inscrição após cancelamento. Nesta hipótese verifica-se que não há exigência de o candidato realizar novo exame de ordem.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A renúncia aos poderes outorgados para fins de representação judicial deve obedecer aos requisitos do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil e demais instrumentos normativos que tratem do tema. Do ordenamento jurídico brasileiro consta a seguinte obrigação a ser observada em caso de renúncia:
		
	
	Publicação da renúncia pela imprensa local.
	 
	Omissão do motivo da renúncia no termo que será juntado aos autos.
	
	Renúncia por escrito ao direito sobre os honorários advocatícios.
	
	Registro da renúncia junto à Comissão de Ética e Disciplina da Seccional da OAB onde o advogado tem inscrição principal.
	
	Acompanhamento do processo pelo prazo de 30 dias ou até que outro patrono seja nomeado nos autos.
	Respondido em 25/10/2021 15:02:08
	
	Explicação:
O artigo 112 do NCPC trata da renúncia ao mandato pelo advogado, que somente o exonera das obrigações dele decorrentes após 10 dias da comunicação da renúncia ao juízo, acompanhada de prova de prévia comunicação ao mandante.
No caso de mandato outorgado solidariamente a mais de um advogado, pode qualquer deles declarar ao juízo sua renúncia ao mandato, independentemente de prévia comunicação ao cliente, caso em que fica imediatamente liberado de suas obrigações contratuais, porque a parte continuará com representação nos autos, não obstante a renúncia.
Em relação a NCPC a novidade está no § 2º, ao evidenciar que, havendo vários advogados, o renunciante não precisa comunicar o mandante, que continuará representado por outro, apesar da renúncia. É irrecusável que a regra alcance também a hipótese de o renunciante ser advogado substabelecido com reservas. O substabelecente, neste caso, continua a representar o mandante, a despeito da renúncia do substabelecido, dispensada também a comunicação referida no caput.¿. (Bueno, Cassio Scarpinella ¿ Novo Código de Processo Civil anotado/Cassio Scarpinella Bueno. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 120).
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa correta: O que significa habitualidade para OAB?
 
		
	
	Significa ter mais de 2 causas distintas por ano em território de outra Seccional da OAB
 
	 
	Significa ter mais de 5 causas distintas por ano em território de outra Seccional da OAB
 
	
	Significa ter mais de 3 causas distintas por ano em território de outra Seccional da OAB
 
	
	Significa ter mais de 12 causas distintas por ano em território de outra Seccional da OAB
	
	Significa ter mais de 4 causas distintas por ano em território de outra Seccional da OAB
 
	Respondido em 25/10/2021 14:56:48
	
	Explicação:
Significa ter mais de 5 causas distintas por ano em território de outra Seccional da OAB
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a opção correta quanto a publicidade na advocacia.
		
	
	É permitida a ampla divulgação de valores dos serviços advocatícios.
	
	É permitida a indicação de endereço do escritório em colunas de jornais e revistas escritas pelo advogado.
	 
	É permitido o anúncio em forma de placa de identificação do escritório apenas no local onde este esteja instalado.
	
	É permitida a divulgação de informações sobre as dimensões, qualidade ou estrutura do escritório de advocacia.
	
	O advogado em entrevista à imprensa pode mencionar seus clientes e demandas sob seu patrocínio.
	Respondido em 25/10/2021 14:58:31
	
	Explicação:
A publicidade da advocacia está regulada pelo CEd dwe 2015 e Prov. 94/2000.  O uso de placas é permitido apenas no local da sede do escritório ou sociedade. As regras prevstas estão elencadas nos art. 39 ao 47 do CED.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(XXI Exame Unificado/OAB/2016/adaptada) - Pedro é advogado empregado da sociedade empresária FJ. Em reclamação trabalhista proposta por Tiago em face da FJ, é designada audiência para data na qual os demais empregados da empresa estarão em outro Estado, participando de um congresso.
Assim, no dia da audiência designada, Pedro se apresenta como preposto da reclamada, na condição de empregado da empresa, e advogado com procuração para patrocinar a causa.
Nesse contexto,
		
	
	O caso narrado descreve a hipótese de lide termeráia.
	
	Pedro pode funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador, em qualquer hipótese, desde que essa circunstância seja previamente comunicada ao juízo e ao reclamante.
	
	Pedro pode funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador, em qualquer hipótese.
	 
	Pedro não pode funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente
	
	Pedro pode funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador, pois não há outro empregado disponível na data da audiência.
	Respondido em 25/10/2021 15:05:53
	
	Explicação:
O art. 23, do Código de Ética e Disciplina dos Advogados, impõe: ¿É defeso ao advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente.¿ Assim, por norma interna da advocacia brasileira, o advogado não pode atuar como patrono e preposto do empregador no mesmo processo.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Homero, advogado especializado em Direito Público, após longos anos, obtém sentença favorável contra a Fazenda Pública Estadual. Requer a execução especial e apresenta, após o decurso normal do processo, requerimento de expedição de precatório, estabelecendo a separação do principal, direcionado ao seu cliente, dos honorários de sucumbência e postulando o desconto no principal de vinte por cento a título de honorários contratuais, cujo contrato anexa aos autos. O pedido é deferido pelo Juiz, mas há recurso do Ministério Público, que não concorda com tal desconto. De acordo com as normas estatutárias aplicáveis, é correto afirmar que
		
	
	os honorários advocatícios, que gozam de autonomia,quer sucumbenciais, quer contratuais, devem ser cobrados em via própria diretamente ao cliente.
	 
