Buscar

direito civil

Prévia do material em texto

Faculdade Alfredo Nasser
Karla Gabriella Rodrigues de Araújo
Trabalho de Direito Processual Civil I
Aparecida de Goiânia 
2019
Faculdade Alfredo Nasser
Trabalho de Direito Processual Civil I
																					
Trabalho, apresentada ao Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Alfredo Nasser como requisito para obtenção de nota de trabalho, da P2.
Professor: Jonathan 
Aparecida de Goiânia 
2019
Introdução 
Este trabalho, tem por objetivo apresentar as classificações dos atos processuais, quanto a sua forma, tempo e lugar, diferenciar os prazos processuais, explicar como se dá sua contagem segundo o novo código de processo cível, além de diferenciar a intimação e citação, explicar sobre a intervenção de terceiros, nas seguintes modalidades: assistência, denuncia a lide por fim o chamamento ao processo. 
A Atos processuais, são as manifestações de vontade humana, que tem por objetivo produzir algum efeito dentro do processo. Nesse sentido ele possui algumas classificações, sendo elas quanto ao modo, quanto ao lugar e quanto ao tempo.
Prazos processuais:
Os atos processuais possuem prazos, tendo em vista que o processo não pode se eternizar desse modo os atos processuais, precisam ser praticados dentro de um prazo ou seja em espaço de tempo, para evitar que o processo não dure para sempre. Nesse sentido prazo e a quantidade de tempo que vai mediar um ato processual de um outro, existem uma divisão de prazos que pode ser próprio e prazos impróprios, dilatórios e peremptórios. 
Como já citado, prazo e a quantidade de tempo que existe entre a pratica de dois atos processuais, nesse sentido os prazos possuem regras em sua contagem. No processo civil, ele possui algumas regras, que veremos agora:
Regra N°1- No processo civil, se conta o prazo excluindo o dia do começo, e incluindo o dia do término. 
Regra N°2- Prazo só se conta em dia útil, portanto o NCPC, considera sábado e domingo como feriados, não há contagem de prazo.
Caso, o começo ou fim do prazo se dê em um feriado, em regra se adia o começo ou fim do prazo para o próximo dia útil subsequente. E em dias que o expediente forense for meio período, também se joga para o próximo dia útil subsequente. Litisconsorte com procuradores distintos de escritório distinto em processo físico terá prazo em dobro, o Ministério Público a Advocacia Pública terá prazo em dobro.
Da comunicação dos atos processuais 
Previsto no artigo 238 ao 269 a citação e o ato de comunicação no sentido de chamar convocar para o processo o réu, executado ou o interessado nos termos da lei, tem a finalidade de chamara a parte contraria de uma determinada relação processual, para que essa parte integre a relação processual. Já a Intimação e o ato de comunicação que diz a respeito a uma comunicação que será feita a alguém no tocante aos autos e termos do processo.
Modalidades da citação:
Intervenção de Terceiros: E a oportunidade concedida legalmente a uma pessoa que não participa de uma relação jurídica para nela atuar ou ser convocada.
 
 Conclusão 
Pode se concluir, que os atos processuais, são formas de manifestação humana que pode produzir efeitos no processo, quanto a sua forma ele tem a liberdade de forma, em algumas exceções a lei a determina, quanto ao lugar em regra será na sede do juízo, contudo possui exceções, já quanto ao tem em regra será contado em dias uteis das 06:00 horas as 20:00 horas em caso de processo físico, contuso para processo digital será 24 horas do último dia do prazo.
 Os atos possuem prazos da qual não podem perder, possui distinções próprios em regra são das partes, caso perca o prazo a pessoa perde o direito de recorrer, impróprios caso perca o tempo não há punição, como nos casos dos magistrados caso perca o prazo de apresentar sua decisão.
Citação e o ato de convocar ao processo, ela possui algumas modalidades já a intimação e a comunicação no decorrer do processo. A intervenção de terceiros e a oportunidade concedida legalmente a um terceiro para que participe na relação jurídica.
Quanto ao lugar 
Juízo, e igual ao juiz e seus auxliares.
Possui algumas exceções: Atos processuais praticados atrasves de carta, entre outros 
O Ncpc, posssui inumeras exceções,ex : carta precatoria.
Em regra , os atos procssuais devem ser praticados na sede do juízo.
Quanto ao tempo.
Atos processuais so podem ser praticados em dias uteis.
Horario : da 06 da manhã as 20:00 horas, para processo fisico.
Exceção, podem ser praticados a qualquer hora :citações , intimações e penhoras.
Horario: para o processo digital o horario e em regra até as 24 horas do útimo dia do prazo.
Prazos próprios e improprios 
Prazo próprio e aquele se perdido ou desesrespeitado,gera uma punição.
Ex: O prazo para recorrer,se a pessoa não recorrer no prazo ela perde o direito de recorrer.
Prazos improprios, são aqueles que não existe punição, caso o prazo seja perdido ou desrspeitado.
Ex: O juiz e seus auxiliares 
Prazos dilatorios e peremptorios
Ex:O prazo para falar nos autos do processo.
Prazos peremptorios , e aqule que não comporta modificação pois a lei assim determina.
Ex:
Prazos dilatorios, são aqueles que permitem a ampliação do prazo pelo juiz a pedido das partes.
Preclusão, se consiste na perda da possibilidade da se praticar um ato processual.
Ela pode se lógica,e a prática contaria ao que se deseja realizar no processo
Consumativa,e aquela que impede a possibilidade de praticar ato processual já consumado.
Temporal,impossibilidade de pratica do atoprocessual pelo termino do tempo.
Citação regular,e um ato de integração do demandnate ao processo
Citação Irregular, gera ainvalidade no processo
Desnecessidade, pode ser indeferimento da petição ou improcedencia do pedido
Compareciemto esponâneo, e a eventual irregularidade da citação formal.
Denunciação a lide,serve para garantir o direito de regresso dentro de um mesmo processo,pode ser utilizada tanto pelo altor quanto pelo réu de um processo.Ela pode ser realizda em 03 cituações, nos casos de eviquição,previsão legal, e por fim quando o direito de regresso e previsto em virtude de um contrato.
Chamamento ao processo,e uma possibilidade que o réu tem, onde ele chama os co- obrigados para participarem do polo passivo da demanda. Onde o réu trás aos autos os de mais co- obrigados pela divida, para que todos recebam uma condenação na mesma sentença.
Assitência, ocorre quando o terceiro ingressa no processo para auxiliar um dos demandantes, pois ele tem interesse juridico na vitoria de um deles, pode ocorrer a qualque momento ou grau de jurisdição, ela pode ser simples ou litisconsorcial, simples quando o assistente mantiver relação juridica com o assistido, el pode alegar e produzir provas. Já litisconsorcial,e quando o terceiro alega a existencia de um intersse juridico imediato na causa e hipotese de litisconsorte, unitario,facultativo ou ulterior,trata se de uma intervenção espontânea.
Quanto a forma
Possui principio da liberdade das formas.
Os atos processuais, possuem forma livre,não seguem uma forma pre estabelecida na lei.
Exceção: principio da instrumentalidade das formas.
Excepcionalmente, a lei estabelece pode exigi uma forma prescrita para o ato processual.

Continue navegando