Buscar

Avaliação de pesquisa 02 - Currículo Estruturado - Eder Bento Rodrigues

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Currículo Estruturado
Aluno (a):  Eder Bento Rodrigues
Data: 16 / 09 / 2021
Atividade de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 02 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1 - Explicite algumas questões educativas que você considera importantes na elaboração do projeto pedagógico.
Alguns aspectos básicos devem estar presentes na elaboração do projeto pedagógico de qualquer escola. Antes de mais nada, é preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções - um pano de fundo para o desenvolvimento da proposta. Na prática, a comunidade escolar deve começar respondendo à seguinte questão: por que e para que existe esse espaço educativo? Uma vez que isso esteja claro para todos, é preciso olhar para os outros três braços do projeto. São eles:
- A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.
- A formação dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas.
- A gestão administrativa - Que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer"
Assim, é importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que se deseja instituir na escola, ao currículo e à organização, relacionando o que se propõe na teoria com a forma de fazê-lo na prática - sem esquecer, é claro, de prever os prazos para tal. Além disso, um mecanismo de avaliação de processos tem de ser criado, revendo as estratégias estabelecidas para uma eventual reelaboração de metas e ideais.
Indo além, o projeto tem como desafio transformar o papel da escola na comunidade. Em vez de só atender às demandas da população - sejam elas atitudinais ou conteudistas - e aos preceitos e às metas de aprendizagem colocados pelo governo, ela passa a sugerir aos alunos uma maneira de "ler" o mundo.
2 - Que relação se pode estabelecer com os Parâmetros Curriculares Nacionais?
Os PCN apresentam uma estrutura organizacional a partir de objetivos gerais para o ensino fundamental, que tem como referência principal a definição das áreas e temas. Esses objetivos destacam capacidades que se relacionam às diferentes dimensões da formação humana integral, e envolvem aspectos cognitivos, afetivos, físicos, éticos e estéticos, tendo em vista a atuação e inserção, de forma expressa formação básica necessária para o exercício da cidadania e nortear a seleção de conteúdos (BRASIL, 1997).
3 - Qual a relação da prática docente e o projeto político-pedagógico?
Planejamento Docente tem a função de organizar a prática pedagógica da escola. ... Em vista disso, a relação entre o Projeto Político Pedagógico e o Planejamento Docente decorre da efetiva participação na tomada de decisões, na construção, elaboração, execução e na avaliação do Projeto Político-Pedagógico.
4 - O que você entendeu sobre: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e polidisciplinaridade.
Multidisciplinaridade - mais de uma disciplina; aparentemente, não tem relação uma com a outra; cada disciplina permanece com sua metodologia própria; não há um resultado integrado. Segundo Piaget, é quando a solução de um problema requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas evocadas sejam alteadas ou enriquecidas. 
Plurisciplinaridade - Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; cooperação, mas sem coordenação; há troca entre elas, a inda que não seja organizada; propõe estudar o mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade ainda é “multidisciplinar”.
Interdisciplinaridade - Intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integrar os resultados; permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas. 
Transdisciplinaridade - Etapa superior a in ter disciplinaridade; não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total; interação global das várias ciências; inovador; não é possível separar as matérias.
5 - Em sua opinião, quais os aspectos fundamentais que o professor deveria desenvolver para tornar- se um verdadeiro profissional da educação?
Conhecer as práticas didáticas e diversidades do processo ensino-aprendizagem, aplicar seus conhecimentos e a plure diversidade para além dos muros da escola.
6 - O que significa ser professor?
Um professor precisa ser ousado, persistente e esperançoso. É ele quem está grande parte do tempo presente na vida de seu aluno. Sua missão é ensinar, escutar, orientar, motivar, desafiar, descobrir potencialidades e desenvolver as habilidades de cada pessoa com quem compartilha seus ensinamentos
7 - Qual é o seu ponto de vista acerca da inclusão escolar e propostas de trabalho entre escola e comunidade?
Longe de ser verdadeira a inclusão sem o devido preparo somente consta como segregação.
8 - Para você, o que é mais importante ao realizar adaptações curriculares? Quais são os saberes indispensáveis para o professor?
A formação configura-se como uma atividade humana inteligente, de caráter processual e dinâmico, que reclama ações complexas e não lineares. Nesse sentido, trata-se de um processo no qual o professor deve ser envolvido de modo ativo, precisando continuamente desenvolver atitudes de questionamento, reflexão, experimentação e interação que fomentam a mudança. Implica, pois, romper de forma radical com práticas formativas, cujos parâmetros fixos e predeterminados, derivados de processos estanques e conclusos, negamos professores como sujeitos produtores de conhecimento.
9 - Defina avaliação classificatória e avaliação diagnóstica.
De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa(classificatória).
10 - Qual é o seu ponto de vista sobre a parceria de pais, professores e alunos no processo inclusivo?
Fundamental para o desenvolvimento do sujeito em seu processo de ensino.
Atividade de Pesquisa 02: Currículo Estruturado

Continue navegando