Buscar

Prova discursiva até dia 27 09 OK


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova discursiva:
1- No cotidiano, em situações de descontração, optamos, muitas vezes, por uma linguagem mais espontânea e desenvolta. Este tipo de linguagem é empregada, geralmente, quando nos comunicamos com pessoas que fazem parte de nosso grupo de familiares e amigos, ou mesmo com pessoas de nosso convívio social em que a situação não exija formalidade. No trecho a seguir, retirado de uma reportagem de uma revista para adolescentes, a jornalista que escreveu não conhece o leitor, no entanto, sua linguagem sugere familiaridade. Por que ela teria empregado este tipo de linguagem?
14 itens de make baratinhos (e super bons) em que você pode investir!
Publicado por Gabriela Silva de Carvalho 07/05/2018
Porque também dá para montar a make com produtos baratinhos
Ficar na dúvida sobre o look quando se está prestes a sair é bem comum, né? E, em alguns casos, esse sentimento pode alcançar a hora da maquiagem também. Por isso, é bom ter aqueles produtinhos certeiros que podem salvá-la a qualquer momento. E a melhor parte é que dá para montar seu estojo de make com muita coisa acessível. Então, confira alguns itens de make baratinhos!
FONTE: <https://todateen.com.br/14-itens-de-make-baratinhos/>. Acesso em: 11 jun. 2018.
A autora tem como objetivo a intenção justamente de aproximar o leitor com seu texto. Mesmo que não chegue ao conhecimento dos adolescentes que lerão sua reportagem, a intenção principal é que os leitores sintam que ela pertence ao mesmo mundo deles e que vejam suas necessidades.
2- De acordo com Costa Val (2004), pronomes são comumente utilizados como recursos linguísticos importantes para a construção da cadeia de referentes textuais. Nesse sentido, costuma-se, por meio de um pronome, retomar um elemento citado no texto, a fim de evitar a repetição. Para estar de acordo com a norma padrão, o pronome precisa concordar em gênero e número com a palavra a qual faz referência. A seguir, temos um caso em que não há concordância entre pronome e a palavra a qual faz referência:
Tenho a maior gratidão a essa equipe médica, porque eles salvaram a vida do meu pai.
Explique a forma padrão para este enunciado e explique por que é possível compreendê-lo mesmo sem concordância entre o pronome e a palavra a qual faz referência.
FONTE: COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. In: CECCANTINI, J. L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã. Cadernos de formação: Língua Portuguesa, São Paulo, v. 1, p. 113-128. 2004,
No pronome pessoal eles, para estar de acordo com a norma padrão e necessario ser substituído por ela, já que retoma equipe médica, que é a expressão substantiva no feminino singular. Isso o enunciado é possível compreender porque entendemos que uma equipe é formada por diversas pessoas, entre onde pode ter tanto homens como mulheres.

Continue navegando