Buscar

PORTFOLIO ANA PAULA SANTOS DE ARRUDA maio 2021

Prévia do material em texto

/////////////////
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
4
2 DESENVOLVIMENTO
5
2. 1 ANÁLISE MACROAMBIENTAL DO MERCADO PET ..………………………..5
 2.1.2 Comunicação Integrada de Marketing CIM………........…………………....6
 2.1.3 Estrategia Economica e Empresarial ….....................................................8
3 AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS INTERNOS, COMERCIAIS E ADMINISTRATIVOS ..…………………………………………………………………..7
3.1 Negociação e Gestão de Conflitos ……………………………… ……………. 10
4 INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E TENDENCIAS DIGITAIS …....……………………..11
5 RELATÓRIO FINAL …………………………………………………………………….13
6 CONCLUSÃO …………………………………………………………………………. 14
7 REFERÊNCIAS 
15
INTRODUÇÃO
A pandemia mundial obrigou-nos a modificação de hábitos, visando a contenção do virus, para tanto foram insituitas várias medidas de prevenção e isolamento, o que levou a população a modificar costumes de compras, levando o mercado a se reinvientar. 
Diante deste novo cenário, as empresas foram obrigadas também a se reinventar para atender a nova demanda e exigencias mercadologicas. 
Novas estratégias devem ser criadas para atender a demanda do mercado tanto para clientes já fidelizados quanto para novos clientes, visando dimunir perdas e reinventar a forma de gerar lucro. 
A empresa “Casa Pet Show” foi fundada em 2019 pelas sócias Marta e Magnolia, a loja fisica oferece serviços ppara animais doméstios cães e gatos, como: banho/tosa, hospedagem de animais, e diversos produtos como: coleiras, petiscos, rações, areia, medicamentos, caixas de transportes, arranhadores, antipulgas, tapetes, casinha, entre outros. 
Porém, diante do cenário atual as sócias se viram obrigadas a reestruturar a loja fisica e os meios virtuais já exitentes, para tanto contratram a GCOM Projetos Corporativos para ajudar as sócias nessa nova etapa e oferecer novos recursos para o crescimento da Casa Pet Show. 
Assim a GCOM Projetos Corparativos elaborará o seu projeto de consultoria seguindo as tres etapas abaixo:
1) Análise mercadológica e macroambiental do mercado Pet
2) Avaliação dos processos internos – comerciais e administrativos
3) Inovação, tecnologia e tendências digitais. 
2 DESENVOLVIMENTO 
2.1 Análise Mercadologica e Macroambiental do Mercado Pet
Matriz Boston Consulting Group BCG, oferce através dos dados obtidos nos seus estudos a como “melhorar seu portfólio e os cenários futuros de crecimento desses mercado, com base no seu market share (…) e o indice de crecimento esperado no mercado” (Micolli e Campos, 2016, pag 18). 
Para o presente estudo os produtos serão divididos em 4 (quatro) quadrantes, que 
	MATRIZ BCG
PARTICIPAÇÃO RELATIVA NO MERCADO 
	
