Buscar

Políticas Públicas em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Podemos compreender que as Diretizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil definem Educação Infantil como sendo a primeira etapa da Educação Básica, um direito humano e social de todas as crianças até cinco anos de idade. É uma etapa ofertada em creches e pré-escolas nos estabelecimentos educacionais públicos ou privados, não domésticos, no período diurno, em jornada integral ou parcial. Esses espaços, que se constituem como espaços institucionais não domésticos que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade, são regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino (DCNEI, 2009).
A partir dessas concepções, percebemos que a Educação Infantil é baseada em alguns pilares que fundamentam essa prática. Quais são eles?
a ) Currículo, ensino, aprendizagem e criança.
b ) Educação Infantil, creches, pré-escolas e crianças.
c ) A aprendizagem, a saúde, o bem-estar e a avaliação.
d ) A criança, o cuidar, o educar e a aprendizagem
e ) Creches, pré-escolas, crianças e sistema de ensino.
Questão 2
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e tem por objetivo avaliar o Ensino Superior em todos os aspectos que giram em torno dos eixos norteadores. Quais são esses eixos norteadores do processo avaliativo?
a ) Ensino, docente e discente.
b ) Ensino, pesquisa e extensão.
c ) Pesquisa, caráter pedagógico e autorização do curso.
d ) Reconhecimento do curso, ensino e área pedagógica
e ) Docente, área pedagógica e administrativo.
Questão 3
Com a chegada dos portugueses ao Brasil, desencadearam-se todos os esforços portugueses visando ao interesse pelo Brasil. Que estratégia foi utilizada para que os portugueses conseguissem seus objetivos?
a ) A produção em latifúndio, com especialização em vários produtos agrícolas (monocultura), e o emprego de mão de obra escrava eram as características desse modelo de metrópole.
b ) Por meio da colonização de exploração, na qual prevaleciam os interesses mercantis, ou seja, a terra conquistada era utilizada somente para gerar lucros à metrópole
c ) Os colonizadores extraíam toda a matéria-prima possível da metrópole e obrigavam-na a importar seus produtos manufaturados.
d ) Colônias de índios e negros foram organizadas com as finalidades de suprir a falta de matérias-primas e de enviá-los à metrópole.
e ) Em Portugal, a economia obedecia ao que se costumou denominar de Pacto Colonial, que subordinava integralmente à colônia toda transação comercial (exportação e importação) do Brasil.
Questão 4
(ENADE-2011) O projeto pedagógico deve contemplar a realidade que o aluno vive ou vai viver: as mudanças e exigências tecnológicas, os valores e práticas, a necessidade de construir um mundo solidário e humano em que todos tenham lugar, sem exclusões e preconceitos. Para projeto de tal envergadura, é necessária a parceria de universidades, de entidades de classes, empresários, gestores educacionais e escolares, professores, técnicos e, também, da cúpula dos órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino. Todos têm saberes, experiências e expectativas que não aparecem em questionários e enquetes. É necessário, sobretudo, deixar o aluno falar, manifestar suas angústias, desejos, anseios, o que pode contribuir para a elaboração de um projeto pedagógico situado e contextualizado.
(SANTOS, C. R. A gestão educacional e escolar para a modernidade. São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 61.)
Considerando o texto acima, é correto afirmar que a elaboração de um Projeto Pedagógico (PP)
a ) parte da Gestão Escolar, que procura envolver professores, estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade escolar para a solução de problemas específicos levantados.
b ) tem como objetivo principal reafirmar valores éticos e morais e propor ações em busca da consolidação desses valores na sociedade.
c ) necessita da participação da universidade e de órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino para mediação dos conflitos existentes entre escola e comunidade escolar.
d ) deve envolver toda a comunidade escolar, tendo como referência a realidade em busca de aperfeiçoamento e de mudança necessários a uma educação de melhor qualidade.
e ) deve partir das angústias, desejos e anseios dos estudantes a serem incluídos no contexto escolar.
Questão 5
(ENADE-2011) Um dos objetivos da gestão democrática participativa é a articulação entre as políticas educacionais atuais e as demandas socioculturais. Considerando essa finalidade, avalie quais das ações educacionais abaixo se relacionam a essa concepção.
I. Compartilhar valores em prol da própria escola, reconhecendo a impossibilidade de se incluir ideais de justiça, solidariedade e ética humana, que transcendem os limites do processo educativo.
II. Utilizar os índices educacionais da escola como subsídios de gestão para aprimorar o processo ensino-aprendizagem.
III. Elaborar coletivamente o projeto político-pedagógico que reflita a filosofia da escola e apresente as bases teórico-metodológicas da prática pedagógica.
