Buscar

Sociedade anônima- noções gerais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade anônima: noções gerais
1. O capital social é o valor que corresponde à contrapartida dos acionistas para a execução das atividades da sociedade. Poderá ser integralizado de diversas formas, sendo vedada pela legislação a integralização por meio de:
Serviços.
Nos termos do artigo 7º da Lei nº 6.404/76, o capital social das sociedades anônimas poderá ser integralizado por dinheiro ou bens que possam ser avaliados em dinheiro, como imóveis, móveis e créditos. Dessa forma, a legislação veda a integralização de capital social por meio de serviços.
2. O processo de constituição das sociedades anônimas abertas ou fechadas inclui etapas e procedimentos em comum. Assim, considere as afirmações abaixo:
I - A escritura pública é essencial para incorporar imóveis ao capital social da companhia;
II - Até que se conclua o processo de constituição, a denominação da sociedade deve conter a expressão "em organização";
III - O funcionamento da sociedade é autorizado apenas após o registro do estatuto social.
Estão corretas as alternativas:
Apenas II e III. 
No caso de incorporação de imóveis ao capital social, não se exige escritura pública para ambos os casos de constituição de sociedades anônimas. Por outro lado, é necessário que conste a expressão "em organização" na denominação da sociedade até que se conclua seu processo de constituição que, por sua vez, é finalizado com o registro do estatuto social, quando também o funcionamento da sociedade é autorizado.
3. A sociedade anônima poderá aumentar, reduzir ou manter seu capital social. A emissão de ações e quando um acionista exerce seu direito de retirada sem que a companhia possa reembolsá-lo são, respectivamente, hipóteses de:
Aumento e redução de capital social.
A emissão de ações é quando se verifica o ingresso de novos recursos no patrimõnio da companhia, por isso, é uma hipótese de aumento do capital social; já a ausência de condições da companhia em reembolsar o acionista exercente do direito de retirada obriga-a a reembolsá-lo às custas do capital social, reduzindo-o. Para manter o capital social, basta que a companhia mantenha a regularidade das suas atividades e seu funcionamento de acordo com as diretrizes legais.
4. Entre as responsabilidades dos administradores, previstas na Lei nº 6.404/76, está o dever de informar. Podemos afirmar que Ítalo, membro do Conselho de Adminsitração de uma sociedade anônima, cumpre com essa responsabilidade quando:
Compartilha com os investidores fato relevante sobre a companhia, que pode interferir no mercado de valores mobiliários.
A denúncia de prática criminosa e o comparecimento pontual às reuniões demonstram o atendimento ao dever de diligência de Ítalo em relação à companhia. Da mesma forma, ele cumpre o dever de sigilo quando não compartilha informações privilegiadas, e cumpre o dever de lealdade quando os interesses da companhia prevalecem sobre os seus. Por fim, o dever de informar é cumprido quando compartilha com os acionistas fato relevante que possa interferir no mercado de valores mobiliários
5. Assim como os administradores, os acionistas também são responsáveis em relação à companhia, nos termos das disposições da Lei nº6.404/76. Diz-se que o acionista é remisso quando:
Deixa de realizar a prestação correspondente às ações subscritas ou adquiridas.
Acionista remisso é aquele que não cumpre com suas obrigações de pagar o preço de emissão das ações as quais subscrever, sua principal obrigação. A ação dolosa ou culposa, a violação de lei, o exercício do direito de retirada e o cumprimento do dever de lealdade estão relacionadas ao acionista e ao adminsitrador, porém, não se referem ao conceito de remissão de acionista.

Continue navegando