Buscar

TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO - ANDRESSA RODRIGUES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões 
1) Fale sobre os seguintes princípios das provas no processo do trabalho:
a) Persuasão racional do Juiz;
É aplicado subsidiariamente ao processo do trabalho por força do disposto no art. 769 da CLT, dispõe que o Juiz terá liberdade na apreciação da prova, atentando-se aos fatos e circunstâncias constantes dos autos
b) Imediatidade;
O princípio da imediatidade, de fato, está caracterizado pela ausência da inércia do empregador ao saber da possível falta cometida pelo empregado. ... Se o empregador abre sindicância ou inquérito interno para a apuração da falta, é a partir da sua conclusão que a penalidade deve ser aplicada.
2) Fale sobre a finalidade principal e secundária da prova;
Como fato principal, é imprescindível para a composição da causa de pedir, e, como fato secundário, importa para a demonstração do fato principal.
3) Fale sobre o ônus da prova no processo do trabalho;
Está descrito no art 818 da CLT.Ao reclamante cabe a prova dos fatos constitutivos de seu direito, enquanto que à reclamada incumbe a prova dos fatos impeditivos, extintivos ou modificativos do direito do autor.
Na hipótese de controvérsia sobre a existência ou não de vínculo de emprego, caso a reclamada negue sua existência e também negue qualquer tipo de prestação de serviços pelo reclamante, o ônus da prova é do autor, que deverá demonstrar o fato constitutivo de seu direito. Neste caso, à reclamada não se poderia imputar a prova de fato negativo (o não trabalho), pois este não há como ser provado.
4) Qual o número máximo de testemunhas que podem ser ouvidas no processo do trabalho?
Art. 821 da CLT: “Cada uma das partes não poderá indicar mais de 3 (três) testemunhas, salvo quando setratar de inquérito, caso em que esse número poderá ser elevado a 6 (seis)

Outros materiais

Outros materiais