	ALTA
	BAIXA 
	Banho e tosa 
	Caixas de transportes 
	Ração 
	Hospedagem de animais 
1) Estrela – banho e tosa
2) Vaca leiteira– ração 
3) Interrogaação – caixas de transportes 
4) Abacaxi – hospedagem de animais 
1 – ESTRELA - O produto considerado estrela é aquele que receberá mais investimento e proporcionará um melhor retorno, por ser um serviço pouco oferecido pela concorrencia se tornou o “carro chefe” da loja, elevando a procura. 
Para aumentar a procura, decidimos fidelizar os clientes com bonificação, ou seja, a cada 5 (cinco) banho e tosas realizadas no animal a 6 (sexta) será gratuita.
Modalidades da realização do servico de banho e tosa:
a) busca em domicilio e leva até a loja 
b) microonibus para realização do banho na casa do cliente
c) banho na casa do cliente
2 – VACA – é o produto que vende serm precisar de grandes investimento, porém é fundametal que tenha o produto na loja em grandes variedade de marcas, mas que não precisará de grandes esforços para que tenha saída. 
3 – INTERROGAÇÃO - é o produto em que o seu crescimento no mercado é alto, porém a particiação da loja ainda é baixa e não está atingindo as expectativas. Será necessário aumentar o investimento desse produto para que ele consiga se tornar um produto estrela. 
4 – ABACAXI – é aquele produto que não tem muita saída e nem procura, tendo uma baixa articipação nas vendas da loja. Porém, ainda vale a pena investir, mesmo que o investimento seja, pouco, visto que, poderá ser procurado e os clientes podem ter a possibilidade de conhecer a loja para outras compras. 
Assim, feito a distribuição dos quadradantes, verificamos que existe uma grande possibilidade de oferecer os produtos por delivery e também a realização dos serviços de banho e tosa a domícilio, o que facilita o serviço para o cliente dimunuindo aglomerações e saídas desnecessárias, evitando novos contágios do vírus. 
Desta forma conseguiremos alavancar os lucros da loja e melhoras os serviços e produtos oferecidos. 
2.1.2 Comunicação Integrada de Marketing CIM
Com o crescimento do uso de internet tornou-se essencial o uso da Comunicaçao Integrada de Marketing (CIM) que tem como objetivo integrar as estragégias de marketing da empresa para diversos segmentos, ofertando seus produtos e serviços em várias esferas comunicativas. 
Assim, segundo Kotler e Keller (2012, p. 534 apude Micolli e Campos, 2016 p 173) afirmam que a CIM é “um conceito de planejamento de comunicação de marketing que reconhece o valor agregado de um plano abrangente, capaz de avaliar os papéis estratégicos de uma série de disciplinas de comunicação”. 
Desta feita, entendemos que a integração de comunicação de marketing deverá abranger os diferentes meios de comunicação, tendo como objetivo visibilidade e conhecimento da marca, de forma a ser lembrada em vários setores e segmetos da sociedade. 
Os principais objetivos da CIM são: 
a) Fixar o produto na mente do consumidor;
b) oferecer informações e incentivos;
c) gerar atitudes favoráveis; 
d) assegurar a transmissão de uma mensagem única, coerente e incrível sobre a marca e/ou produto/serviço; 
e) criar uma imagem sustentável para esses elementos;
f) posicionar estrategicamente a marca. 
O importante e essencial da CIM é levar ao consumidor e potenciais consumidores uma mensagem básica, simples e clara acerca do serviço e/ou produto oferecido, para tanto temos vários meios de comunicação que poderão ser utilizados para isso, tais como: jornais, revistas, televisão, internet, dentre outros. 
As principais ferramentas de marketing são: marketing digital, propagandas televisivas, promoção de vendas, eventos, marketing direto. 
Os meios mais utlizados hoje, prinicplamente a pandemia e a necessidade de isolamento social, são a TV e a Internet. 
Diante da análise das estratégias e da necessidade de fazer o publico conhecer os produtos e os serviços oferecidos pela loja Casa Pet Show, decidimos investir em propragandas em alguns canais de internet como youtube, instagram e twitter, pois são canais bastante utilizados por várias faixas etárias, elevando a possibilidade de conhecimento e visibilidade da loja, o que possibilidatará o creescimento do consumo de nossos produtos e serviços. 
2.1.3 Estrategia Economica e Empresarial 
Iniciaremos a estrategia economica e emrpesarial através do cálculo da margem de contribuição, que é referente ao quando está disponível do preço de venda para o pagamento dos custos. 
É fundamental conhecer a margem de contribuição para que possamos encontrar o ponto de equilibrio e assim saber como está a saúde economico-financeira da empresa. 
Estamos numa pandemia e a necessidade de se conhecer a saúde economica da empresa é essencial para crescimento do negócio. 
Calcule e analise a margem de contribuição unitária (MC); Margem de Contribuição (%), ou seja, a Razão de Contribuição; o ponto de equilíbrio contábil (unidades) e a receita de equilíbrio para os dois produtos chave da empresa “Casa Pet Show”. 
	
	Produto 1 - banho e tosa (estrela) 
	Produto 2 - ração (vaca leiteira) 
	Preço 
	48
	40
	Custo váriavel 
	26
	12
	Custo fixo 
	25000
	25000
MC= PV–(CV+DV)
MC = Margem de contribuição unitária 
PV = Preço de Venda unitário
CV= Custo variável unitário ou Custo das Mercadorias Vendidas(CMV)
DV = Despesa variável unitária. 
	
	
	
	MCU
	MCU1= 48 – 26 = 22
	MCU2= 40-12 = 28
	MC(%)
	MC= 22/48 = 45,83%MC= 28/40 = 70%
	E
	2500/45,83% = 54549,42
	2500/70%=35714,28
	