	É possível o pagamento de honorários advocatícios contratuais no processo em que houve condenação, havendo precatório, desde que o contrato seja escrito.
	
	o advogado não poderá fazer compensação de honorários, em qualquer hipótese. Apenas poderá solicitá-los de seu cliente diretamente.
	
	seja o contrato escrito ou verbal, pode o advogado requerer o pagamento dos seus honorários contratuais mediante desconto no valor da condenação
	
	os honorários devidos no processo judicial se resumem aos sucumbenciais, vedado o desconto de quaisquer outros valores a esse título
	Respondido em 25/10/2021 15:11:02
	
	Explicação:
O Estatuto estabelece no art. 22, § 4° que o advogado poderá juntar o contrato escrito e solicitar a reserva do valor correspondente aos seus honorários diretamente no processo, sendo o mandado de pagamento em seu nome.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Alice, advogada regularmente inscrita na OAB, foi aprovada em concurso público de provas e títulos e posteriormente empossada no cargo de Fiscal de Receitas Aleatórias da Secretaria de Assuntos da Mulher do município X. Objetivando sanar dúvida acerca da possibilidade de continuar exercendo a advocacia, Alice peticionou ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED) solicitando esclarecimentos, pois pretendia manter a inscrição perante a OAB e, eventualmente, patrocinar algumas causas. Com base nos estudos sobre incompatibilidades e impedimentos, marque a opção correta:
		
	
	Caso seja verificada a incompatibilidade definitiva, Alice deverá renunciar aos poderes que lhe foram outorgados em causas em desfavor da Fazenda que a remunera.
	
	Alice deverá descrever detalhadamente a função exercida para que o TED possa avaliar se existe incompatibilidade ou impedimento já que a denominação da função nunca é suficiente para esse fim.
	 
	Se verificada incompatibilidade definitiva, Alice deverá comunicar a OAB para que proceda ao cancelamento da inscrição.
	
	A situação de incompatibilidade ou de impedimento iniciou-se no momento da homologação do resultado do concurso.
	
	Caso seja verificada situação de impedimento, Alice deverá requerer o licenciamento dos quadros da OAB.
	Respondido em 25/10/2021 15:14:17
	
	Explicação:
Previsto no art. 11 do Estatuto da Advocacia e da OAB, o cancelamento da inscrição do advogado pode ocorrer em cinco situações. O dispositivo legal traz um rol taxativo, no qual, o fato incidindo no disposto, dará causa ao cancelamento, in verbis: Art. 11. Cancela-se a inscrição do profissional que:I ¿ assim o requerer; II ¿ sofrer penalidade de exclusão; III ¿ falecer; IV ¿ passar a exercer, em caráter definitivo, atividade incompatível com a advocacia; V ¿ perder qualquer um dos requisitos necessários para inscrição.
Qualquer advogado tem a faculdade de manter-se ou não inscrito. Trata-se, na verdade, de regulamentação do dispositivo constitucional que garante a liberdade de associação, prevista no art. 5º, inciso XX da Constituição Federal de 1988 e, por isso, o profissional que requerer o cancelamento, por quaisquer motivos, sejam de cunho profissional ou pessoal, deverá ter seu requerimento deferido
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A possível exclusão do advogado dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, com o conseqüente cancelamento de sua inscrição principal, segundo o Estatuto, é aplicável nos casos de
		
	
	abandonar a causa sem justo motivo.
	
	prejudicar por culpa grave interesse do cliente.
	 
	tornar-se moralmente inidôneo para a advocacia.
	
	locupletar-se à custa do cliente.
	
	situação de embriaguez ou toxicomania habituais.
	Respondido em 25/10/2021 15:15:41
	
	Explicação: O art. 38, do EOAB no inciso XXVII observa a conduta que configura a infração ético disciplinas passível de exclusão dos quadros da advocacia: tornar-se moralmente inidôneo para o exercício da advocacia.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Sobre as eleições para escolha da Diretoria do Conselho Federal:
		
	
	O voto é exercido pelos Presidentes das subseções em sessão solene.
	 
	O voto é tomado por delegação e não pode ser exercido nas matérias de interesse da unidade que represente.
	 
	O voto é exercido por cada conselheiro federal individualmente, sendo vedado aos membros honorários vitalícios.
	
	O voto é exercido pelos Presidentes dos Conselhos Seccionais junto às delegações respectivas.
	
	O voto é exercido por cada membro honorários vitalício, sendo vedado aos Conselheiros eleitos que representem as Seccionais.
	Respondido em 25/10/2021 15:23:34
	
	Explicação:
O fundamento da questão está expresso no art. 68, § 3° do RGOAB, os conselheiros federais  que integram as delegações das Seccionais, votam individualmente para eleger a Diretoria do Conselho Federal da OAB.

Mais conteúdos dessa disciplina