Buscar

Selecionando testes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SELECIONANDO TESTES ADEQUADOS
Os Usuários de Testes Devem:
1. Primeiro, definir o propósito da testagem e a população a ser testada. Depois, selecionar um teste para esse propósito e essa população, baseados num cuidadoso exame das informações disponíveis.
2. Investigar fontes de informação potencialmente úteis, além dos resultados de teste, e corroborar as informações fornecidas pelos testes.
3. Ler os materiais fornecidos pelos criadores de testes e evitar usar testes sobre os quais existem apenas informações confusas ou incompletas.
4. Ficar a par de como e quando o teste foi desenvolvido e experimentado.
5. Ler avaliações independentes de um teste e de possíveis medidas alternativas. Procurar as evidências necessárias para confirmar as afirmações dos criadores do teste. 
6. Examinar um conjunto de amostra, testes divulgados ou amostras de questões, orientações, folhas de resposta, manuais e os relatórios de resultados antes de selecionar um teste.
7. Determinar se o conteúdo do teste e o(s) grupo(s) de controle e grupo(s) de comparação são adequados para os testandos.
8. Selecionar e utilizar apenas aqueles testes para os quais estejam disponíveis as habilidades para aplicar e interpretar corretamente os resultados.
(fonte: Code of Fair Testing Practices in Education, 1988;
 in Cronbach, Fundamentos da Testagem Psicológica, 1996)
Os usuários de testes devem selecionar testes adequados ao propósito para o qual estão sendo empregados, e que sejam apropriados para todas as populações-alvo em que serão aplicados.

Continue navegando