	25000/22 = 1136,36un
	25000/28 = 892,85
	Receita Equilibrio 
	1136,36 x 48 = 54545,28
	892,85 * 40 = 35714
2.2 Avaliação dos Processos Internos – comerciais e Adminsitrativos
Para que seja possível analisar e ajudar as sócias da Casa Pet Show iremos abordar o que é o CRM e o cálculo do CHURN e como podm ser utilizados na gestão do negócio. 
O CRM é um ferramenta de estratégia que servirá para fidelizar clientes, ou seja, através dela poderemos identificar o que está fidelizando ou não os clientes e assim, trabalhar para evitar a dispesão destes clientes. 
Assim, o CRM é fundamental para que as emresaas entendem o perfil do seu cliente e classifique melhor seu perfil, para criar estratégias que retenham estes clientes.
O CRM permite que as empresas consigam compreender, segmentar e classificar melhor sua base de clientes, realizando promoções e vendas cruzadas com metas bem definidas e também é possível implantar sistemas de alerta de churn que comunicam quando existe risco de deserção (LOVELOCK; WIRTZ & HEMZO, 2011 apud CAVENAGHI & SILVA, 2019, p. 137). 
O CHURN é um cálculo que ser para medir quantos clientes se tem no final do mês dividido pelo numero de clientes que cnacelaram o serviço. 
Este cálculo serve para saber quantos clientes foram perdidos ao longo do mês. Ou seja, é a divisão da quantidade de clientes que cancelaram o serviço pela quantidade dos que aderiram ao serviço. 
Através do CRM e do CHURN é possível verificar e entender quais as causas e os efeitos que estão levando a empresa a perder clientes e, consequentemente, receita. 
Feito isto, será possível utilizar novas estratégias para fidelizar e angariar novos clientes. 
2.2.1 Negociação e Gestão de Conflitos 
Para atingir as metas na negociação de conflitos é fundamental ter um planejamento e acompanhamento das ferramentas que serão utilizadas para se relacionar com os clientes. Um bom relacionamento depende da capacidade de atender a demanda dos clientes gerando pouca ou nheuma insatisfação. 
Para entender e melhor tarbalhar a negociação e a gestão de conflitos, levaremos em consideração o seguinte: 
1) Qual é o público-alvo da Casa Pet Show?
O público-alvo são pessoas que possuem animais de estimação, mas precisamente cães e gatos. Tem-se tamém o público-alvo feminimino que gostam de “arrumar” seus animais de estimar e de comprar produtos diferentes. 
2) Qual a estratégia da mensagem (o que dizer) a ser aplicada pela Casa Pet Show? 
Iremos utilizar uma mensagem que mexe com o emocional dos Clientes. 
Animais de estimação são um show de alegria. Deixe-os feliz também, traga-os para a Casa Pet Show. 
3) Qual a estratégia criativa da mensagem (como dizer)?
A estragégia criativa é utilizar uma jogo de palavras que utilize emoção e verdade, fazendo dos animais de estimais os verdadeiros reis de seus donos. 
4) Qual é a fonte da mensagem (a quem dizer)? 
Dizer aos próprios donos e aos que almejam ter aniamais de estimação. 
Para colocar em prática temos: 
a)whatsapp 
b)instagram 
c) tik-tok
Ferramentas dinâmicas e que atingem diferentes publicos e faixas etárias, podendo am alguns casos, serem utilizadas para promoções, eventos, divulgação e premiações. 
Feito isto, serão definidas as metas, serão traçados os objetivos gerais e especificos para atingir as metas. 
3. Inovação, tecnologia e tendências digitais
Tivemos grandes revoluções, mas sem dúvida a revolução Tecnologica é uma das maiores invenões do mundo moderno. 
A Tecnologia é uma grande e necessária aliada para o crescimento de uma organização, a empresa que detém grande investimento tencologico e digitais hoje, consegue se sobressair e se destacar em tempos de crise. 
Assim, a Tecologia de Informação é uma grande aliada dos empresários e proporciona tantoo crescimento do negócio quanto a tomada de decisões que podem melhorar pontos negativos do negócio. 
A Tecnologia da Inofrmação proporciona à empresa realizar estudos sobre a necessidade de inovações do negócio, a establecer metas alinhadas a processos estrategicos, a conhecer o perfil do cliente, a ofercer o produto e/ou servico de forma diretiva e eficaz. Desta forma, a TI serve para dar suporte aos gestores na tomada de decisão, buscando acertividade. 
Ao compreendermos a divisão e aplicações das plataformas digitais é importante diferenciar os termos redes e mídias sociais, que apesar de parecer ter o mesmo significado são coisas diferentes. Ao falarmos de redes sociais tratamos do relacionamento de pessoas com um grupo de amigos. As redes sociais precedem a internet e até mesmo as ferramentas tecnológicas, são as comunidades, redes de relacionamento e tribos. Já ao falarmos de mídias sociais, referimonos às plataformas que possibilitam a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas às pessoas, sendo o consumidor ao mesmo tempo o produtor e consumidor de informações. Como exemplo de mídias sociais temos o YouTube, Flickr, Wikipédia, Twitter, blogs, sites colaborativos como o Delicious, Digg, sites de relacionamento como Facebook e MySpace. Em suma, as redes sociais fazem parte das mídias sociais, visto que produzem conteúdo que também é consumido e partilhado na internet (TORRES, 2009). (ARMELIN et al, 2016, p. 168-169)
