Buscar

Atividade Estruturada

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada:
As atividades propostas têm como objetivo central, propiciar o estímulo à auto-aprendizagem e a aproximação do discente com a prática profissional no espaço de intervenção profissional, mediada pela reflexão crítica sobre a inter-relação teoria e prática.
Nessa direção, as atividades foram organizadas com o objetivo de proporcionar ao discente a investigação e vivência dos aspectos da intervenção profissional visando construir conceitos, relações e inter-relações pertinentes à profissão do Psicólogo em atuação na área de Exame e Avaliação Psicológica, sob orientação do docente da disciplina.
Para melhor compreensão, os passos foram organizados tendo por base o esquema apresentado a seguir:
Para a AV1: Entrevistar um(a) psicólogo(a) que atue na área de psicometria, buscando obter as seguintes informações:
Há quanto tempo atua na área de psicometria, fazendo exames/avaliação psicológica?
Que cursos fez, além da graduação, que complementaram sua formação e habilidades para atuar na área?
Que instrumentos (testes e técnicas de avaliação) utiliza com freqüência? Por quê?
Dos testes que já aplicou, quais os 3 (três) preferidos? Por quê?
Como faz para adquirir os testes?
Que passos são dados para realizar uma avaliação psicológica, no seu dia-a-dia?
Você conta com alguma ajuda? De quem? E como é feito o processo?
Que cuidados são tomados antes, durante e depois de um processo de avaliação psicológica?
Para a AV2: Realizar uma visita técnica a uma organização que possua psicólogo(s) que atue(m) na área de psicometria, fazendo exames/avaliação psicológica, e entregar um relatório da visita, explicando o objetivo da instituição, que cargos/funções possui, departamentos que possui, que tipo de avaliação psicológica realiza, quem realiza, como e por que. Ao final, fazer uma análise crítica sobre os procedimentos adotados na área de exames/avaliação psicológica da organização/instituição, apontando possíveis erros e explicando o que deveria ser feito para corrigir e/ou melhorar tais procedimentos.
ANEXO A
 
Da: Professora da disciplina 
Assunto: Solicitação para Atividade Estruturada.
 
Prezado (a) Senhor (a),
Apresentamos o (a) aluno (a): ________________________________________, matrícula ______________, do período _______, Curso de Psicologia, da Faculdade Estácio de Sá de santa Catarina e solicitamos a colaboração de V.Sª. no sentido de recebê-lo (a) afim de realizar a prática do referido componente curricular:
1. O (a) aluno (a) mencionado (a) encontra-se devidamente matriculado (a) e com freqüência regular nesta Faculdade.
2. A carga horária da atividade estruturada / prática como componente curricular totaliza 22 horas.
3. O (a) aluno (a) acima referido (a) está cursando a disciplina de Técnicas de Exame Psicológico.
4. Certos da sua valiosa colaboração, aproveitamos para manifestar nossos agradecimentos.
 
Cordialmente, 
 
 _________________________________  
Professora de disciplina 
ANEXO B
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Nome Sr (a).: ________________________________________
O (A) senhor (a) foi plenamente esclarecido (a) de que será submetido (a) a uma entrevista sobre a sua prática profissional e ou militante, que esta pesquisa faz parte de uma atividade acadêmica estruturada da disciplina de Técnicas de Exame Psicológico I, que não terá intuito financeiro, ou seja, o entrevistado não receberá qualquer quantia para a realização da mesma. Pelo fato de esta pesquisa ter única e exclusivamente interesse acadêmico, a mesma foi aceita espontaneamente pelo (a) senhor (a) que, no entanto, poderá desistir a qualquer momento da mesma, inclusive sem nenhum motivo, bastando para isso informar, da maneira que achar mais conveniente, a sua desistência. Os resultados porventura divulgados abordarão apenas os aspectos da pesquisa em questão, não tendo, portanto, caráter pessoal. O senhor poderá solicitar informações durante todas as fases desta pesquisa, inclusive após o término da mesma. Todos os participantes da pesquisa serão beneficiados, uma vez que os resultados obtidos possam propiciar uma maior compreensão a respeito do tema investigado.
São José, _____ de _____________________ de 2011.
Assinatura (de acordo): ______________________________________________
ANEXO C
Modelo de relatório final
Capa: é a cobertura externa que contém o nome da Instituição, nome do acadêmico, título, local e ano.
Folha de rosto: deve ser identificada com o nome do acadêmico, título, nota indicativa, local e ano.
1 INTRODUÇÃO: deve conter uma breve contextualização do trabalho, apresentando o objetivo da pesquisa e os procedimentos para alcançá-lo.
2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO: descrição e histórico da organização, seu público-alvo, corpo funcional, departamentos, resumo de atividades.
3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS: inicialmente faz-se a apresentação dos dados, sua descrição e análise. O acadêmico terá liberdade para subdividir o capítulo. Os dados obtidos por meio da entrevista e visita técnica devem ser relacionados com a teoria pesquisada, a fim de possibilitar a verificação dos pontos críticos, problemas ou descobertas. Os resultados podem ser comparados a outros projetos e situações ou analisados à luz de modelos teóricos sobre o tema. 
4 CONCLUSÃO: pode iniciar-se por uma pequena descrição do trabalho desenvolvido por meio dos objetivos traçados anteriormente, contemplando de que forma estes foram alcançados. Deve-se contemplar as facilidades e as dificuldades ou limitações encontradas para a realização do trabalho.
REFERÊNCIAS: materiais utilizados para a elaboração do trabalho, devidamente citados no estudo, incluindo livros, artigos científicos, dissertações e teses que forem utilizados, em ordem alfabética (NBR 6023/2002).

Continue navegando