Buscar

Prova%20cardiopulmonar%20ERIC%20FSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO 
GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA 
DISCIPLINA CLINICA CARDIOPULMONAR 
PROF ERIC DA SILVA
1) A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é evitável e tratável, apresentando evolução lenta que leva à obstrução ao fluxo de ar e envolve as vias respiratórias e/ou o parênquima pulmonar. Assinale a alternativa incorreta quanto às características da DPOC.
a) O substrato fisiopatológico da DPOC envolve bronquite crônica e enfisema pulmonar, os quais geralmente ocorrem de forma simultânea, com variáveis graus de comprometimento relativo num mesmo indivíduo.
b) A DPOC é uma doença progressiva caracterizada por três principais sintomas: tosse crônica, produção de expectoração e dispneia.
c) O fator de risco ambiental mais importante para a DPOC em todo o mundo é o tabagismo. Outros fatores de risco ambientais incluem a exposição prolongada e intensa a poeiras e produtos químicos ocupacionais, a poluição do ar interior e poluição do ar.
d) X Bronquite é um termo patológico que descreve uma distensão anormal dos espaços alveolares além dos bronquíolos terminais e a destruição das paredes dos alvéolos.
e) Há manifestações sistêmicas ou extrapulmonares da DPOC, como emaciação osteomuscular (osteoporose), síndrome metabólica e depressão.
Resposta letra D.
2) Os fatores de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) incluem exposições ambientais e fatores do hospedeiro. O fator de risco ambiental mais importante para a DPOC em todo o mundo é o tabagismo. Os fatores de risco do hospedeiro incluem a composição genética da pessoa. Um fator de risco genético bem documentado é a deficiência de alfa1-antitripsina. Descreva o papel da alfa1-antitripsona para a fisiologia pulmonar normal. 
Alfa 1-antitripsina é uma enzima produzida pelo fígado, que inibe a ação de outras enzimas chamadas proteases. As proteases quebram proteínas como parte da reparação do tecido normal. A alfa 1-antitripsina protege os pulmões dos efeitos prejudiciais das proteases.
3) São fatores de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC):
a) X deficiência genética de alfa1- antitripsina, tabagismo, poluição ambiental e desnutrição na infância
b) etilismo precoce, poluição ambiental na comunidade, emagrecimento e fibrose cística
c) tabagismo passivo, asma crônica, obesidade e falta de saneamento básico
d) obesidade central, tabagismo, exposição ambiental e hipertensão arterial
Resposta letra A 
4) O diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é clínico e deveria ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou à poluição ocupacional, que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração. Os critérios clínicos são suficientes para estabelecer o diagnóstico dessa doença, porém, se possível, recomenda-se a confirmação através do(a):
a) espirometria
b) hemograma
c) baciloscopia
d) raio X de tórax
e) TC de tórax 
Resposta letra A 
5) Descreva como é feito o diagnóstico da Asma? É principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria).
6) O paciente crítico pode evoluir com complicações graves durante a internação na unidade de terapia intensiva (UTI). Dentre as complicações a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) pode ocorrer sendo bastante grave e de difícil manejo. Assinale a alternativa correta em relação à SDRA.
a) A hipoxemia encontrada na SDRA é decorrente da baixa fração inspirada de oxigênio (FIO2);
b) A relação PaO2/FiO2 isolada é o suficiente para o diagnóstico da SDRA;
c) A hipoxemia encontrada na SDRA é resultado de uma boa aeração dos alvéolos e preservação da difusão do gás da membrana Alveolar para a capilar; 
d) Uma relação PaO2/FiO2 igual a 120 sugere SDRA Moderado; 
e) A radiografia encontrada na SDRA é caracterizada por infiltrados difusos unilaterais. 
Resposta letra B 
7) São características da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, EXCETO: 
a) infiltrado pulmonar bilateral.
b) relação PaO2/FiO2 < 300.
c) início agudo(até 7 dias).
d) disfunção do ventrículo esquerdo com sobrecarga de volume. 
Resposta letra D
 8 ) Comente sobre os mecanismos fisiopatologicos do Derrame Pleural e as diferenças clássicas entre o exsudato e transudato. 
Os derrames pleurais são acúmulos de líquido dentro do espaço pleural .Derrames pleurais costumam ser classificados como;
Os derrames transudativos são provocados por alguma combinação de aumento da pressão hidrostática e diminuição da pressão oncótica na circulação pulmonar ou sistêmica. A insuficiência cardíaca é a causa mais comum, seguida pela cirrose com ascite por hipoalbuminemia, geralmente em decorrência da síndrome nefrótica .
Os derrames exsudativos são provocados por processos locais, causando aumento da permeabilidade capilar e resultando em exsudação de líquido, proteína, células e outros constituintes séricos. As causas são diversas, mas as mais comuns são pneumonia , doença maligna, embolia pulmonar , infecções virais e tuberculose .

Outros materiais