IV. Planejar ações descentralizando poderes, para realizar uma gestão focada nos diferentes aspectos da aprendizagem e nas questões macroestruturais da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em
a ) III e IV.
b ) I e IV.
c ) I, II e III.
d ) II, III e IV.
e ) I e II.
Questão 6
Para se estabelecer uma educação de qualidade, é imprescindível a existência de profissionais motivados e valorizados. As metas 15, 16, 17 e 18 abordam a questão dos profissionais da educação. Mas qual é a importância da valorização e da formação universitária para os professores brasileiros?
a ) A formação em nível superior e de magistério é relevante porque somente por meio da educação, da capacitação, do treinamento tecnológico é possível realizar mudanças pedagógicas e ter avanços educacionais e financeiros.
b ) Valorizar os profissionais da educação nas redes sociais e da educação de forma a equiparar seu rendimento médio aos demais profissionais administrativos com escolaridade equivalente, até o final do quinto ano de vigência deste PNE.
c ) Os profissionais do magistério das redes públicas e privadas de educação básica e superior de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais até o final do quarto ano de vigência deste PNE.
d ) A formação em nível superior é relevante porque somente por meio da educação e da capacitação tecnológica, do treinamento metodológico e didático é possível realizar mudanças pedagógicas e avanços financeiros.
e ) A formação em nível superior é relevante porque somente por meio da educação e da capacitação é possível realizar mudanças e avanços educacionais.
Questão 7
O Plano Nacional da Educação (PNE) traça objetivos, diretrizes e metas para o ensino no Brasil em todos os níveis (infantil, básico e superior) para serem cumpridos até 2024. As metas do PNE também não representam uma novidade para a educação brasileira, pois correspondem às definições já previstas na Constituição Federal brasileira de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/90). O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) deverá fazer um estudo, a cada dois anos, para verificar a efetivação das metas. Quantas são as metas do Plano Nacional da Educação?
a ) 10 metas.
b ) 20 metas.
c ) 25 metas.
d ) 50 metas.
e ) 15 metas.
Questão 8
Dispõe o artigo 1.º, parágrafo 1.º, da Constituição Federal de 1988, que estabelece o denominado princípio democrático: ?Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição?. Diante dessa afirmação, é correto afirmar que
a ) democracia é uma forma de governo em que o povo participa decisivamente da escolha de seus governantes (eleição).
b ) o governo por meio da ditadura, o povo elege seus representantes, a fim de que estes servem aos interesses da população.
c ) a democracia representativa é considerada o sistema adotado por vários países,mas não pelo Brasil, onde o regime praticado é o ditatorial.
d ) uma das características que persiste no sistema brasileiro é a conexão entre eleitor e o representante eleito desde o período eleitoral.
e ) exercer a democracia é, primeiramente, comparecer à urna eleitoral e, na sequência, buscar informações sobre o resultado dos candidatos no processo eleitoral.
Questão 9
Percebemos que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está assumindo, na atualidade, uma proporção relevante na vida do acadêmico e tem ampliado seu campo de atuação. Cada vez mais, os alunos se preocupam em se preparar melhor para ter uma boa nota no Enem e essa apreensão é gerada pelo fato de o Enem ter tomado maiores proporções. Frente a essas diretrizes questiona-se: qual a finalidade do Enem?
a ) Avaliar o desempenho da educação superior e a autoavaliação do estudante.
b ) Avaliar o desempenho da educação básica e a autoavaliação do estudante.
c ) Avaliar o desempenho do vestibular e a autoavaliação da educação básica.
d ) Avaliar o desempenho da educação brasileira e a autoavaliação do docente e do discente.
e ) Avaliar o desempenho da educação básica e a autoavaliação da instituição escolar.
Questão 10
(ENADE-2005) Está em discussão, na sociedade brasileira, a possibilidade de uma reforma política e eleitoral. Fala-se, entre outras propostas, em financiamento público de campanhas, fidelidade partidária, lista eleitoral fechada e voto distrital. Os dispositivos ligados à obrigatoriedade de os candidatos fazerem declaração pública de bens e prestarem contas dos gastos devem ser aperfeiçoados, os órgãos públicos de fiscalização e controle podem ser equipados e reforçados.
Com base no exposto, mudanças na legislação eleitoral poderão representar, como principal aspecto, um reforço da
a ) economia, porque incentivarão gastos das empresas públicas e privadas.
b ) moralidade, porque inviabilizarão candidaturas despreparadas intelectualmente.
c ) cidadania, porque permitirão a ampliação do número de cidadãos com direito ao voto.
d ) ética, porque facilitarão o combate à corrupção e o estímulo à transparência.
e ) política, porque garantirão a seleção de políticos experientes e idôneos.

Outros materiais