Os sistemas de informações aliados à inovações tenclogicas e, também midias e redes sociais, têm ajudado a alavancar vendas e fidelizar clientes. 
Cabe ao empreendedor saber utilizar estas ferramentas e investir nessas plataformas, para tanto, é necessário investimento e estudo voltados para compreender quais as melhores midias e plataformas para cada segmento. 
Na empresa Casa Pet Show, serão investidos em plataformas como instagram, whatsapp, dentre outros. 
Porém, também se faz necessário o uso de sistemas empresariais para gerenciar os processos a serem utilizados pela empresa, para possibilitar a geração de relatórios que forneça informações sobre o perfil do consumidor, as necessidades destes, a fidelização, a fuga, e demais informações inerentes a estes processos que promovam o crescimento da saude economico-financeira da empresa. 
4 RELATÓRIO FINAL 
Este projeto foi elaborado visando criar estrategias para alavancar as vendas da Casa Pet Show, melhorando sua visão acerca do negócio, vendo os pontos fracos e fortes dos produtos e serviços oferecidos. 
Para se manter no mercado competitivo e mesmo assim obter lucro, se faz necessário um estudo minusioso sobre os produtos e servicos oferecidos, o perfil do cliente, os motivos que o levam a buscar a loja e os motivos que os levam a deixar de buscar a loja. 
Assim, este estudo visa amplicar a visão de mercado, mas também de inovar, de entrar no meio digital e se manter lembrado. 
É valido ressaltar que apesar de estarmos no ano de incertezas devido a pandemia do Covid-19, este fator levou o mercado a buscar inovação, e este proceesso de inovação e tecnologia fez com que muitos se consagrassem no mercado se fixando de forma muito mais abrangente do que apenas no meio físico. 
Deste forma, concluimos que as estratégias, quando bem utilizadas nos ajudam a entender o mercado e a ofercer o que o mercado solicita, possibilitando grande voos e grandes crescimentos, com retorno lucrativo. 
Portanto, o estudo estratégico é essencial para o crescimento de uma empresa no mercado atual. 
5 CONCLUSÃO 
A partir do trabalho elaborado, foi possível adquirir vários conhecimentos, tais como: estratégias, MC, Comunicação interna, CRM, CHURN, Inovação, dentre outros e através detes conhecimentos entender dentro de uma empresa é necessária a comunicação de todos os setores o alinhamento dos processos. 
Um dos pontos fortes do trabalho foi entender a necessidade da Matriz BCG que consite em estudar quais os produtos e serviços estão em alta e em e o quanto podem contibuir para o crescimento da empresa e se há necessidade de investimento ou não e, se vale a pena investir em tais produtos e/ou serviços. . 
Desta feita, o objetivo do trabalhoé proporcionar uma analise mercadologica e quais estratégias e inovações podem ser implantadas para que a empresa continue no mercado de forma competitiva em meio a um cenário duvidoso que o da pandemia do Covid-19. 
Portanto, o trabalho atinge seus objetivos à medida que consegue contribuir de forma significativa para nortear os gestores na tomada de decisão. 
REFERÊNCIAS
ARMELIN, Danylo Augusto; SILVA, Simone Cecília Pelegrini; COLUCCI, Claudio. Sistema de informação Gerencial. Londrina, Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 236.
COSTA, Julio Cesar da. Negociação e gestão de conflitos. São Paulo. Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2018. p. 208.
GARCIA, Regis; JÚNIOR, Leuter duarte Cardoso; PROENÇA, Fabio Rogerio. Estratégia econômica e empresarial Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2015.192 p.
MICCOLI, Rita Regiani Benito; CAMPOS, Maria Isabel de. Composto mercadologico. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 224 p.
SILVA, Mônica Maria; CAVENAGHI, Luisa maria Sarábia. Gestão de serviços e varejo. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. 168 p.
MERCADO PET NO BRASIL: O CASO DA “CASA PET SHOW” 
Trabalho do Curso Superior Tecnológico apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas norteadoras do semestre letivo: Composto Mercadológico; Estratégia Econômica e Empresarial; Gestão de Serviços e Varejo; Negociação e Gestão de Conflitos; Sistema de Informações Gerenciais
Orientadores: Dayane Freire Romagnolo; Magno Rogério Gomes; Mônica Maria Silva; Dalila Gimenes da Cruz; Eduardo de Faria Nogueira. 
. 
João Pessoa
Maio 2021
ANA PAULA SANTOS DE ARRUDA
João Pessoa 
Maio 2021
ANA PAULA SANTOS DE ARRUDA 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE GESTÃO COMERCIAL 
MERCADO PET NO BRASIL: O CASO DA “CASA PET SHOW”

Continue navegando